Introdução ao Sudoku

     Nas últimas postagens tenho falado muito sobre o pensamento. Cada vez mais acho que devemos estimular o raciocínio da criança.

     Frequentemente ouço que tal criança é muito esperta, pois ‘já mexe com o computador’. Discordo plenamente desta fala, pois de acordo com minhas observações, o que ocorre, na verdade, é que o computador está completamente inserido no mundo da criança, ela já cresce vivenciando um contato total com a tecnologia, o que não ocorreu com muitas pessoas adultas nos dias atuais.

     Em minha opinião, a criança apresenta uma ‘falsa’ inteligência, já que lida melhor com aparatos modernos do que os adultos. Isso não quer dizer que ela tenha facilidade para algo só porque é ‘antenada’ na tecnologia.

     O exercício da inteligência, do pensamento, do raciocínio é, ao meu ver, a peça chave para um bom desenvolvimento da criança.

     O Sudoku é um excelente exercício para os pequenos – digo, crianças do ciclo 1. Eu costumava apresentar o passatempo em meados de agosto para meus alunos de primeira série. Com o passar do tempo, a compreensão de como funciona o passatempo foi ficando difícil até chegar ao impossível – prova de que as crianças têm pensado menos ou apresentam um outro enfoque de pensamento. Pré-requisitos necessários à resolução de um sudoku têm se tornado raros nos dias atuais e não consegui me conformar com isso.

     Sendo assim, elaborei duas atividades que são uma introdução ao Sudoku. Ela trabalha somente os diagramas menores, para que o aluno construa suas primeiras hipóteses de raciocínio no jogo. Eles devem observar os números e descobrir quais faltam, sem repetição.

     Não apliquei ainda, já que estamos no final do ano, mas pretendo fazer uso assim que possível. Espero que você também possa aproveitar a atividade. Boa aula!

INTRODUZINDO SUDOKU

INTRODUZINDO SUDOKU 2

2 Respostas para “Introdução ao Sudoku

  1. Este sait tem sido de muito bom.
    obrigada.

Deixe uma resposta

