Gostou? – Agradeço a Visita…Com Comentários, Claro!

        Leciono há praticamente duas décadas… não que eu já tenha idade para aposentar, aliás, trabalharei ainda muito até que eu possa realmente fazê-lo. A questão é que comecei a lecionar muito cedo. Tive uma breve passagem por uma ‘escolinha’ e logo comecei a trabalhar com língua inglesa.

        Apesar de o ensino de idiomas ter uma prática que difere do ensino nas escolas regulares, cursei magistério e fiz estágio, portanto sempre tive contato com o ensino regular. No Ensino Fundamental mesmo, estou há aproximadamente doze anos.

          Estou a falar um pouco do meu histórico, porque o que vou postar aqui é algo muito sério e posso dizer, devido à todas as experiências que tive nestes anos de magistério – que não são poucas e nem na mesma série ou escola ou mesmo apenas como professora – que realmente é verdade, pois também faço parte desse contexto, como milhares ou talvez milhões de professores do Brasil.

          Quando fiz magistério, fui formalmente apresentada à Emília Ferreiro e ao construtivismo. Nunca lecionei com cartilha ou método ‘tradicional’, mesmo porque demorei um pouco para realmente estar na rede regular de ensino e não se usava mais tais métodos. Sempre compreendi perfeitamente o que ela afirmava ou o que a teoria trouxe para o ensino do Brasil e digo que, para a época, realmente era verdade.

          O que os ‘construtivistas’ não previam era a aceleração no desenvolvimento mundial. Aprender a construção da escrita pela criança é algo válido e, para crianças de quinze… até dez anos atrás era algo possível e que até certo ponto dava certo.

          Pelo meio do caminho, ficaram outras questões que o construtivismo não deu conta totalmente, já que o interesse maior sempre foi, irrefutavelmente, a construção da escrita – e não sua real evolução. As produções de texto apresentam todos os problemas advindos do ‘construir’: alunos não compreendem bem as partes de um texto, a coesão ficou tão distante de alunos e professores, que há uma confusão geral de como ela funciona em uma produção, o formato da letra se tornou um problema em praticamente todas as salas de aula, as outras disciplinas são trabalhadas muitas vezes de modo superficial, já que a maioria das escolas prioriza português e matemática entre outros problemas ainda mais graves.

          Eu participei inúmeras vezes de cursos, sendo que quase noventa por cento foram voltados ao período de alfabetização. Sei repetir ‘ipsis literis’ praticamente tudo o que ouvi nesses cursos, pois eram todos muito parecidos. Fiz PROFA, somente para poder trabalhar com primeira série, pois não me sinto bem com as outras séries, já que a defasagem dos alunos é muito grande – não estou culpando os professores e sim o sistema.

          O meu caminho para que os alunos pudessem ter uma aprendizagem no mínimo aceitável para meus padrões pessoais de trabalho foi adaptar o construtivismo com a aceleração do mundo. Não é uma tarefa muito fácil e não posso dizer que tenha conseguido cumpri-la cem por cento. O resultado de minhas adaptações são todas as atividades presentes neste blog.  

          Não faz muito tempo que compartilho tudo isso na net, mas estou muito feliz com o resultado, pois com os comentários que vocês, professores, me escrevem, posso ter uma visão ainda mais ampla do problema com a educação do país e adaptar de uma melhor maneira minhas atividades. Todas as dificuldades que vocês colocam quando me escrevem me permitem refletir sobre diversos assuntos e aprimorar o que lhes forneço. 

          Agradeço a todos, de coração, e sempre que puderem me forneçam uma ‘visão’ sobre suas dúvidas. O que me move dentro de nossa área é exatamente minha sede de conhecimento, de encontrar soluções, de compartilhar…

17 Respostas para “Gostou? – Agradeço a Visita…Com Comentários, Claro!

  1. Estou adorando seu blog, ele te me ajudado muito .
    Não tenho muita experiência como você, pois estou ensinando há quatro anos e tem sido muito dificil para mim, apesar de adorar essa pofissão.
    Se você puder me ajudar com algumas dicas . Sou professora de uma escola municipal em Paulista- Pe. Estou ensinando o primeiro ano do ensino fundamental. Estou com dificuldades em alfabetizar as criancas.

    um beijo!!

    • Marta:
      Todas as atividades de alfabetização postadas são realmente para o nível de suas crianças. O aproveitamento dependerá do que as crianças têm de conhecimentos prévios. Enquanto não tiverem hipóteses prévias, referentes ao que você quer ensinar, não há como fazê-lo. Estou lhe dizendo isso, porque não conheço a turma e nem seu planejamento. Se desejar, pode me fazer um resumo das hipóteses das crianças e quais temas está trabalhando, para que eu tenha uma melhor ideia de como ajudá-la. Por enquanto, minha dica é que você sempre tire proveito dos conteúdos das atividades. Se é uma atividade de ditado recortado, por exemplo, trabalhe anteriormente as palavras com as crianças, faça mexe-mexe, peça para que soletrem, escreva as palavras na lousa e peça para uma criança circular alguma pré determinada por você e até mesmo use e abuse de comandos com cores… por exemplo: pintem de vermelho a palavra MAÇÃ. Espero que tenha lhe ajudado pelo menos um pouquinho.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Leciono há 4 anos, e realmente os nossos alunos se transformaram em seres cibernéticos, dando menos importância aos conteúdos explicados em sala, com o pensamento de que ” Quando chegar em casa, pesquiso no Google sobre este assunto e pronto…” Concordo plenamente com seu ponto de vista!

  3. Olá.
    Estou adorando seu blog.
    Ele está me ajudando muito.
    Agradeço suas sugestões.
    Espero que tenha mais atividades.

  4. Olá, já sou freguesa deste blog… que aliás continua ótimo!
    Parabéns pelo seu trabalho, ele é de altíssima qualidade.

    Laudicéia.

  5. Adorei o seu blog e virei freguesa, pois na escola onde trabalho cobram muitas atividades deste tipo. Espero contar com sua criatividade e enriquecer minhas aulas.

    • Cíntia:
      Muito bom saber que você gostou. Agradeço a visita e o comentário. Espero que seus alunos gostem das ativdades e as aproveitem bem.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  6. olá Janaina, gostei muito das suas atividades, até salvei varias pra eu trabalhar com meus alunos. Gostaria de saber se vc tem trabalhos relacionados sequencia numeros e operações do jogo feche a caixa e medidas de litro e quilolitro, se vc tiver gostaria que vc me desse umas dicas de como fazer e trabalhar essa sequencia, desde já fico muito agradecida. um abraço

    • Eliene:
      Fiquei muito feliz em saber que você realmente gostou das atividades. Quanto à trabalhos com sequências, há bastante no blog. O jogo feche a caixa e medidas de litro/ quilolitro ainda não elaborei atividades. Pode ser que ainda o faça.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Janaina, seu blog é de uma riqueza imensurável.Parabéns.Obrigada pelas atividades criativas que tanto contribuem para para maior compreensão do aprendizado.

    • Marilene:
      Acredito que tenha encontrado algumas atividades que lhe auxiliaram em seu cotidiano. Espero que tenha conseguido bons resultados com elas. Agradeço o comentário e a visita.
      BJs,
      Janaina Spolidorio

  8. Parabéns, Professora, seu blog é sensacional. Sou recem formada em Pedagogia, e pesquiso muito sobre aulas interessantes e vc é d+ adorei. Bjokas Célia Couto

  9. Simplesmente maravilhoso….Parabéns………Adorei tudo…

Deixe uma resposta

