Pizza Mania – Muitas atividades em um tema

     Há alguns anos, desenvolvi o que seria meu primeiro projeto extremamente bem sucedido: o Pizza Mania. Ele não apresentava moldes tradicionais da época e, além disso, proporcionava situações reais de aprendizagem aos alunos.

     Os alunos podiam vivenciar praticamente todas as partes do projeto. Usei mais de uma vez, o que é muito raro. Estou reformulando o projeto, mas enquanto não publico as novas atividades, tenho certeza de que você vai amar conhecer as originais.

     Eu distribuí aos alunos, primeiramente, um dicionário visual com os nomes de vários recheios de pizza. Em seguida, eles receberam a primeira comanda sobre a pizzaria: ler os recheios de cada tipo de pizza e recortar e montar as mesmas. Além desses dois passos, os alunos ainda tinham que calcular quanto sairia cada pizza, baseados em valores dos recheios. Aliado ao trabalho todo, ainda há um material concreto, com pizzas e recheios confeccionados em eva e uniformes de pizzaiolo.

     Toda a dinâmica de uma pizzaria era feita com a sala: garçons, clientes, pizzaiolos, recepcionista e caixa eram as funções trabalhadas durante a atividade. Quem sabe você pode achar uso para as atividades… Boa aula!

pizza mania – dicionário visual

PIZZA MANIA 2 – atividade de leitura – pizzas para montar

PIZZA MANIA 3 – cálculo do valor das pizzas

PIZZA MANIA RECEITA – receita de massa de pizza para recortar e colar na ordem correta

PIZZA MANIA RECHEIOS – recheios diversos para serem usados na folha ‘PIZZA MANIA 2’

7 Respostas para “Pizza Mania – Muitas atividades em um tema

  1. nelia maria de oliveira

    ADOREI AS ATIVIDADES GOSTARIA DE RECEBE-LAS EM MEU EMAIL.
    OBRIGADO

    • Nelia:
      Se você optou por receber as atividades em e-mail, ao fazer este comentário, elas serão enviadas automaticamente. É o servidor do blog quem cuida disso. Infelizmente, não tenho acesso. Caso não esteja recebendo, faça novo comentário e assinale o opção do e-mail.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Oi,Janaina
    Gostei muito da ativ.pizzamania.Adaptei fazendo pizzas c/ lâminas de retroprojetor(que eu tinha guardadas). cada aluno recortou a sua pizza, pintou de vermelho (molho), dividiu,
    escolheu os ingredientes e montou. depois, fez um pequeno folder c/ nome, ingredientes. TRABALHEI FRAÇÕES, QUANTIDADES…
    apresentei estas produções na Mostra de trabalhos da escola.Fez sucesso!
    Também trabalhei a atividade do EXPLORADOR NA FLORESTA eles adoraram e conversamos muito sobre atenção, concentração, paciência.
    Acredito em aulas criativas.
    Parabéns novamente pelas idéias legais.
    um abraço,
    Nádia

    • Nádia:
      O pizza mania é realmente bem legal. Tive esta ideia para uma aula de inglês e acabei trazendo para as aulas de grade também. Com o tema é possível trabalhar muitos conteúdos e o trabalho fica bem chamativo. Quando eu fiz, usei EVA e tenho até hoje as peças – faz tempo que tive a ideia. Já fiz diversas adaptações ao tema. Como não costumo guardar atividades, muitas se perderam, mas agora que tenho o blog, sempre que eu fizer novas atividades do pizza mania posso também postar para guardar e compartilhar.
      Quanto ao ‘explorador na floresta’, achei bem legal a atividade. Meus alunos demoraram um pouco para encontrar tudo e foi uma atividade muito compensadora. Acho que falta trabalhar atenção, concentração e paciência nas crianças e é o tipo perfeito de atividade para isso.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. OI Janaína!
    Amei esse projeto.
    Sou professora de educação infantil e estou planejando fazer pizzas em sala de aula para trabalhar com eles conceitos de formas geométricas e quantidade ( matemática) e fazer as listas de recheios e ingredientes para português ( letramento). Mas vendo o seu projeto, vejo que posso ampliar muito mais as minhas ideias.
    Obrigada!
    Me inspirou muito!
    Bjs
    Sylvia

  4. amei manda pra mim ideias( geilha@hotmail.com ) obrigada

Deixe uma resposta

