Sondagem – Hipótese de Escrita

Fiz um novo pacote de sondagem de palavras para o http://www.janainaspolidorio.com para registrar a escrita de alunos em fase de alfabetização.

Sabemos como é importante registrar a escrita nessa fase e nem sempre temos material suficiente para fazê-lo. Neste, coloquei 19 temas diferentes e o professor escolhe se as palavras serão ditadas ou escritas autonomamente, registrando a opção. Às vezes, fazemos a sondagem individual com alguns alunos e os outros, já alfabéticos, podem fazer a escrita autônoma no mesmo momento, facilitando o trabalho do professor.

Além disso, já há o espaço para registrar a hipótese da criança. Espero que você goste. O pacote completo já está disponível no http://www.janainaspolidorio.com Boa sondagem!

MINHAS SONDAGENS – HIPÓTESE DE ESCRITA – AMOSTRA

 

4 Respostas para “Sondagem – Hipótese de Escrita

  1. Eunice Lavratti

    Olá, realizei minha primeira compra adquirindo um pacote de sondagens para hipótese de escrita(5,50) e fiquei decepcionada porque esperava que sugestões de palavras acompanhassem o material e não só as folhas decoradas com o layout do tema…vc tem sugestões?

    • Eunice:
      A intenção do pacote de sondagens não era fornecer uma lista, mas ter sondagens tematizadas, que fiquem boas no portfólio do aluno e lhe dê uma variedade de temas para trabalhar. Não gosto de seguir o padrão “polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba e frase”, embora já tenha feito isso antes. Com o tempo, passei a perceber que há formas muito melhores de sondar o aluno e este padrão funciona melhor para fonos, não para professores. Na verdade, eu, em particular, não gosto de nada muito pronto, talvez por esse motivo tenha feito o pacote de sondagens desta forma. A liberdade de criação é fundamental para que eu possa trabalhar tranquila. A folha de amostra, por exemplo, é sobre animais aquáticos. Nesse caso, há uma infinidade de palavras que podem ser trabalhadas: golfinho, baleia, lula, siri, caranguejo, estrela-do-mar, tartaruga, água-viva, cachalote, orca, robalo, carpa ou qualquer outro animal que seja aquático. No meu caso, dependendo da criança, como a sondagem é feita individualmente com os que não são alfabéticos, eu mudo as palavras, para provocar conflito e ver como se saem nelas. Os alfabéticos podem escolher suas palavras, afinal já sabem escolher. O desafio, para esses alunos que já escrevem, é justamente não fugir do tema e verificar até onde vai o conhecimento.
      Para que perceba melhor meus pacotes, estou lhe enviando um de brinde em seu e-mail pessoal. Espero que goste.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Boa Noite! Me envie por favor algumas dicas de sondagem também achei bem interessante as folhas desenhadas …encaminhe para meu e-mail pessoal por gentileza

    • Mariane:
      Há muita sondagens no blog gratuito. Basta digitar na caixa de pesquisa do blog a palavra “Sondagem”. Caso se interesse por um material mais consistente e completo, há ainda o pacote “avaliações de primeiro ano” e “cd digital de alfabetização” que podem ser adquiridos no http://www.janainaspolidorio.com
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

