Produção de Texto Autônoma… e orientada

     Quem lê sempre minhas postagens, sabe que não concordo muito bem no modo como são trabalhadas as produções de texto atualmente. Não estamos mais formando bons produtores de texto e ninguém ( teóricos ) nos ajudar a melhorar este panorama na educação.

     Vejo a produção de texto de outra forma, mas eu teria que praticamente escrever um livro ( bem grosso ) sobre minhas teorias, pois quase nada se aplica ao que fazemos na escola. Eu precisaria então estruturar por ano/ciclo meus pensamentos e elaborar atividades e muito mais, o que não é algo prático na área da educação. Vemos e vivemos todos os dias como as pesquisas chegam atrasadas para o tipo de alunos que temos.

     Desta forma, elaborei duas produções de texto nas quais os alunos devem escrever algo de autoria mesmo ( detesto re-escrita… só aplico porque é uma cobrança natural ), porém com um roteiro que o auxilia a pensar, planejar o que irá escrever.

     Forneço o início da história – de autoria minha, claro – e o aluno deve continuar. Antes que ele o faça, deve responder o questionário, para que aprenda a ter coerência no momento da escrita. A organização de pensamentos é algo que atrapalha o texto se não for bem trabalhada. Espero que você goste. Se lhe for útil, me avise, pois desta forma posso elaborar mais produções deste tipo. Boa aula!

PRODUÇÃO DE TEXTO ORIENTADA – A CAIXA SURPRESA

PRODUÇÃO DE TEXTO ORIENTADA – A MÁQUINA DO TEMPO

10 Respostas para “Produção de Texto Autônoma… e orientada

  1. Janaína, gostaria de te agradecer, pois vc tem me ajudado muito com suas atividades.
    Quase nunca posto em blogs, mas é um crime vir aqui, utilizar suas excelentes atividades e nem sequer agradecer!
    Parabéns por sua fenomenal iniciativa de compartilhar conosco suas riquezas.
    Meus alunos também agradecem!
    Super beijo.

    • Letícia:
      Agradeço demais sua atenção e seu recado na parte dos comentários. São exatamente esses recados que me incentivam a criar cada vez mais atividades. Fico imensamente feliz em poder ajudar professores tão interessados quanto você. Saber que estou podendo ajudar também seus alunos, de alguma forma, também é bastante gratificante. Visite-me sempre que precisar… ou desejar.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Oi Janaina que Cristo continue te abençoando.Amei essa forma de produção de texto,foi maravilhoso conhecer seu blog pois cada postagem sua traz um tesouro extraordinário.

  3. Adriana de Oliveira Neves

    Janaína, adquiri seus cds de atividades e estou anciosa por recebê-los, enquanto isso estou me deliciando com suas maravilhosas atividades. Descobri um tesouro!!! Deus continue iluminando sua vida e que você continue irradiando esse brilho para tantas pessoas, que pelos comentários que leio, são tão gratas quanto eu.
    Obrigada!!!!

  4. miha mae me contou que voçe é uma otima professora
    eu estou na primeira seri
    isabela

  5. Adoro este tipo de produção de texto, tem ajudado muito meus alunos do EJA. Gostaria de ver outros. Parabéns pelo lindo trabalho!

Deixe uma resposta

