Tortas da Tamires – português e matemática

A ideia dessa sequência de atividades me apareceu em pensamento há alguns dias, porém eu não havia aprimorado, pois eu estava direcionando minhas ‘forças’ à reunião de pais de minha sala e eu tinha realmente gostado das habilidades que poderiam ser trabalhadas dentro do tema.

Como minha reunião de pais foi ontem, comecei a trabalhar com as ideias e já aprontei para hoje duas atividades de uma sequência. Tortas de Tamires foi o nome que eu achei ser mais simpático, pois há uma aliteração que auxilia a ‘gravar’ o nome da atividade.

Tamires é uma mulher que decide fazer tortas para vender. Os alunos passam por algumas das etapas que ela precisa solucionar para lidar com seu novo negócio. Na primeira atividade, ela separou as letras correspondentes ao nome dos sabores de torta que ela preparou. Os alunos devem desembaralhar os nomes e ligá-los ao sabor correto. Na segunda atividade, ela faz um tipo de organização pra lá de desorganizada. Ela deseja saber quantas fatias de torta foram vendidas em seu primeiro dia de trabalho e cola desordenadamente adesivos para cada tipo de torta vendida. Os alunos devem ‘contabilizar’ as quantidades em uma tabela e dar sua opinião, explicando como ela poderá se organizar melhor e visualizar as informações mais facilmente. Além disso, devem ainda calcular quanto ela ganhou na venda das tortas. Bem legal… Boa aula!

ATENÇÃO: ESTAS ATIVIDADES FORAM TRANSFERIDAS PARA O http://www.professorajanainaspolidorio.com/revista

6 Respostas para “Tortas da Tamires – português e matemática

  1. Oi, Janaina
    Sou profª do 3º ano na rede estadual e estou sempre buscando instrumentos p/ enriquecer meu planejamento.
    Estou aproveitando bastante as tuas atividades.
    São muito interessantes e completas.
    Parabéns!!
    Nadia

  2. OI JANAÍNA
    GOSTO MUITO DE TODAS AS SUAS ATIVIDADES, E TIVE UM PROBLEMA NESSA ATIVIDADE TORTAS DE TAMIRES, POIS MEU COMPUTADOR NÃO RECONHECEU O ARQUIVO. GOSTARIA SE HÁ POSSIBILIDADE DE VOCE ENVIA-LO NOVAMENTE. ABRAÇOS RAQUEL

    • Raquel:
      Os arquivos estão com a compatibilidade correta. Estou lhe enviando por e-mail pessoal os arquivos. Espero que possa abri-los. Agradeço de coração o comentário. Utilize as atividades sempre que precisar.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. Janaína, quero te agradecer e parabenizar pelas atividades, quase todas são aproveitadas no meu dia-a-dia por serem realmente significativas. Com certeza são todas produzidas com muito carinho. Um abraço. Rita

Deixe uma resposta

