Fração na reta

Gosto bastante de atividades que fogem ao comum e ontem acabei não adicionando uma nova postagem ao blog, pois fiquei praticamente “afundada” em um novo pacote com conteúdo de fração. Achei por bem começar do início e fazer pacotes em sequência, pois a quantidade de informações deste conteúdo é bem extensa.

Para um primeiro pacote, achei legal identificar frações, compreender o conceito, representar graficamente, ler e escrever os nomes por extenso e trabalhar com frações equivalentes e situações-problema.

Mencionei coisas diferentes, pois a atividade do novo pacote que já lancei no www.janainaspolidorio.com traz as representações comuns e a forma de representação em reta. Claro que, no pacote, explico em maiores detalhes como é feito, mas basicamente o aluno deve observar a reta, previamente dividida em partes. O primeiro tracinho sempre representa o zero e os demais, a quantidade representada pelo denominador. A tarefa é desenhar um círculo na posição mostrada pelo numerador, então se o numerador for 2, da fração 2/5, conta-se 0, 1 e 2 e o aluno deve fazer o círculo sobre o 2.

Na atividade de amostra, o aluno deve observar a representação e escrever a fração correspondente.

Além desta amostra que estou deixando hoje, com o conteúdo fração em linha reta, deixarei ainda um, em sequência, do mesmo pacote, já que ele é bem extenso. Espero ter ajudado de alguma forma. Boa aula!

FRAÇÃO EM LINHA

About these ads

2 Respostas para “Fração na reta

  1. É muito bom poder contar sempre com com você . Parabéns!

  2. muito bom, é bastante proveitoso. PROF. Janaina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s