Alfabeto … diferente, claro!!

Ainda me lembro a primeira vez que eu mesma confeccionei um alfabetário para colocar na sala. Ainda não havia os recursos do computador tão à vista e era preciso ‘ralar’ para encontrar figuras decentes que pudessem resultar em um alfabeto decente para colar na parede da sala.

As letras eram feitas à mão, as folhas eram cortadas em uma cartolina rosa – a que mais tinha na escola, porque ninguém usava – e metros e metros de contact transparente – adquiridos por mim, claro – para proteger a ‘preciosidade’ que eu tinha confeccionado.

Atualmente, eu jamais faria desta forma. Os recursos são muitos e é até mais fácil comprar um alfabeto pronto, pois sabemos como é tão usado nas aulas, portanto algo que realmente merecemos ter.

Há alguns dias, fiz alguns cartazes de gêneros textuais e fiquei simplesmente apaixonada por eles. Colocá-los em uma sala, além de ficarem maravilhosos e decorativos, pode incentivar em muito os alunos, já que muitos são visuais. O contato constante com os gêneros pode possibilitar um excelente aprendizado.

Bem, voltando ao alfabeto, pensei… poderia fazer um alfabetário bem legal, para colocar na parede também. Claro que não queria um alfabeto comum, pois isso podemos encontrar em qualquer lugar. Eu queria fazer um alfabeto que realmente contribuísse para algum tipo de integração.

Resumindo, fiz um alfabeto de personagens infantis. Isso mesmo! Em cada cartaz para imprimir há as quatro letras tradicionalmente usadas em alfabetários – maiúscula e minúscula de forma e maiúscula e minúscula cursiva – assim como um personagem do mundo infantil e ainda o nome do personagem escrito em letra de forma e em cursiva. Achei muito lindo! Consegui fazer de A até Z, incluindo ainda o K, W e Y e já disponibilizei no http://www.janainaspolidorio.com

Não foi muito fácil fazê-lo – tive que usar programas como o Fireworks e o Corel, por isso demorei até mais do que costumo – mas acredito que você vá gostar muito.

Enquanto eu fazia, tive diversas ideias para um outro pacote que poderá acompanhar o alfabeto se você desejar. Ele aproveitará os personagens para ensinar outros conteúdos e falar um pouco sobre cada um, mas isso é em breve.

Para quem não viu o de gêneros, estou deixando a amostra e para quem se interessou pelo alfabeto de personagens, deixo a amostra logo abaixo da de gêneros.

GENEROS TEXTUAIS – CARTAZES – AMOSTRA

ALFABETO DE PERSONAGENS – AMOSTRA

15 Respostas para “Alfabeto … diferente, claro!!

  1. Tânia Maria Paula da silva Costa

    Janaina, eu e meus alunos adoramos suas atividades.Este novo alfabeto vai alegrar as salas de aula e encantar as crianças.PARABÉNS você é D+++++++++++++++++

    • Tânia:
      Acredito que a sala de aula ficará linda com o alfabeto. Ele é bem mais chamativo que os normais. As crianças vão mesmo ficar encantadas, boa colocação.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. aparecida rosa pereira

    Adorei o seu alfabeto, como adquiri-lo?

    • Aparecida:
      Fico contente que tenha gostado, me dediquei bastante a ele. Para adquiri-lo, basta entrar no http://www.janainaspolidorio.com e clicar em ‘alfabeto de personagens – cartazes’. O processo de compra é igual aos dos sites normais de compra e para pegar o download, você retorna ao próprio site após a efetuação do pagamento e entra em seu cadastro. Lá haverá um link com o alfabeto e você baixa diretamente para seu computador para guardar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. depois do pagamento, quanto tempo demora para os produtos chegarem? FIz dois pedidos

    • Viviane:
      Quando o pagamento é por cartão, os pacotes são liberados imediatamente e quando é por boleto, demora aproximadamente 24 horas para a liberação. Eles são arquivos virtuais, portanto não chegam a algum lugar, eles são retirados no próprio site para evitar problemas de entrega. Após efetuação do pagamento, você mesma retorna ao site http://www.janainaspolidorio.com , entra em ‘minha conta’ e, em seguida, clica no link ‘meus produtos para download’. Depois, basta salvar o que você comprou em seu computador.
      Bjs,
      Janaina spolidorio

  4. Oi, Janaina Fica difcil de comprar todas as atividades que vc envia, pois somos professores e vc sabe, n? Porm as atividades so timas e bem dinmicas. Mas entendo, que no fcil elaborar e enviar gratuitamente. Um abrao!

    • Renata:
      Quando comecei, o fiz porque gosto demais de fazer atividades e me dedico muito a fazê-las, mas devo admitir que o tempo gasto em atividades não permite que possamos nos dedicar a dois períodos de aula e, como você sabe, ter só um período de aulas é difícil. Para poder fazer atividades a todas as séries, aos poucos diminui minhas aulas. Primeiro foi um período que tirei, ficando apenas com aulas pela manhã. Depois, no ano passado fiz uma modificação no meu horário, bastante radical e voltei a lecionar apenas uma matéria, como eu fazia há alguns anos, antes de ser polivalente.
      Para conseguir me dedicar mais ainda às atividades, para este ano, diminui ainda mais minhas aulas e dependo atualmente da venda de atividades mais do que das aulas. Com correções, relatórios, planejamentos, eventos na escola, finais de semana trabalhando não era possível fazer as atividades. Eu tinha finais de semana nos quais corrigia cerca de 400 atividades de avaliação, com apenas uma matéria no ano passado. Sendo assim, resolvi ter menos aulas e fazer mais atividades. Espero que compreenda que eu preciso produzir para poder ganhar e, por esse motivo, não tenho como disponibilizar gratuitamente as atividades. Gostaria muito de poder contribuir mais, porém como é minha atual forma de sustento, não tenho como deixar todas gratuitas. Continuarei com algumas atividades gratuitas no blog, as quais você pode utilizar em sua aula, complementando seus conteúdos e desta forma poderei fazer minha contribuição. Agradeço a compreensão.
      bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. janaina, adquiri o alfabeto de personagens, e salvei no computador, mas não consegui visualizá-lo. o link expirou lá no site de compra. há como verifica o que deu errado.obrigada
    Márcia

    • Márcia:
      Enviei para seu e-mail o pacote que contém o alfabeto de personagens. Quando tiver problemas com arquivo, me avise que faço o reenvio. Espero que goste dele.
      bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. Regiane Rodrigues Jorge Vieira

    olá janaina já sou cliente do seu site de compras porém hoje estou tentando entrar e não consigo já tentei até criar outra conta , como vc pode me ajudar queria comprar seus novos cds

  7. Regiane Rodrigues Jorge Vieira

    simplesmente o site não reconhece meu email e nem outro que eu tente cadastrar , ele não entra para que eu possa realizar a compra

  8. Regiane Rodrigues Jorge Vieira

    tipo quando vou colocar meu email e entrar ele continua na mesma pagina

Deixe um comentário

