Consciência Negra

     Bem, quem me conhece sabe que datas não são meu forte. Leio tanto e tão rápido, que tenho diversas referências ‘de cabeça’, sendo praticamente uma enciclopédia literária. Por outro lado, tenho grandes dificuldades em questões cotidianas.

     Se você tiver que me entregar algo, por exemplo, não me dê papéis, porque os perco com grande facilidade. Lembrar aniversários então, nem pensar. Eu penso em tantas coisas ao mesmo tempo, que às vezes nem vejo algumas pessoas ao meu redor. Os pensamentos ocupam grande parte de minha vida.

     Se não me lembro de aniversários de pessoas que conheço, imagine o que acontece com datas comemorativas… Não costumo trabalhar com elas e não sei se consigo fazer algo realmente ‘decente’ com os temas.

     Mesmo assim, encarei a Consciência Negra como um desafio à parte, por não haver referências prestáveis na net. Pesquisei um pouco e acabei fazendo, como sempre, um texto de minha autoria sobre o Dia da Consciência Negra. Não sei se você irá gostar, mas juro que tentei. Fiz uma breve explicação, seguida de apenas duas questões bem pontuais, que podem lhe valer uma longa discussão.

     Fiz ainda a tradução de um lindo conto nigeriano que eu tinha em um livro de contos africanos, em inglês. Esses contos constumam ensinar valores que valem a pena tratar na aula. Espero que você goste. Boa aula!

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O HOMEM LEOPARDO

24 Respostas para “Consciência Negra

  1. Acho que não vou cansar de te elogiar!! Parabéns novamente!
    O texto está excelente, as atividades pertinentes.

    Abraços!

    • Ana Paula:
      Como eu expliquei na postagem, datas não são meu forte. Gostei mais de fazer a atividade da parte 2 da Consciência Negra do que esta. Quem sabe você também a ache mais interessante…
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Olá!! Sou professora há 15 anos, e fico impressionada como pessoas como você tem esse coração bondoso de poder se dedicar a ajudar os outros, seus textos e atividades são maravilhosas, me ajudam muito na minha rotina diária do meu trabalho. Que deus continue te iluminando sempre. Beijos!

  3. SANDRA MOURA VON GLEHN

    ESTAVA PROCURANDO LETRAS PARA IMPRIMIR E ME DEPAREI COM ESTE EXCELENTE BLOG.
    PROFESSORA JANAÍNA,PARABENIZO-A PELAS SUAS MAGNÍFICAS,DIFERENCIADAS E CRIATIVAS ATIVIDADES!!
    PRECISAMOS DE CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS NAS ATIVIDADES PARA NOSSOS ALUNOS!FICO FELIZ EM TER ENCONTRADO ESSE BLOG!!
    ABRAÇOS
    PROFª SANDRA

    • Professora Sandra:
      Parece-me que você apreciou bastante meu blog. Fiquei muito feliz em ler suas palavras e espero poder ter lhe auxiliado de alguma forma em seu trabalho. Agradeço imensamente o comentário e a visita.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Parabéns Professora Janaína!!! Suas atividades são maravilhosas, criativas e diversificadas. Está de parabêns. Você tem me ajudado muito através do seu blog em minhas regências do curso de Formação Docente.
    Obrigada pela ajuda!!!
    *-*

  5. Parabéns pelo Blog!
    Atividades bem pertinentes, textos bem feitos.

    Valeu, irei usá-los, dando-te créditos, claro.

    Abraço e sucesso sempre.
    Profª Belenice

  6. Tânia Lima Theodoro

    Janaína, quero agradecer o quanto voce tem me ajudado, leciono em uma escola de periferia onde não temos muitos recursos , para que eu possa trabalhar melhor comprei uma impressora matricial e nela as suas atividades ficam perfeitas.Obrigada por não ser egoísta e compartilhas as habilidades e dinamismo com que você cria as atividades . Mais uma vez obrigada e que Deus continue te capacitando. ProfªTânia

    • Tânia:
      Agradeço por postar seu comentário, que adorei. Espero poder continuar lhe auxiliando em seu trabalho e proporcionar boas aprendizagens aos seus alunos.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Olá, Janaína adorei suas sugestões trabalho como coordenadora pedagógica e tenho buscado sugestões de atividades para trabalhar a lei 11645 e suas contribuições tem me ajudado muito. Parabéns pelo trabalho estarei na sua cola. Um beijo. Adaguimar

    • Adaguimar:
      O tema realmente é difícil para encontrar atividades. Tenho muita dificuldade em conseguir material. Geralmente tenho que traduzir alguns para poder usar, pois o que temos ainda é pouco. Fico contente que esteja sendo útil.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  8. ANDREIA REGINA MARIA

    Fiquei muito feliz com este espaço. Deus abençoe por sua generosidade em compartilhar seu trabalho. Você é muito criativa e dedicada.

  9. Parabéns! Amei as atividades sobre a consciência negra.

  10. Me chamo Walcimar Lima, moro em Manaus e adorei seu bloq professora, também trabalho como professor na área de ciências e sempre procuro texto reflexivos para usar como atividades interdisciplinares, encontro um pouco de resistência por parte de alguns colegas de trabalho, porém a internet une pessoas de vários cantos do Brasil e do mundo. Que bom que existem pessoas que não desistem da educação. Parabéns.

    • Walcimar:
      É um prazer poder colaborar. A internet é um canal mesmo muito interessante em nossa área. Podemos utilizar de modo a melhorar muito a educação de nosso país. Agradeço a visita e o comentário.
      Janaina Spolidorio

  11. Aonde tem perguntas e respostas sobre a consciência negra ?

    • Mariana:
      O post no qual você escreveu tem um conto africano. Se desejar materiais mais específicos sobre a Consciência Negra, visite a loja virtual: http://www.janainaspolidorio.com . Lá você encontra algumas opções, incluindo histórico e cultura relacionados à Consciência Negra. Qualquer dúvida, me avise.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  12. Parabéns professora Janaína pelo trabalho e pesquisa!
    Rita Barbosa-Aracaju

  13. Marineide de Souza Jardim

    Parabéns professora Janaína pelo excelente trabalho!

Deixe uma resposta

