Querido Diário – Interpretação

     Recentemente, recebi pedidos para publicar atividades de dois gêneros distintos, mas que realmente há um escasso material sobre o assunto no que diz respeito a atividades prontas: Diário e Jornal.

     Estou trabalhando na elaboração de ambos os materiais, porém escolhi disponibilizar hoje o referente ao ‘Diário’. Garimpei muito na internet, tanto em português quanto em outros três idiomas para encontrar um texto informativo sobre diário que fosse ‘bonzinho’ e fiquei bastante frustrada.

     Cansada de procurar, decidi eu mesma escrever o que eu sabia sobre diários. Na verdade, acho que sei até bastante, tanto sobre o gênero quanto sobre experiências com ele, já que comecei a escrever diários na terceira série e só parei no segundo ano do Ensino Médio. Tive toda sorte e tipo de diário: com chave, criptografado, em formato agenda,  entre outros.

      Sendo assim, a atividade disponibilizada traz um texto informativo sobre o gênero, falando sobre os tipos de diário – inclusive o virtual – e acrescentei alguns dos mais famosos. Espero que gostem. Boa aula!

O DIÁRIO

8 Respostas para “Querido Diário – Interpretação

  1. Olá colega,

    Adorei seu blog e tomei a liberdade de copiar um exercício para meus alunos particulares (lh e l- cruzadinha)
    Agradeço muito a colaboração.
    Sucesso!!!!!
    Um abraço,
    Jussara

  2. Sentir a mesma frustação alguns dias atrás, quando precisei fazer um trabalho de faculdade sobre os generos textuais, e realmente não encontrei nada de interessante, principalmente sobre o diário, realmente é muito dificil. A sua atividade é muito interessante. Parabéns como sempre pela criatividade.

    • Izabel:
      Concordo com você. Quando eu fazia faculdade também era um sufoco encontrar material disponível. Tudo o que havia era sempre muito repetitivo e óbvio. Fico contente que tenha gostado do conteúdo da atividade. Agradeço o comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Querida janaína,
    trabalho com segundo ano do primeiro seguimento( antiga primeira série)
    e tenho aplicado suas atividades com meus alunos. Acredite se quiser,
    quase todos estão lendo.Parabéns!!!!Suas idéias são ótimas.
    Lucy Sanchez
    Araruama Região dos Lagos Rj.
    bjs.

    • Lucy:
      A intenção de publicar é exatamente porque sempre consigo avanços rápidos com os alunos quando aplico minhas próprias atividades. Quando eu usava as prontas, retiradas de livros, não conseguia tanto progresso. Fico feliz em saber que estão surtindo efeito com outros alunos também.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  4. Janaina amei minha amiga ,obrigado´por partilhar conosco suas brilhantes ideias .

  5. o Janaina seu blog é maravilhoso, os meus alunos adoram as atividades, do 2º ano, eu amo todas, obrigadas pela força. obrigada mesmo! Feliz Férias,

Deixe um comentário

