Situações-Problema – Ciclo 2

     Situações-problema são excelentes para testar e aprimorar a capacidade de interpretação dos alunos. É interessante perceber que a matemática começa a se tornar difícil conforme os anos escolares passam, porque os alunos não sabem interpretar informações e não porque têm dificuldade em resolver operações em si.

     Quanto mais diversas as situações-problema e quanto mais aplicadas elas são, maiores as possibilidades de desenvolvimento do aluno nessa área, tão temida por muitos.

     Particularmente, gosto bastante da área de matemática, apesar de ser formada em Letras. Tive meus tempos de dúvida em matemática, mas não chegaram a ser tão terríveis assim, já que minhas notas sempre foram altas na disciplina. Sempre me encantei pelos caminhos seguidos pela matemática na resolução de situações diversas e gostaria muito de poder me aprofundar na área.

     Por gostar tanto de situações-problema, decidi elaborar as duas atividades aqui postadas hoje. Em uma delas, trabalho operações em forma de gráfico e na outra uma situação de comércio envolvendo conceito de semana – com uma pegadinha, operações matemáticas e sistema monetário. Boa aula!

A FLORICULTURA

O ACAMPAMENTO

Uma resposta para “Situações-Problema – Ciclo 2

  1. Oi Janaína… procurando ideias para o trabalho com situações-problema, passei aqui pelo blog. Está muito bom mesmo!!! Adorei a atividade sobre o acampamento. Ainda não tive tempo de olhar tudo, mas gostei e aproveitei muito do que vi.
    Um beijo,
    Marcia Tobias (Cataldi)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s