Como ajudar seu aluno a produzir bons textos

Muito se fala sobre sondagens e análises e relatórios e registros e tudo o mais que faz parte do cotidiano nos dias atuais. Acho que muitos professores irão concordar comigo quando afirmo que é muita papelada para pouca prática.

       Cada vez mais o aluno se torna cobaia e cada vez menos consegue uma boa colocação na sociedade, do ponto de vista de uma educação formal. Isso ocorre porque pessoas que não têm sala de aula fazem demonstrações ‘ilusórias’ de como devemos trabalhar e, em lugar de nos ajudar, acabam nos confundindo.

       Gostaria de saber quantas vezes, você, professor, foi ao consultório da psicóloga do seu aluno e lhe deu opiniões de como trabalhar com ele. Ou então quantas vezes você escreveu um artigo sobre como a fono do seu aluno deve trabalhar com ele, de modo a não prejudicar sua aprendizagem. Logicamente que em ambos os casos o professor não deu sua opinião, pois ele tem tanto com o que se preocupar, com tantas pessoas lhe dizendo o que fazer, que não lhe sobra tempo para isso e, às vezes, nem para fazer seu próprio trabalho.

       Como você já sabe, tenho algumas opiniões formadas sobre o modo como os alunos aprendem e quase nenhuma tem a ver com o que somos instruídas a fazer na sala de aula. Sendo assim, escrevi um passo a passo de atividade que realmente pode ajudar seu aluno a melhorar nos textos. Já testei e comprovei a eficácia, portanto não estou escrevendo o que acho e sim o que vejo acontecer. Espero que você goste. Para ler tudo, basta clicar no link abaixo:

TEXTO SOBRE MAPAS MENTAIS

9 Respostas para “Como ajudar seu aluno a produzir bons textos

  1. Janaína,

    Eu já tinha ouvido falar muito bem sobre mapas mentais. Vou me aprofundar mais, pois achei fantástico. E vou fazer a atividade da Alice. Vai ser divertido. Obrigada sempre!
    Beijos
    Bernadeth

  2. Olá, achei fantástico a idéia de organizar o pensamento do aluno para ensinar-lhe a estrutura textual. Faço um trabalho parecido com reescrita de fábulas, fazendo com os alunos um roteiro de escrita do texto, nele vamos fazendo uma lista das idéias que queremos colocar no texto. O resultado é muito bom também.
    Um abraço.

    Laudicéia

    • Laudicéia:
      Roteiro, mapas mentais, organizações visuais, enfim… todo tipo de recurso visual auxilia demais na produção de bons textos. Amei saber que você gostou do texto sobre a produção escrita, pois ele é um dos que mais gostei de redigir.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. Elizabeth M. Freitas

    GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE DA INTRODUÇÃO. REALMENTE NA SALA DE AULA HÁ MUITA PRESSÃO, DE TANTOS PALPITEIROS E PROJETOS POLÍTICOS QUE NÃO DÃO EM NADA. O PROFESSOR PRECISA DE SUGESTÕES MAIS PRÁTICAS COMO ESSA PARA ATINGIR O PRINCIPAL OBJETIVO, QUE É O ENSINO APRENDIZAGEM. PARABÉNS!

    • Elizabeth:
      Muito bem colocado seu comentário. Concordo plenamente que precisamos manter o foco na aprendizagem em lugar de planejar ‘papeladas’ e preencher fichas longas e que ninguém irá realmente ler.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  4. Gostei imensamente do texto sobre auxiliar meu aluno a produzir bons textos, tenho certeza que é bem por ai, continue nos auxiliando…precisamos sempre de boas ideias..bjos

  5. Boa noite, Janaína
    estou encantada com suas ideias, sugestões, e tantas outras maneiras que você tem nos ajudado, pois como você mesma falou: muitas pessoas opinam na sala de aula, mas quando teremos espaço de opinar em outras profissões? Nosso trabalho é único, árduo e muito gratificante, e para resignificarmos o valor que temos, precisamos nos unir, de forma que possamos fortalecer nossos ideais.
    Sou professora do 1º ciclo, e aguardo anciosamente por novas sugestões. Abraços, e eterno muito obrigada. Sílvia/ BH

    • Silvia:
      Fico feliz que tenha gostado das sugestões. Realmente, se mais pessoas ajudassem em lugar de atrapalhar as aulas, certamente obteríamos até mesmo melhores resultados. Tenho certeza de que grande parte dos professores partilha deste pensamento.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s