João e Maria

     Até hoje não compreendi muito bem o motivo desse conto ter recebido o nome ‘João e Maria’ em português. Nos outros países, geralmente recebe o nome de Hansel and Gretel. Foi escrito pela primeira vez em alemão, pelos Irmãos Grimm e é muito popular entre as crianças, talvez por ter a casa de doces, tão chamativa no universo infantil.

     Estou disponibilizando aqui algumas atividades referentes ao conto. Boa aula!

JOÃO E MARIA – JOGO RÁPIDO

JOÃO E MARIA – JOGO RÁPIDO LACUNADO

JOÃO E MARIA – A CASA DE DOCES

JOÃO E MARIA – LACUNADO

JOÃO E MARIA – MAPA MENTAL SEQUENCIADO

JOÃO E MARIA – MAPA MENTAL SEQUENCIADO GABARITO

COMO FAZER MAPAS MENTAIS SEQUENCIADOS

JOÃO E MARIA – HAJA DOCE

20 Respostas para “João e Maria

  1. Janaína,

    Adorei as atividades. E agradeço, principalmemte, as orientações sobre o mapa mental sequenciado.
    Beijos
    Bernadeth

  2. Olá Janaina, adorei as atividades João e Maria, além do Grupo de Estudo, vou aplicar também em minha sala.
    bjs. Cida.

  3. Nota 10! Estou trabalhandas lendas africanas e vou adaptar estas atividades.

    Parabéns!

  4. Amei seu trabalho e vou usar as sugestões para minha salinha.
    Obrigada

  5. estou trabalhando a historia joão e maria, achei este blog e amei, vou usar sua atividades em minha sala de aula.

    abraços.

    • Maria de Lourdes.
      Tive bons resultados com as atividades do João e Maria quando as apliquei no ano passado. Espero que também consiga atingir boas aprendizagens com elas.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  6. Elizabete Batista Oliveira

    Estou trabalhando a dramatização desse conto, essas atividades proposta por você são excelentes. Parabéns !!!!

  7. Janaina, gostei muitas das atividades.

  8. vera lucia defante

    PARABÉNS… ESTAS ATIVIDADES SÃO INCRIVEIS
    BJs
    VERA DEFANTE

  9. Estou trabalhando com o conto João e Maria.Amei essas atividades.Parabéns

  10. ROBERTA PEREIRA

    AMEI SUAS ATIVIDADES…. PARABÉNS
    BJS
    ROBERTA PEREIRA

  11. Trabalho no Laboratorio de informática e passei o filme para os alunos. Suas sugestões foram ótimas para que pudesse dar continuidade a sequencia didática e o melhor que dá para utilizar em todos os níveis. Bjs.
    Gil

  12. Adorei suas atividades,parabéns!
    Paz e Bem! Regina

  13. gostaria de trabalhar com um sequencia didatica envolvendo 12 atividades vc poderia me da umas dicas?

  14. Fátima aparecida Maioque Da Silva

    olá, suas atividades estão me ajudando muito, pois na minha escola vai ter uma amostra pedagógica e os aliunos irão fazer um teatro sobre joão e maria, muto obrigada . Fátima

Deixe uma resposta

