Interpretação de texto e separação de sílabas

     Hoje, resolvi disponibilizar um texto para interpretação que trata de uma cena cotidiana comum. O texto fala sobre um menino que está aprendendo a andar de bicicleta.

     O tema é bem próximo das crianças e o texto é bem simples. Além de questões de interpretação, acrescentei dois exercícios de separação de sílabas na atividade. Em um deles, é necessário buscar no texto palavras que se encaixem na classificação pedida e no outro, os alunos devem apenas separar as sílabas.

     Há algumas restrições, em algumas escolas, sobre a separação de sílabas, considerada como conteúdo ‘tradicional’. Certamente, quem inventou este tipo de ‘rumor’ não tem ideia da importância da separação de sílabas em línguas quantitativas, como a língua portuguesa. É característica natural de nossa língua a separação, devendo portanto fazer naturalmente parte da aprendizagem da criança.

          Acrescentei ainda um último exercício para que o aluno observe ilustrações de situações diversas com bicicleta e elabore um pequeno texto com base nas mesmas. Talvez lhe seja uma atividade útil. Boa aula!

COM RODINHA OU SEM RODINHA

23 Respostas para “Interpretação de texto e separação de sílabas

  1. Silvia Carneiro de Oliveira Silvestre

    Muito interessante as propostas de atividade além de poderem ser trabalhadas,as mesmas podem ser adaptadas ,pois são muito critivas e desafiadoras[…]

  2. Parabéns prô Janaína, seu trabalho é maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar,
    Conceição

  3. Janaina, fiquei maravilhada com suas atividades, você está de parabéns pelo seu blog. Que Deus te abençoi sempre! um grande abraço.

  4. Educadora Janaina, você é iluminada por saber dividir com o próximo a capacidade que Deus lhe deu de criar.

  5. Janaina, tenho 20 anos de profissão, e tenho adorado as suas atividades!!!! Atualmente trabalho com alunos particulares, e tenho usado seu material com bastante frequência. Obrigada pelas ideias!!!! Me mande seu email, que posso te mandar atividades que eu monto tbm!!!! Fique a vontade para colocar no blog. Vc tem facebook ou orkut?
    Um abraço, Lais

    • Laís:
      É um prazer poder lhe ajudar com seus alunos. Fico contente que você tenha utilizado as atividades. Espero que os resultados tenham sido bons. Tenho facebook e orkut com o nome janaina spolidorio. Meu e-mail é austenbr@yahoo.com.br
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. amei sua criatividae, vc tem o dom de criar

  7. Selma Amadeu Canolla

    Oi Janaína,
    sou amiga da Dulcineia, estou apaixonada pelo seu blog!!!!
    Obrigada.
    Beijo.

  8. Olá Janaína sou de Itanhém, uma cidade no interior da Bahia, e amei suas atividades! Estou a procura de estrátegia para produção textual com alunos de 3º ano, se puder contar com sua ajuda serei muito grata!

    • Carine:
      Para trabalhar com produção textual, há alguns materiais no blog que você pode encontrar colocando na caixa de pesquisa ‘produção de texto’. Além disso, postei dois vídeos que também estão disponíveis no youtube que talvez lhe sejam úteis.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  9. VOCÊ É UMA PESSOA ABENÇOADA, E SUAS ATIVIDADES ME AJUDARAM MUITO OBRIGADA!!!

  10. rosana maria mourao pitaluga

    obrigada! suas atividades foram de grande utilidade.

    • Rosana:
      Obrigada por comentar. É por meio dos comentários que sei quando as atividades têm realmente utilidade a vocês, leitores. Visite o blog sempre que você precisar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  11. Bom dia!!!!
    Janaína seu blog é simplesmente PERFEITO.
    Eu sou professora de uma turma de 3º ano da zona rural e suas atividades estão me ajudando muito.
    Elizeth

  12. Adorei o texto e as questões. Estou terminando meu estagio do magistério e seu blog está me ajudando muito. Obrigada mesmo. :)

Deixe um comentário

