Não entende mais os alunos? Entenda o porquê!

      As salas de aulas estão mais difíceis de trabalhar a cada novo ano. Os professores não têm condições de acompanhar as mudanças, porque além de ter que cumprir os conteúdos ainda devem ficar analisando psicologicamente a aprendizagem de seus alunos.

     Se ao ler o parágrafo acima você pensou que estou falando sobre a hipótese de escrita, acertou. Só as pessoas que nos impõem ficar analisando escritas e produções de texto não perceberam ainda que isso está tornando o ensino muito teórico e pouco prático.

     Enquanto nos dedicamos durante décadas a aprender como a criança pensa – não digo que não seja interessante, apenas digo que não é nosso necessidade primária – o mundo avança, novas tecnologias são lançadas e a criança está muito mais inserida nesse mundo do que nós. Se você já se perguntou o que está acontecendo com os alunos, vou lhe dar essa resposta de acordo com meus olhos:

      Quando vejo minha sala de aula, traço um paralelo com tudo o que o mundo tem nos oferecido. É como se cada criança estivesse em frente a um aparelho. Vou usar o computador como exemplo, por achar mais fácil, porém poderia ser uma tv também. Elas estão em frente ao computador e suas lições são a tela principal do computador.

      No momento quem que estou explicando, elas me entendem como um som de fundo – por esse motivo muitos alunos não compreendem exatamente o que devem fazer na lição ou não sabem nem do que você está falando. Isso acontece pois é como se eu fosse a mãe deles perguntando algo enquanto estão prestando um pouco de atenção no computador. A atenção deles se divide já aí.

     Sinto-me como se estivesse também em frente a um computador. Quando alguém me interrompe é como se fosse uma janela pop-up que devo fechar ou minimizar. Até eu fazer isso, ela já me atrapalhou e tenho que retomar alguns pontos.

     Às vezes, um aluno está com muita dificuldade e fico perto dele explicando novamente o conteúdo e de repente aparece um outro aluno – que geralmente não precisa de ajuda – me perguntando algo da lição que ele poderia muito bem resolver sozinho, se não dependesse totalmente de mim, seu Google pessoal – é isso mesmo, eles me veem como um mecanismo de busca pessoal … para que pensar, se eu estou lá? Esse outro aluno, encaro como uma janelinha de msn que estava oculta e começa a piscar. Enquanto não respondo, não consigo continuar minha tarefa principal, que era por sinal muito mais importante. Bem, isso e muito mais acontece na aula.

     Tudo o que escrevi acima é um relance sobre alguns aspectos que percebo durante a aula. É claro que existem muitos outros, mas achei importante compartilhar com vocês essa minha visão das crianças, pois é dessa forma que consigo contornar muitas dificuldades que encontro na aula. Espero que eu tenha sido bem clara e que tenha lhes ajudado de alguma forma. Boa net para vocês!

2 Respostas para “Não entende mais os alunos? Entenda o porquê!

  1. Quando leio seus textos, passa um filme em minha cabeça. Todos esses questionamento me faço todos os dias. São indagações sem respostas. Quando se aproxima o final de cada bimestre e me deparo com tantos papéis(sondagem, fichas, rotina…………não dá para listar) me vem um sentimento de angustia, revolta de perder tanto tempo com papelada, sendo que deveria estar concentrada em preparar atividades que realmente condizem com a realidade dos nossos alunos. Parabéns pelo blog, tenho aprendido muito com você

    • Lisa:
      Muito lisonjeiro seu comentário. É bom saber que outras pessoas compartilham este sentimento de angústia no que diz respeito à ‘papelada’ que temos que preencher em lugar de se preocupar com a aprendizagem real das crianças, elaborando atividades que tenham um bom resultado. É muito importante que os professores coloquem sua opinião a respeito desta ‘burocracia desnecessária’. Dizem que dá autonomia às escolas poder ‘mexer’ nos conteúdos por ano ciclo, mas na minha real opinião, resulta em preocupações pouco necessárias à prática. O ensino-aprendizagem é muito prático para que percamos tempo fazendo coisas muito teóricas.
      Bjs,
      janaina spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s