SEU ALUNO NÃO É BOM PRODUTOR DE TEXTO? – ENTENDA O PORQUÊ E RESOLVA JÁ!

A maior parte das formações que recebemos enfoca a alfabetização. Os estudiosos estão tão interessados em descobrir como a criança constrói a escrita, que quase nunca se preocupam com o que acontece na manutenção da mesma. Isso tem criado, nas séries subsequentes à alfabetização, grandes lacunas no que diz respeito à produção de texto.

Os problemas quanto à produção de texto ficam se repetindo em todas as séries e o que os professores têm em mãos – que são pequenas indicações e livros didáticos com atividades pobres – não dão conta de solucionar o que realmente é necessário.

Atividades de paragrafação, pontuação, ortografia e toda a parafernália criada para se adaptar a um novo modelo de alfabetização – que até agora não se mostrou realmente eficaz – não são a resposta às preces das professoras. Na realidade, o aluno não precisa saber paragrafação e sim o conceito da mesma, que não acontece diretamente com modelos de parágrafo. Ele não precisa de exemplos de pontuação, precisa sim é de conceitos internalizados que o levarão a realmente compreender a função da pontuação.

Refleti muito sobre o assunto, observei textos e ouvi professores com problemas em produções dos alunos. Cheguei à teorias realmente interessantes, porém de longas explicações. Como é impossível contar toda a teoria em uma única postagem, vou adiantar que o trabalho que nos fazem exercer é superficial. Não trabalhamos com sequenciação ( coerência, encadeamento de ideias ), ideia principal, causa e consequência, fatos e opiniões, contextualização, inferência e contexto vocabular.

Tudo o que cito no parágrafo anterior é o que leva uma criança a produzir um bom texto e nenhum dos itens tem atividades próprias a eles. Tudo é ‘jogado’, sem observar de verdade do que se trata. Produzir um texto é como investigar um fato em ciências. Se não conhecemos os elementos e a reação que um causa no outro, não dá certo.

Como sou totalmente contra teoria pura e pouca prática, vou adiantar para vocês um pouco de trabalho com sequenciação. São atividades desse tipo que auxiliarão o aluno a ter coerência. Espero que vocês gostem. Boa produção de texto!

ATENÇÃO: AS  ATIVIDADES  DESCRITAS  NESTA  POSTAGEM,  LOGO  ABAIXO,  FORAM  TRANSFERIDAS PARA  O  professorajanainaspolidorio.com/revista

SEQUENCIAÇÃO – A CASINHA – uma sequência de desenhos. O aluno deve observar cada traçado da sequência e reproduzi-lo no espaço abaixo. Ajuda a perceber as fases de um desenho e, mais para frente, as etapas de um texto. Sem informações assim, o aluno não terá internalizado o conceito de coerência.

SEQUENCIAÇÃO – OLHO GORDO – mesma atividade anterior, com menos etapas. Como vocês sabem, acho insuficiente trabalhar um conceito apenas uma vez.

SEQUENCIAÇÃO – UMA HISTÓRIA EM QUATRO PARTES – já trabalha com sequenciação de texto. São duas sequências desordenadas para organizar. Após organização, o aluno deve repetir a sequência, re-escrevendo-a na ordem correta e fazendo ilustrações. Auxiliará a criança a perceber a importância temporal de uma história. Na última parte, o aluno inventa sua própria sequência.

SEQUENCIAÇÃO – IRMÃOS VOADORES – trabalha a sequenciação dentro da interpretação de texto. A princípio, parece ser fácil, porém posso garantir que alunos com dificuldade em coerência certamente terão dificuldade em cumprir o que se pede, pois não observam detalhes.

10 Respostas para “SEU ALUNO NÃO É BOM PRODUTOR DE TEXTO? – ENTENDA O PORQUÊ E RESOLVA JÁ!

  1. Boa noite Janaína…Acho que vc arrasou nestas atividades!!! Com certeza elas ajudarão muito os alunos nas produções de textos futuras.
    Bom domingo!
    Elô

    • Elô:
      Como sempre, seu comentário é muito bem vindo e acho que as informações são muito válidas para sua turminha. Tenho certeza que você fará excelente uso das atividades.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Janaína,

    Eu gosto muito do seu blog. Todas as atividades são maravilhosas. Obrigada por compartilhar conosco.

  3. Boa noite professora, fiquei feliz em conhecer seu blog, estou aproveitando muito as idéias para alunos do mova, que estão iniciando a alfabetização. São pessoas da terceira idade, que não tiveram oportunidade de aprender quando jovens mas, que agora tem pressa em aprender .
    por este motivo gostaria de saber se a senhora tem material disponível para iniciante.
    Agradeço desde já tenha uma boa noite.

    • Rosely:
      Todos os materiais que publico no blog não são materiais prontos. Eu os elaboro no dia-a-dia, conforme recebo pedidos ou percebo na minha escola que eles fazem falta. Nunca alfabetizei adultos, portanto não posso lhe garantir que as atividades sejam realmente eficazes. Todas as atividades de alfabetização que postei são configuráveis, ou seja, você pode mexer nelas conforme precisar. Se você me enviar um resumo de como é a turma e quais conteúdos ( temas ) vocês trabalham com adultos posso pensar em algo para lhe ajudar… daí você me diz se deu certo, que eu adoraria saber. Enquanto isso, espero poder ter lhe ajudado.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Sou estagiária e exatamente no estágio de hoje a professora da turma disse que seu maior “problema” é a produção de texto das crianças, quando cheguei em casa procurei alguma forma de ajudá-la, e acho que consegui!!
    Obrigada pelas dicas!!

    • Jane:
      Fico contente em saber que você gostou do artigo. Espero que as dicas possam ser úteis à professora. Se precisar tirar mais alguma dúvida, estou aberta para ajudar. Agradeço seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  5. Um excelente dia!
    Em passeio por seu blog. amei as atividades que faz e a identifique com as minhas , temos as mesmas opiniões diante de se pensar e executar uma atividade . Já vi também o seu video sobre produzir bons textos e amei, ficou super fácil de entender o processo para chegar a um bom texto(esse foi super novo pra mim). Porém ainda tenho uma duvida!. Como você faz a correção de textos? Quer este seja de autoria ou reescrita da criança.
    Anna.

    • Anna:
      Produção de texto é algo bem polêmico e correção, mais polêmico ainda. Cada curso que fiz apresentava ideias completamente diferentes acerca do assunto, mas muitas vezes as orientações eram muito confusas. Uso muito orientações estrangeiras, pois as acho mais fáceis de compreender e os resultados são mais imediatos. Talvez isso ocorra comigo porque lecionei língua estrangeira por muitos anos.
      Pretendo colocar em forma de vídeo a correção dos textos também, mas primeiro quero terminar esta série de produção de texto que trata essencialmente da obtenção de coesão e coerência com as crianças.
      Na verdade, não tenho uma só forma nem de trabalhar produção e nem de corrigir. Depende muito de minha sala de aula no ano, mas estes procedimentos que estou colocando em vídeo dão certo com todas as turmas.
      Em breve, espero poder sanar sua dúvida mais concretamente.

      Bjs,
      janaina spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s