É claro que eu sei o que fazer…

     Não escrevi a postagem ‘A Fila Anda…’ à toa, só reclamando de tudo e de todos, embora eu possa afirmar que, quanto mais se lê, mais ‘rabugento’ se fica. Eu apenas escrevia realidade que vivo todos os dias. Nunca trabalhei com método tradicional e nem sei como se faz para ensinar por cartilha. Aplico essas sondagens há anos e cada vez menos acho que é esse o caminho. Os alunos não são como nos anos 80, época em que o professor era respeitado, o aluno sabia a importância da escola e tinha parâmetros de comportamento.

     Estamos em 2.010! Meu filho que acabou de completar 2 anos de idade já joga na internet usando meu notebook e usa naturalmente o ‘touchpad’. Logicamente que eu o incentivo a brincar, desenvolver o lúdico, coordenação por brincadeiras e blá,blá,blá… mas imagine ele em uma sala de aula, aprendendo letras do alfabeto aos 6 anos de idade, quando aos 2 ele já pergunta se é o ‘T de Tiago’, ‘J de João’ e outras letras relacionadas aos seus colegas de escola. É… eu ia achar uma chatice também.

         Só para começar, uma das soluções que eu daria é um maior incentivo por parte de pessoas que podem financeiramente fazê-lo, em pessoas que realmente fazem e não que dizem fazer. Muita ação e pouco cérebro nunca fez parte de minha vida e também não deveria fazer parte das pessoas que tratam da educação de um país.

         Nos Estados Unidos, há um programa em parceria com o Departamento de Educação, desde 2007, chamado ‘Word World’. Só vim a conhecê-lo neste ano, pois está sendo emitido na Discovery Kids. Fiquei encantada e cada vez que assisto crio um roteiro inteiro adaptado para o português em minha cabeça. A formação das palavras em inglês e português é muito diferente, o que acarreta uma transformação total em alguns conceitos passados no programa. Só de assistir, já pensei em episódios inteiros adaptados à nossa língua, com questões ortográficas, produção de texto e introdução à língua escrita. Além disso, ainda posso ‘sonhar’ com episódios de matemática com outra turma, que se encontram com as de língua em determinados pontos da aprendizagem. Dá para fazer episódios mais simples em ‘flash’, embora ficariam ótimos com uma equipe de animação… pois é, entendo também de animação, já que sou web designer.

     Quem sabe um dia ainda poderei ‘investir minha capacidade’ no ‘dinheiro de alguém’ rsrsrs Comigo nunca acontece, então estou sonhando aqui. Aposto que você adorou minha ideia.

     Enquanto não é possível, você pode assitir ‘word world’ no you tube. Ah… se você assiste na sua escola e bloquearam seu you tube, faça como eu: acesse-o em chinês e bloqueie o bloqueio de sua escola: v.youku.com Basta digitar ‘word world’ e se divertir com o episódio… sonhando que um dia farão isso no Brasil.

5 Respostas para “É claro que eu sei o que fazer…

  1. Concordo plenamente com voce Janaina e fica o meu imenso desejo de que um dia os professores como voce sejam vistos com outros olhos,a familia passe a valorizar a escola, para que a criança saiba o quanto ambas são importantes para sua formação,sendo que quando a primeira não é bem estruturada, o resultado é o que vemos constantemente em sala de aula ,criança adultizadas e vitimas dos reflexos dos diversos problemas sociais.

    • Gemima:
      Que bom saber que você compartilha das minhas opiniões. Como ninguém faz nada em relação aos problemas que enfrentamos nas escolas, o único modo de podermos colaborar é opinando e mostrando novas opções.
      Agradeço seu comentário. Como sempre, ele é muito bem vindo.
      Bjs,
      Janaína

  2. janaina desde que descobri seu blog sou uma fã incondicional sua, admiro demais as suas atividades e sua extrema preocupação em relação a educação no nosso país. Sua criatividade é demais não sei usar outras atividades alem das suas. Trabalho com o ler e escrever na prefeitura de São Paulo e acredito que suas atividades tem tudo haver com os conteudos e com meus planejamentos de aula. Obrigado finalmente encontrei alguem na internet que realmente tem haver com o meu jeito de trablhar Assim como você tambem procuro criar aulas diferenciadas só me falta tempo e habilidade em desenvolver tecnologicamente minhas atividades e postar em blog. bejs.

    • Vania:
      Que bom saber que outras pessoas também compartilham minhas opiniões. É compensador receber comentários como o seu. Agradeço seu recado.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Adorei o que você disse, acho maravilhosa sua idéia espero que um dia a ponha em prática.Também acredito na educação além da cartilha, saiba que seu blog já é um grande instrumento da educação.
    Sucesso……bjs

Deixe uma resposta

