ATIVIDADES TIPO: ‘O QUE EU FAÇO COM O RESTO DA SALA?’

Sabe quando lhe dizem o que você deve fazer com os alunos que têm dificuldade, mas sua dificuldade é, na verdade, com os bons alunos, que não conseguem ficar sentados fazendo suas atividades enquanto você auxilia os alunos que realmente precisam? Pois é… acho que isso acontece com todo mundo. Querem ensinar o que fazer com um aluno, quando você precisa saber o que fazer com o resto da sala enquanto você ajuda um.

Minha alternativa é, na maioria das vezes, aplicar uma atividade que não seja muito difícil, mas precise de maior atenção – claro que nem sempre dá certo.

As duas cruzadinhas são para alunos já alfabetizados, pois têm palavras com sílabas complexas – para demorar, mesmo. Se são alunos maiores, sugiro disponibilizar dicionários na classe, para que a consulta da grafia seja nos mesmos. Apesar de serem cruzadinhas, trazem uma atividade adicional, o que os impedirá de terminar ‘em cinco minutos’. A atividade ‘Pense bem!’  pede que eles realmente pensem no que vão escrever, pois há uma grande delimitação tanto na extensão da palavra quanto nos grupos semânticos. Boa aula!

ATENÇÃO: ESTAS ATIVIDADES FORAM TRANSFERIDAS PARA O  PROFESSORAJANAINASPOLIDORIO.COM/REVISTA

CRUZADINHA 1

CRUZADINHA 2

PENSE BEM!

8 Respostas para “ATIVIDADES TIPO: ‘O QUE EU FAÇO COM O RESTO DA SALA?’

  1. Trabalho com crianças de 1ª série e pré II, tenho muitas dificuldades de encontrar atividades e mesmo prepar,como estou começando na educação muitas coisas me preocupam se meus alunos vão ler, se as atividades vão ser significativas, se a sala de aula é um espaço prazeroso….. Como meu projeto é sobre a Copa do Mundo levei algumas de suas atividades para sala foi um sucesso gostos de suas atividades é +ou- assim que trabalhamos.Gostaria de agradecer por dividir esse jeito de trabalhar concerteza você faz a diferença. Adoro seu Blog uma goleada de beijos muito sucesso é divida sempre conosco suas atividades.

    • Luciana:
      Fico feliz que minhas atividades tenham lhe sido úteis e que seus alunos gostaram delas também. Agradeço ter me escrito, pois sempre é bom saber a opinião de quem utiliza o que eu publico. Muito obrigada.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio.

  2. ola, Janaina!!
    Trabalho com serie 1ª série e pré II, tenho muitas dificuldades de encontrar atividades e mesmo prepara-las, como tenho pouca experiência na educação muitas coisas me preocupam, se meus alunos vão ler, se as atividades vão ser significativas, se a sala de aula é um espaço prazeroso….. Como meu projeto é sobre a animais da África e do brasil, peguei algumas de suas atividades para sala foi um sucesso gostos de suas atividades é +ou- assim que trabalhamos. Onde gostaria de receber algumas idéia de ativdades para aplicar. Gostaria de agradecer por dividir esse jeito de trabalhar, com certeza você faz a diferença.
    Adoro seu Blog um braço muito sucesso é divida sempre conosco suas atividades.
    Aguardo ensiosa sua resposta.

    • Eliane:
      Primeiramente, agradeço seu comentário. Os comentários sempre fazem meu dia mais feliz, pois indicam que estou conseguindo atingir meu objetivo, que é partilhar meu modo de lecionar. Quanto aos seus alunos, não se preocupe, pois tenho certeza de que, com seu empenho, vai obter ótimos resultados com eles. Já em relação aos animais, aguarde, que estou preparando algumas atividades que podem lhe ser úteis. Fique sempre atenta que, em breve, publicarei mais atividades.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. LUCI TELMA SAID SOAVE

    Olá!
    Parabéns pelas sugestões de atividades.
    São Fabulosas, estou utilizando todas. Voc~e é muito criativa.
    Beijos!

  4. Adorei suas atividades
    bjs
    Denise

  5. Deusa.
    Suas atividades são ótimas!!!

Deixe uma resposta

