Atividades prontas para séries iniciais

     Sabe aquela atividade que você precisa para os alunos com dificuldades ou para sua sala mesmo? Nesta postagem estou publicando três. São simples, mas bem utilizáveis. Espero que vocês gostem.

    

       A atividade ao lado é apenas um exemplo. Para encontrar as atividades mesmo, clique nos links abaixo:

     FAZENDO RIMAS  – é a atividade ao lado. Usa a música ‘Borboletinha’ para incentivar o uso de rimas.

     PINTA NOMES - trabalha com leitura. Apresenta figuras e a criança deve colorir a palavra que se refere à ilustração.

     LISTA CONFUSA - a criança deve ler as palavras listadas, que são, na realidade, palavras de duas listas que foram unidas. Em seguida, o aluno deve separar as palavras lidas, de acordo com sua semântica.

36 Respostas para “Atividades prontas para séries iniciais

  1. ola sou professora adorei o site mas gostaria q tivesse mais contas fraçoes para que os professores que da aula pra series mas avansadas ter oq olha nesse site bjkss adorei o site e pense na minha sugestao

    • Luana:
      Vou tentar elaborar mais atividades de frações. Como estou com uma classe de alfabetização este ano, acabo criando mais atividades para o ciclo inicial, mas sempre que possível me dedico também às outras séries.
      Sempre que desejar, dê uma passadinha e quem sabe vou ter publicado mais atividades com operações matemáticas e fração…
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. sou do estado de santa catarina cidade de palhoça, estou cursando a segunda fase de pedagogi na faculdade municipal de palhoça, ja estou na area da educação ja faz 13 anos mais so agora consegir entrar em uma faculdade. Gostaria de saber e se fosse possivel enviar para meu email atividades diferentes sobre producção textual para 3 ano do ensino fundamental , pois tenho que apresentar uma aula de produção textual na faculdade que tenha uma dinamica . obrigado

    • Gilsemara:
      Para encontrar as postagens sobre produção de texto, basta clicar no link do menu do blog. A maior parte das atividades é adaptável para qualquer série. Vale a pena procurar por meus textos teóricos sobre produção de texto, que estão sempre antes das postagens. Se deseja receber novas postagens por e-mail, basta fazer uma assinatura gratuita no menu ao lado direito do blog.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. MARIA EDVONEIDE ANSELMO

    gostaria de receber atividades diversas para o 2 ano das series iniciais pr todos os semestres

    • Maria:
      Não divido as atividades por ano, mas por conteúdo. Os conteúdos ficaram muito flexíveis para uso, portanto para buscar algo específico, basta digitar na caixa de pesquisa do blog, que você irá encontrar o que necessita.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. ernesta silveira manenti

    por favor me envie as atividades obrigado

  5. Giovana da Costa Garcia

    amei seu blog gostaria de ajuda, estou fazendo estágio do segundo ano series iniciais , alfabetizando ficaria muita grata em ter noções novas!

    • Giovana:
      Há muitas dicas durante as atividades postadas. Certamente, você irá aproveitá-las bastante. Se tiver alguma dúvida, me escreva.
      Bjs,
      Janaina spolidorio

  6. Oi! Sou professora, trabalho com terceiro e quarto ano.E o primeiro ano que estou trabalhando c/ essa turma,pois antes trabalhava em creche.Tenho algumas dificuldades,principalmente por trabalhar c/ duas turma ao mesmo tempo.Os alunos de terceiro ano não sabem ler,sendo assim vou ter que alfabetizar.trabalho com a ficha pedagogica do progeto cat. preciso de modelos de atividades para trabalhar com com a turma em geral.

    • Ieda:
      Trabalhar com turma mista é algo muito difícil, pois é preciso juntar os conteúdos de forma que ambas as turmas sejam atendidas, cada uma com sua própria capacidade. Faço isso com minhas aulas de inglês, que atendem dois níveis simultaneamente. Para poder lhe responder melhor eu precisaria saber quais conteúdos tem que trabalhar com cada sala, de modo que eu possa lhe dar algum exemplo do que estou explicando e você possa compreender melhor. Não conheço o projeto cat., portanto não entendi muito bem a situação. Se precisar de ajuda, basta me escrever novamente com maiores detalhes da situação.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Jussara Rodrigues do Carmo

    É um ótimo site.

  8. OLA GOSTARIA DE SABER SE VC PODE MANDAR PARA MEU EMAIL ALGUMAS ATIVIDADES QUE POSSAM SER TRABALHADAS NO 4° ANO. oBRIGADA!!

  9. maria do carmo araujo dos samtos

    Olá gostaria de ajuda,trabalho em sala de creche a oito anos este ano de 2012 peguei uma turma de primeiro ano minha maior dificudade e fazer oplano de aula. costaria de ajuda.

    • Maria do Carmo:
      para fazer plano para o primeiro ano, é preciso se basear nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas cada município costuma ter parâmetros também. Basta você recorrer a estes parâmetros e se informar em sua escola como a diretora deseja o plano.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  10. Amei o seu blog,vc é demais,suas dicas são sensacionais,eu aproveito todas,gostaria de continuar recebendo suas novidades por email.
    Sou profe de séries iniciais a muito tempo e gosto de recicla-me,por isso conto com sua ajuda.

  11. Simplesmente adoro seu site e as atividades que você posta!!! ME ajudam muito, sempre!! Continue assim!!! Abraços!!!

  12. oi, trabalho com educação infantil, mais na parte de musicalização mesmo, e estou encontrando dificuldades em encontrar atividades musicais,será que você poderia me ajudar?

  13. Oi! Vou estagiar nas series iniciais.Ainda não sei se 4º ano ou 3º.
    Mas gostei muito destas atividades.
    Grande abraço

  14. ANA MARIA MONTAGNARI

    AMO SEU BLOG, ESTOU TRABALHANDO COM O MATERIAL DA CLASSE DE ACELERAÇÃO, RECEITAS E TUDO MAIS SE VOCÊ TIVER ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES GOSTARIA DE RECEBE-LAS E PARABÉNS VOCÊ NOS AJUDA MUITO COM SUAS ATIVIDADES, OBRIGADA. ANA MARIA

    • Ana Maria:
      Há um grande número de sugestões no blog, com atividades de receitas, textos mais básicos e alfabetização. Basta digitar na caixa de busca do blog e você encontrará atividades bem legais para usar com seus alunos. Para receber avisos de novas postagens, faça sua inscrição gratuitamente no blog.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  15. neiriane do Pará

    adorei as atividades Beijos

  16. delma rocha pinto

    oi,gostaria que mandasse para meu mail atividades de sinonimos e antonimos.
    obrigada.bjos

  17. LAUDICEIA GONÇALVES

    OI, trabalho com 3º ano do fundamental e gostaria de receber sugestoes de atividades, pois meu 3º ano apresenta muitas dificuldades em portugues e matematica.

  18. Valdenir Cunha da Silva

    Você tem a alma iluminada e um coração enorme. Te adoro muito. Beijos.

  19. maria da conceição

    Olá muito prazer! sempre trabalhei com o quinto ano, esse ano peguei o primeiro ano, estou sentindo um pouco de dificuldade em alfabetizar. gostaria que me enviessem muitas atividades para essa série. Obrigada. Conceição

    • Maria da Conceição:
      Atividades de alfabetização não faltam no blog. Basta digitar na pesquisa do blog ‘alfabetização’ que você poderá ver todas.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  20. Oi janaina, adorei seu blog meus parabéns,que Deus abençõe vc e sua família…
    Bjss
    Magda

Deixe uma resposta

