Tirinha – Interpretação e Produção de Texto

     A atividade de hoje é bem simpática. Usei uma tirinha do ‘Calvin e Haroldo’ para elaborar uma interpretação de texto, seguida de uma produção de autoria.

     Os alunos devem ler a história e responder as perguntas, que necessitam realmente de uma compreensão do aluno. Nos quadrinhos, Calvin imagina ser um garoto invisível, para aprontar alguma coisa, claro. Ele precisa do poder da invisibilidade para conseguir o que quer. As questões elaboradas levam os alunos a refletir sobre o tema e a produção de texto sugerida vai um pouco além: os próprios alunos devem se colocar no lugar de alguém com poderes de invisibilidade, explicando como vieram a ter esta capacidade, o que fariam etc. – tudo explicado na atividade. Acredito que a proposta resulte em textos bem legais. Boa aula!

O GAROTO INVISIVEL – CALVIN

18 Respostas para “Tirinha – Interpretação e Produção de Texto

  1. Profª Marta Regina

    Adorei a tirinha. Vou trabalhar com ela na segunda-feira em minha turma do Autonomia Carioca. Depois venho aqui para dizer o que os alunos acharam.
    BJS

    • Marta:
      O Calvin costuma ter algumas tirinhas bem simpáticas mesmo. Fico contente que tenha gostado. Espero que seus alunos aproveitem bem.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Oi, Janaína.
    Agora, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tens alguma atividade bolada pra este tema? Tenho 3° ano.
    Muito obrigada!

    Débora C.

    • Débora:
      Não tinha nenhuma atividade sobre este tema. Já disse que sou meio desatenta à datas, não é? Como você a lembrou, elaborei duas atividades, mas não sei se lhe servem. Vou tentar fazer mais durante a semana.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Nossa eu amei as atividades.
    Tenho um 3º ano e uma Sala de Recursos e tenho que sempre ter atividades criativas e diferentes.
    Aproveitei todas, principalmente de matemática que tenho muita dificuldade para encontar .
    Muito obrigada.

    • Helena:
      Espero que goste dos resultados das atividades com seus alunos. Sempre que desejar, dê uma passadinha no meu blog. Fiquei muito contente com seu comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Daniella:
    Para receber avisos de novas postagens, basta fazer a inscrição gratuitamente no atualizador do blog, à direita da tela.
    Bjs,
    Janaina Spolidorio

  5. Muito criativa essa atividade.
    Gostei muito, e vou utilizá-la para os meus alunos.

  6. Parabéns pelas atividades maravilhosas.

  7. Você é uma professora muito criativa, Janaína!!! Parabéns pelas atividades incríveis! Pode ter certeza que vou usá-la com meus alunos.
    Bjs
    Regina

  8. Cláudia Regina barbosa

    Janaina!!Sou apaixonada pelo seu blog e pelas atividades tão bem elaboradas.Parabéns Gostaria de saber se vc tem cd só com atividades para o 5 ano para que eu possa adquirir.Bjs
    Cláudia Regina
    claurbarbosa@gmail.com

    • Cláudia:
      Ainda não tenho cd com atividades somente de quinto ano. O cd de produção de texto traz a maior quantidade de atividades mais voltadas a esta faixa etária, mas com algumas atividades para crianças menores também. Os outros trazem atividades misturadas.
      Fiquei muito feliz de saber que você gosta das atividades. Agradeço o comentário.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  9. MARAVILHOSO TUDO…ME AJUDA MUITO EM TODAS AS MINHAS SALAS, OBRIGADA

  10. Sueli de Carvalho Benevides

    Amo você!!! Amo suas atividades… Obrigada por existir… Que DEUS a abençõe… Você é nota 1.000.000.000….
    Um enorme beijo!!!
    Sueli

Deixe uma resposta

