Visual é Tudo

     É fato dizer que fazemos parte de uma espécie que valoriza muito as coisas visuais. Tudo o que nos cerca nos ambientes nos quais transitamos é feito com apelos visuais, pois isso atrai demais o ser humano. Cores, posições, estampas, detalhes e tudo o mais que puder chamar nossa atenção é usado pela mídia, pelo comércio e muitos outros. O único profissional que ainda não percebeu isso é o professor – alguns deles, claro.

     Mesmo que o professor não tenha estudado sobre apelos visuais, é fácil percebê-los no cotidiano e fazer uso deles na sala de aula. A simples posição de uma palavra em destaque pode chamar mais a atenção dos alunos na aula. Nossos olhos captam com facilidade informações contidas em cantos superiores esquerdos, por exemplo. Para saber disso ou fazer uma comprovação, note que a maior parte das marcas costuma colocar seus logos no canto superior da folha, do lado esquerdo, já que é o primeiro lugar para onde provavelmente a pessoa irá olhar. Propagandas de relógios com ponteiros costumam marcar sempre o horário 10h10, já que a posição dos ponteiros aberta chama muito mais a atenção do que qualquer outra, ainda mais com a abertura para cima.

     Muitas vezes, o professor dá exaustivamente determinado conteúdo, até o aluno não aguentar mais ver aquilo e ainda ter dificuldade. Bastaria apenas introduzir o conteúdo de maneira mais chamativa.

      Pense bem… você se lembra das folhas sem graça que você preencheu em seus anos escolares? Se lembra de como o professor ensinou a dividir pela primeira vez? Se lembra de como sua professora ensinava a produzir textos?

      É comum que a resposta à maior parte dessas perguntas seja não. Grande maioria dos conteúdos é ensinado de maneira pouco atraente e completamente longínqua da realidade. Situações que envolvem atuações teatrais, material bastante colorido e conhecimento real daquilo que se aplica são itens necessários à boa apreensão do conteúdo de quem assiste a aula.

      Grande parte dos produtos que elaborei partem desse princípio. Professores costumam associar material concreto às séries iniciais, mas mal sabem eles que a vida é cheia de concreto e precisa de um ‘colorido’. Aulas com apelos visuais, bom conhecimento e atividades que realmente envolvam os alunos são a chave para um bom desempenho das crianças em suas vidas no futuro.

      Observe mais os detalhes que lhe chamam a atenção nos lugares pelos quais você passa, utilize mais as cores em sua aula, faça um diferencial naquela partezinha importante que deve chamar mais a atenção de seus alunos e represente uma grande diferença na aprendizagem de sua turma.

3 Respostas para “Visual é Tudo

  1. Adoro suas atividades. Acho todas nota 1000.

  2. Você é uma profissional muito competente é de professores assim que precisamos para melhorar nossa educação.
    Parabéns!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s