Par ou Ímpar – para séries iniciais

     A pedido de uma professora, elaborei duas atividades de par ou ímpar para séries iniciais. Em uma delas, escrevi algumas situações nas quais os alunos devem identificar se os números obtidos nas respostas são pares ou ímpares. Achei interessante mostrar ao aluno que o conceito de par ou ímpar pode estar em muitas situações de seu cotidiano. Além da atividade em si, acrescentei ainda um ‘mini gabarito’, porque acho também importante que o aluno tenha contato com grids de gabarito desde as séries iniciais.

     Na outra atividade, três labirintos de números, nos quais os alunos devem trilhar ou pares ou ímpares – de acordo com a comanda – para levar os animais até seus alimentos. Fiz mais de um, pois acho insuficiente que o aluno faça determinado tipo de atividade apenas uma vez. Espero que lhe seja útil e que possa ajudar em seu trabalho. Boa aula!

PAR OU ÍMPAR – PROBLEMAS DA VIDA REAL

PAR OU ÍMPAR – LABIRINTO

About these ads

17 Respostas para “Par ou Ímpar – para séries iniciais

  1. Não me arrependi de seguir seu blog!! rs Faz um semana que estou seguindo e todos os posts são de ótima qualidade. Vou usar ainda esta semana estes exercícios de par ou ímpar.

    P.S.: quando crescer quero postar atividades deste nível em meu blog! rs

    Abraços!

  2. Oii sou academica de pedagogia, gosto muito do seu Blog parabéns!!!!

  3. Oi,estou iniciando agora e peguei uma sala de terceira serie(quarto ano)
    e estou meio perdida em relaçao a como preencher no planejamento os compos de habilidades,justificativas,tenho que fazer o plano anual,gostaria que voce me ajudasse tambem com atividades,por favor me ajude!!! me interssei pelo cd e gostaria de saber se todas as atividades tem a justificativa. mande a respoasta por email,bj e obrigada.

    • Marcia:
      Bem, quanto ao preenchimento dos campos de habilidades e justificativas de seu plano anual, devo dizer-lhe para consultar a proposta pedagógica de sua escola e os Parâmetro Curriculares Nacionais. Embora eles estejam desatualizados devido às reformas no ensino, ainda são um bom começo para documentação. Cada escola tem um plano, mas deve ser baseado nesta documentação. Você deve também conversar com os outros professores de ciclo 2 ( quarta e quinta séries ) para combinar o que cada um vai trabalhar.
      O cd de alfabetização tem apenas atividades de alfabetização mesmo, embora algumas sejam bem avançadas. O de matemática tem uma pasta para ciclo 1 e uma para ciclo 2, talvez lhe seja mais útil. Todas as minhas atividades têm o objetivo, a justificativa.
      Se tiver alguma outra dúvida, me escreva.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. MARIA FRANCINETE DOS SANTOS SARAIVA

    olha seu blog e uma maravilha ajuda nos professores muito sa atividades saõ muiotas interessantes. continue assim nos ajudando ok um abraço

  5. Cara colega uma maravilha as suas ativ. párabens pela sua criatividade vou seguir para pegar ideias p/ minha turma de TERCEIRO ANO

  6. gostaria de receber algumas dicas de aulas com nº pares e impares

    • Anna:
      Há algumas atividades de par ou ímpar no blog. Você pode digitar ‘par ou ímpar’ na busca. Acredito que encontrará coisas bem legais.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  7. Oi! Estou conhecendo o blog hoje, enquanto busco atividades para realização de um dos estágios curriculares da minha graduação. Adorei as tuas ideias! Obrigada por compartilhar conosco e abrir nossos horizontes com tua criatividade!

    Até breve.

    • Natália:
      Espero que tenha gostado do que viu e que tenha encontrado o que buscava. Volte ao blog sempre que precisar. Agradeço a visita e o comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Oie..Tudo bom? Estou meio perdida na hora de elaborar um plano de aula

  9. Sem noção!!! Como fazer tais perguntas para as crianças se elas não tem noção do que é par e do que é impar. Pergunto: Como ensinar noção de par e impar para alunos de 2º ano? Atividade, qualquer um elabora. Affff Brasil.

    • Bom dia, Patrícia

      Concordo plenamente com sua colocação! Não podemos realmente ensinar aos alunos uma atividade deste tipo sem ter ensinado noções básicas de par ou ímpar. Por esse exato motivo, tenho um material que pode ser adquirido em minha LOJA VIRTUAL PROFISSIONAL que trata do assunto desde o conceito, usando brincadeiras de dedos, até atividades mais complexas, englobando ainda outros conteúdos vistos pelos alunos concomitantemente nas séries de alfabetização. O link para o material é http://www.janainaspolidorio.com/par-ou-impar.html

      Acredito que não tenha notado duas coisas bastante pertinentes de serem apontadas quanto à postagem:

      1. Ela foi feita em 2010 e se refere a uma atividade que eu apliquei, com grande sucesso, em uma primeira série na exata ocasião em que foi postada. Certamente fiz um trabalho anterior, já utilizando a Educação Personalizada, que é minha grande especialidade. Atualmente, tenho feito implantações muito bem sucedidas e com resultados surpreendentes desse tipo de ensino em vários pontos do Brasil. Todas as minhas turma de alfabetização eram alfabetizadas em três ou quatro meses e saiam do primeiro ano lendo, escrevendo e com noção das quatro operações, tudo devido ao desenvolvimento de meu próprio processo de ensino. Voltando à data, note que você não se ateve a esse fato e que as atividades mais recentes são apresentadas de modo muito diferente desta, com um layout extremamente profissional. Para saber mais sobre Educação Personalizada, você pode acessar meu BLOG PROFISSIONAL ( não o gratuito ) – professorajanainaspolidorio.com ou em minha apresentação sobre o assunto, que contribuiu para que eu fosse considerada uma das 5% apresentadoras mais tops do slideshare recentemente. O link da apresentação sobre Educação Personalizada é http://pt.slideshare.net/austenbr/educaao-personalizada-saiba-o-que-e-como-usar-e-conhea-resultados-milagrosos

      2. Você está analisando a atividade totalmente descontextualizada. Certamente não deve ter lido minhas centenas de artigos sobre educação, nem acessado minha loja ou acompanhado meu trajeto para mudar a educação brasileira, pois sim, tenho feito uma jornada incrível, contando com a ajuda de profissionais maravilhosos que conseguem enxergar o POSITIVO em tudo. O blog que você acessou para ver a atividade traz atividades gratuitas para AMOSTRA, ou seja, você não vai encontrar por aqui um material com começo, meio e fim, pois eles são meu SUSTENTO. Devemos respeitar o trabalho das pessoas e isso é um dos valores mais importantes que ensinamos aos alunos desde cedo, portanto, espera-se isso de adultos também, principalmente na área educacional. Sendo assim, apenas gostaria de explicar que esse é meu trabalho e dou muito duro por ele diariamente. Sendo assim, convido-a a primeiramente conhecer o contexto do trabalho para depois emitir opiniões, pois quando elas ficam descontextualizadas podem denegrir sua imagem e isso não é legal. Ver uma atividade e julgar todo um trabalho… quem julgaria isso adequado?

      Você pode conhecer ainda mais de meu trabalho adquirindo ainda meu livro “Aula – Os Segredos”. Certamente verá uma experiência riquíssima, com estratégias inéditas e toda a minha vontade em enriquecer o conhecimento de todos ao meu redor, como estou fazendo com você.

      Sugiro, por fim, que dê uma olhadinha na minha apresentação do slideshare PRESENÇA DIGITAL, pois fiquei receosa que fizesse esse tipo de comentário em outros sites… A presença digital é hoje muito importante para as pessoas e o tipo de comentário que li, se lido por uma pessoa que contrata, certamente por acabar com as chances de um emprego em poucos minutos.

      Grandes empresas e também escolas e outros estabelecimentos têm usado a internet como fonte de referência das pessoas. Se você tem uma tendência a fazer comentários negativos e eles não têm fundamento sólido, isso será percebido pelo contratando e poderá ser um ponto negativo em seu currículo profissional. É importante que tomemos muito cuidado com aquilo que opinamos na internet e também com o modo como opinamos. Um comentário descontextualizado indica que a pessoa não consegue ver o todo para depois analisar as partes e fazer considerações pertinentes ao contexto.

      O link de PRESENÇA DIGITAL é http://pt.slideshare.net/austenbr/presena-digital-42764844

      Bem, cumprida a minha intenção em auxiliá-la, vou parando por aqui. Desculpas pelo “alongamento” do assunto, mas sou uma pessoa muito detalhista e me senti na obrigação de orientar, pois realmente ficou descontextualizado e achei legal dar um toque sobre a presença digital… pode não acontecer hoje, mas a tendência é que sejamos sempre analisados por nossas palavras na net.

      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s