Atividade Criativa

A atividade que estou postando é uma dessas que a gente tem a ideia de repente, num momento de puro sufoco.

Eu estou em semana de sondagens finais, portanto preciso de muitas atividades para alunos que são bons em excesso, para aqueles que acabam rápido e de modo totalmente satisfatório todas as atividades propostas.

Alguns alunos tinham acabado a sondagem e eu estava com um aluno que requeria maior atenção, então me veio a ideia de passar uma lição no caderno, na qual os alunos deveriam escrever frases com as letras do alfabeto, sendo que todas as palavras teriam a mesma letra inicial, em ordem alfabética. A maioria adorou a atividade e surgiram frases até criativas para uma primeira série: F – Filomena frita frango, S – Sabrina sabe sapatear e muito mais.

Gostei tanto do resultado, que fiz uma folha de atividade com a ideia e estou até cogitando fazer uma competição de quem consegue mais frases com a mesma letra dentro de determinado tempo. Estou compartilhando porque tenho certeza de que será uma atividade muito rica.

Para salas de ciclo 2, a atividade pode ser dificultada, com a comanda de frases divertidas ou frases com verbos pouco usados ou frases com auxílio de dicionário. Boa aula!

ATENÇÃO:  ESTA  ATIVIDADE  FOI  TRANSFERIDA  PARA  O  www.professorajanainaspolidorio.com/revista

8 Respostas para “Atividade Criativa

  1. Oi!
    Gostei do seu blog. Há coisas que sabemos fazer muito bem, mas no dia a dia atribulado acabamos até nos esquecendo desse ato de preparar bem as atividades a serem aplicadas. Valeu o alerta!

    • Bernardete:
      Que bom que você gostou do meu blog. Preparar bem as atividades é bem legal, embora comigo o planejamento sempre dê meio errado. Planejo um tipo de aula e sempre dou outro. Acabo até mudando as atividades, às vezes. Ter atividades diversas à mão me ajudam bastante. Às vezes olho para a classe e sinto que ela precisa de outro tipo de aula… acabo mudando na hora tudo o que eu ia fazer.
      Bem, quando você precisar, sinta-se à vontade para fazer download das atividades e utilizá-las como achar melhor.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. maria das candeias ramos dos santos

    Parabéns por seu sait que é muito criativo gostaria de receber novidades.

    Graduanda do curso de Pedagogia/4º aperíodo.

    • Maria:
      Amei seu comentário. Para receber novidades de meu site, basta clicar no botão ‘Assinar’ do lado direito. O serviço é gratuito e todas as vezes que tiver alguma novidade, você será avisada em seu e-mail.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Gostei muito do seu Blog. Gostaria de receber sugestões de aulas. Como devo proceder? Lúcia Oliveira

    • Lucia:
      Para receber novidades do blog, basta fazer sua inscrição gratuitamente no campo indicado à direita do blog. Caso queira alguma sugestão de aula específica, pode ainda me enviar um comentário ou algo do tipo, que tentarei lhe responder.
      Bjs
      janaina Spolidorio

  4. Janaina adoro seu blog estou sempre encontrando o que procuro para melhorá minhas práticas em sala de aula…Obrigada! Rosy Ferreira.

  5. Janaína amei seu blog.Parabéns por ser tão criativa e obrigada por compartilhar suas idéias e atividades maravilhosas!
    bjus

Deixe uma resposta

