Post Duplo: Alfabeto e Contagem

     A postagem de hoje é destinada às crianças em fase inicial de alfabetização. Selecionei atividades simples, que acredito serem de grande importância no início do ano.

     Na do alfabeto, as crianças visualizam uma cena de uma foca e diversas bolas ao seu redor. Elas devem completar as bolas com as letras do alfabeto ( algumas já foram colocadas ). Há ainda um comando de diferenciação entre vogais e consoantes, para que o aluno possa, desde já, focar seu olhar à classificação destas letras.

      A de contagem pode ser usada como sondagem, se você quer avaliar um pouco mais seu aluno e, o que é melhor: avalia também a hipótese de escrita. Há quadros com dois tipos de elementos. Eles devem  contar cada tipo e anotar o resultado. Em seguida, escrevem o nome do elemento logo abaixo da figura.

     Espero que as atividades possam lhe ser úteis de alguma forma.

BOLAS ALFABÉTICAS

GRUPOS BAGUNÇADOS

8 Respostas para “Post Duplo: Alfabeto e Contagem

  1. Oi professora Janaina!gostei muito do seu site. As atividades são ótimas. Gostaria que você sempre postasse atividades pra ensino fundamental II. Um abraço. Sandrelina Monteiro

    • Sandrelina:
      Gostei de saber sua opinião sobre o site. Este ano, embora tenha sido atribuída uma sala de alfabetização para mim, procurarei postar mais atividades de ciclo 2. Espero que lhe sejam úteis.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Olá Janaína, quero agradecê-la pelas atividades que me ajudaram muito em 2010. Estou precisando de imagens ( tipo Será que você gosta? ) para montar um painel de regras com alunos de 6 anos. Será que você pode me ajudar mais uma vez?
    Bjs!
    Maria José.

    • Maria José:
      Fico feliz por ter lhe ajudado em 2010. Estou pensando, há alguns dias, em algo do tipo que você precisa, mas ainda não coloquei no computador. Meus alunos também têm 6 anos, portanto é bem possível que eu realmente elabore algo assim. Uma outra professora comentou algo sobre um projeto de valores que achei interessante também. Estou tentanto aliar ambas as ideias. Assim que eu tiver alguma coisa pronta, posto no blog.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. Boa Noite, amei as atividades de contos de fadas, pinóquio, porquinhos e chapéuzinho, vc teria outras no mesmo seguimento?
    Parabéns pelo site.

    • Vanessa:
      As atividades de contos de fada que tenho estão todas no blog, por enquanto. Aos poucos faço mais e já publico… é só ficar de olho…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Adorei o seu blog, encontrei muitas atividades para usar em sala de aula…
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

