Faça sua Pergunta

     Geralmente, tiro do meu cotidiano e de comentários que os leitores fazem os assuntos dos quais irei tratar no blog. Cada vez mais as pessoas fazem download dos textos explicativos que escrevo. Embora eu tenha iniciado o blog desta forma, com os textos, eles não eram muito lidos, a princípio. Com o tempo, senti novamente a necessidade de escrever uma teoria que pudesse efetivamente auxiliar a prática do professor e voltei a fazê-lo. Para minha surpresa, os textos são bem lidos. O desafio agora é descobrir assuntos que sejam de real interesse dos leitores.

          Para resolver isso, decidi criar um espaço no qual o leitor pode fazer sua pergunta referente à área de educação e eu irei respondê-la. Devo avisar que a resposta não será baseada nas teorias ‘teóricas’ que costumamos estudar, mas sim numa transformação da prática em teoria. Como todos os meus textos, irei recorrer à minha forma de ver o mundo – que você deve ter notado ser bastante detalhada e crítica.

          Não gostaria que esta parte de perguntas ficasse em meio a este blog, portanto criei um blog só para isso. Para fazer sua pergunta, acesse o endereço a seguir:

pergunteajanainaspolidorio.wordpress.com

Eu e os outros leitores agradecemos suas dúvidas.

21 Respostas para “Faça sua Pergunta

  1. Boa noite, Janaina.
    Adoro seu blog, suas atividades são maravilhosas.
    Gostaria de saber se você tem ou conhece algumas atividades, sobre a cultura indígena, para 2º e 3º ano.
    Obrigada.

    • Vanessa:
      Fico feliz que você goste do blog. Quanto às atividades de cultura indígena, não tenho nenhuma pronta, faz um tempo que não trabalho com o tema. Se eu pensar em algo, elaboro alguma coisa.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Mara Regina candido

    Janaína, suas atividades tem me ajudado muito.
    Voce está sendo uma benção.
    Parabéns pela sua competência. Deus continue te abençoando.
    felicidades

  3. Boa Tarde!
    Janaina meu filho tem 10 anos está no quinto ano e tem muita dificuldade em matematica, minha cunhada que também é professora me indicou seu blog.´
    Sua principal dificuldade são as divisões e multiplicações, pois ele não sabe tabuada. Gostaria que você me ensinasse a melhor forma para ensiná-lo, esta semana ele terá uma prova onde irá cair multiplos, divisão com dois algarismos na chave e mmc. Já o coloquei no kumon onde ele teve pouco progresso.
    Conto com sua ajuda…. Obrigada!

    • Marcia:
      Compreendo sua preocupação e acho isso ótimo, pois indica que você está interessada em não deixar que a dificuldade de seu filho se torne uma ‘bola de neve’. Não saber a tabuada é preocupante. Há muitos professores que se deixaram ‘enredar’ por teorias em andamento e mal interpretadas e deixaram de lado o trabalho de memorização. Concordo que seja importante compreender o processo da tabuada, mas posso garantir que é necessária sim sua memorização, não como nos moldes mais antigos, pois as crianças são muito diferentes.
      Não sei se consigo lhe ajudar, pois somente com um comentário é difícil mensurar o problema todo. Vou lhe dizer o que enxergo quando recebo meus alunos… talvez lhe auxilie de alguma forma…
      Faço diagnósticos e me dou um período de dois meses para melhor conhecê-los – nesta parte está fácil, pois você já sabe a dificuldade de seu filho e já o conhece. Em seguida, traço metas e missões para que eles cumpram, mas observo atentamente o modo como cada um aprende e não dou enfoque no modo como ensino, pois para mim é, de certa forma, irrelevante. Elaboro aulas de diversas formas para só então observar e perceber, principalmente em alunos com dificuldade, o que necessitam mais e como aprendem. Veja bem, saber como o aluno aprende é a chave para a aprendizagem dele, pois só sabendo pensar como ele posso ajudá-lo.
      Talvez seu filho não aprenda muito com o Kumon pois ele tem características muito diferentes do método de ensino. Se assim for, atividades repetitivas não darão certo.
      Qualquer que seja o tipo de aprendizagem do aluno, ainda trabalho com o raciocínio, pois se o aluno sabe pensar, saberá ‘se virar’ em diversas situações. Uso métodos totalmente diversos para alcançar a aprendizagem. Algumas vezes, pessoas observam e só compreendem o que estou fazendo quando vêem o resultado obtido. Há crianças nas quais trabalho um aspecto matemático para conseguir avanços em língua portuguesa, por exemplo. É um pouco complexo explicar.
      Bem, sugiro que observe seu filho em situações de aprendizagem matemática aplicando diversos exercícios, de tipos diferentes e veja em qual ele se sai melhor. Assim, poderá ter um ponto de partida para que ele compreenda melhor a matéria – que por sinal é maravilhosa depois que compreendemos melhor.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Seu blog é maravilhoso suas idéias sempre me ajudam estou facinada com o seu trabalho e inteligencia obrigado por ser esta grande contribuidora para aqueles que necessitam de majuda
    De sua fã e admiradora rosely.fernandes

  5. PARABÉNS !!!!
    ADORO SEU BLOG, USO MUITO SUAS ATIVIDADES COM MEUS ALUNOS NA SALA DE RECURSOS. TENHO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E OUTROS COM TDAH. GOSTARIA QUE ME AJUDASSE A DESENVOLVER AINDA MAIS O RACIOCÍCIO LÓGICO MATEMÁTICO DELES E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, GRÁFICOS E PROBLEMAS DE ESTRATÉGIA.
    MUITO OBRIGADA
    MARLENE CAMPOS

    • Marlene:
      Pelo jeito, você gosta de trabalhar com as mesmas coisas que eu. Acho que o desenvolvimento do raciocínio é primordial para a aprendizagem de qualquer outro conteúdo. Fique de olho no blog, que sempre publico atividades com os tópicos que você mencionou.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. Olá janaína. Sou de Santo andré, pertinho de sua cidade, mas moro há 7 anos no sul de minas, num distrito bem pequeno e tranquilo com uma única escola estadual. Leciono no fundamental, mas acabei de passar para a vice-direção. estou um tanto perdida com respeito a que fazer com a indisciplina dos alunos adolescentes. Descobri recentemente seu blog e me identifiquei muito. Gostaria de contribuir efetivamente para melhorar a relação aluno-professor. . Voce poderia me sugerir algum projeto ou estratégia? Um abraço, Janivalda .obrigada.

    • Janivalda:
      Certamente, se a indisciplina é problemática, seria interessante fazer algum projeto ou mesmo uma atividade fixa que trabalhe com valores. Não posso lhe dizer exatamente o que fazer, pois não conheço sua comunidade. Geralmente, alunos indisciplinados precisam participar de atividades de interesse comum para aprender sobre trabalho em equipe, a importância do esforço e motivação. Não sei se ajudei, mas acho que será de grande ajuda pensar em algum projeto coletivo que envolva atividades que eles gostem muito.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. OLÁ JANAINA, É UM PRAZER GRANDE CONTAR COM SUA AJUDA TÃO ABENÇOADA. TRABALHO COM O SEGUNDO ANO E SUA ATIVIDADES SÃO INCRIVEIS. BEIJOS CONTINUE NOS PRESENTEANDO COM SUA BELEZAS. OBRIGADA!!!

  8. Olá janaína. Sempre dou uma olhadinha em seu blog e gosto muito da abordagem que voce faz. Gostaria de lhe pedir uma dica: Trabalho recentemente como vice-diretora em uma escola estadual no sul de minas gerais e lido com alunos rebeldes e alguns professores desmotivados devido a situação. Pensei em fundar uma espécie de grêmio estudantil, pra ocupar os alunos em algo que os interessasse. Você poderia me dar algumas dicas? O que mais posso fazer? obrigada Prof. Janivalda. Meu email: http://www.janivalda.levy.melo@hotmail.com

  9. Janaina
    foi procurando por atividades que possam auxiliar meus alunos de 3º ano que ainda não se alfabetizarão, que encontrei teu blog.
    Você está de parabéns. Obrigada por compartilhar tuas experiências.

  10. Olá Janaina,
    Descobri seu blog ontem e estou adorando as atividades. Já salvei várias, principalmente de alfabetização, inclusive acabei de comprar seu cd para este nível.
    No município que leciono a metodologia de ensino é projeto de leitura, gostaria de saber se você não montaria um projeto com contos de fadas com atividades de alfabetização interdisciplinar e qual seria o preço.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho! Aguardo contato seu por e-mail.

    • Olga:
      Muito me lisonjeia saber que tenha gostado tanto das atividades. Já enviei seu cd esta tarde e em breve já poderá ver as atividades. Quanto ao projeto com contos, há algumas atividades nos cds. O último que fiz interdisciplinar foi com o conto Rapunzel e está bem completo. Se você colocar na busca poderá encontrar algumas coisinhas. Estou tentando organizar melhor as informações em forma de site para que vocês as encontrem mais facilmente.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  11. Jôze de Souza Bahia Martins

    Janaina,estou encantada com suas atividades, e por isso gostaria de adquirir inicialmente 2 de seus cds, mas estou em dúvida de quais irão me ajudar mais. Poderia me sugerir? Tenho uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Obrigada! Jôze

    • Jôze:
      Como você tem turminha de primeiro ano, acho que o cd de alfabetização e o de matemática são os mais indicados. Lancei também um combo, mas traz seis cds pelo preço de cinco. Todos têm atividades para essa faixa etária, mas não sei se lhe interessam todos os títulos.
      Bjs,
      janaina spolidorio

Deixe uma resposta

