Ambientes Naturais e Construídos

     Para variar um pouco, uma postagem de ciências no dia de hoje.

     Ambiente é algo trabalhado à exaustão com os alunos. Em uma série se trabalha as partes do ambiente, na outra, cuidados com o ambiente e este é um assunto que usamos em quase todos os anos na área de ciências ou geografia. O que nos falta é um material mais flexível para o trabalho… pelo menos para mim acontece desta forma.

     Parte do problema com algumas disciplinas é a falta de material. Sei que devemos tratar com seriedade todas as áreas, pois eu mesma já vivi grandes descasos com minha área de atuação principal – aulas de idiomas -, mas é difícil tirar o foco do português e da matemática. Professores polivalentes podem atestar que isso é realmente difícil, pois somente essas duas áreas são cobradas ao final do ano ou do ciclo.

     Logo no início do trabalho de ciências, os alunos já começam a ter contato com o tema desta postagem. Procurei algo que me agradasse sobre o tema e não encontrei, portanto elaborei uma atividade que talvez seja o princípio de algo mais interessante do que tudo o que achei até aqui sobre o assunto.

     Apresento aos alunos um ambiente natural que eles devem observar e anotar elementos que dele fazem parte – o que resultará em uma lista de elementos naturais, levando à conclusão de que realmente é um ambiente natural. Peço ainda para que façam uma listagem de outros ambientes com características naturais.

     Depois, apresento a mesma cena e uma situação problema que modificará a paisagem observada incontestavelmente e por um longo tempo. Para resolver a situação, os alunos devem literalmente construir uma cabana com as peças recortadas em folha a parte sobre a paisagem observada. Não há como não notar a diferença e o impacto que a construção causará no local.

     Imaginei que simular concretamente a construção de um ambiente construído seria importante para melhor compreensão do aluno. Dependendo da classe, a professora poderá ainda entrar em questões ambientais sobre o impacto da construção no ambiente. Achei interessante, mas ainda não testei. Quem sabe você também aprecie a ideia… Boa aula!

AMBIENTES NATURAIS E CONSTRUIDOS

7 Respostas para “Ambientes Naturais e Construídos

  1. Adoro suas atividades. Parabéns! Só estou sentido falta de atividades de Artes… Ah! não consegui montar a cabana. Como seria?

    • Luciene:
      Na área de Artes estou trabalhando em minha sala com musicalização a maior parte das aulas, portanto acabo postando mais sobre esta parte. Vou tentar montar algo de artes plásticas, que sei ser mais usado nas escolas e logo posto. Quanto à cabana, você pode montá-la com três andares de blocos ou quatro. Um dos blocos é uma chaminé e a porta e a janela vão por cima dos blocos. Espero ter ajudado…
      Agradeço o comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. OI Janaína, sou professora também, tem um mês que estou trabalhando com a 5°série pela primeira vez, estou com muitas dificuldades sobre as frações, já iniciamos, mas são vários tipos… m ajude!
    bjs

    • Suelisy:
      Há algumas atividades com frações no blog. Basta você digitar na caixa de pesquisa a palavra ‘fração’ e clicar em pesquisar. Caso não encontre o que deseja, dei várias dicas práticas de trabalho com frações há alguns meses para a revista ‘Guia Prático do Ensino Fundamental’. Coloque este nome no google, juntamente com meu nome ‘Janaina Spolidorio’, que você conseguirá encontrar a matéria completa. Há várias dicas legais lá também. Caso seja alguma dúvida mais específica, me escreva novamente que procurarei lhe auxiliar melhor.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  3. eu queria um texto do ambiente natural e contruido pode me ajudar?

  4. tenho um trabalho de ciencias do meio ambiente natural e construido para entregar no dia 7 estou preucupada pois procurei em varios lugares e naum conssegui encontrar esatamente oq o prf pediu vc tem algum site aconsselhado que fale sobre o meio ambiente natural e construido???????bjs

    • Stefany:
      Este tema de ambientes naturais e construídos é muito específico e é realmente difícil encontrar textos prontos sobre o assunto. Você provavelmente encontrará os assuntos separademente para pesquisa, ou seja, busque primeiro ambientes naturais e depois ambientes construídos, depois faça uma comparação.
      Bjs,
      janaina spolidorio

Deixe um comentário

