Alfabetização – Leitura

     Um dos maiores desafios para trabalhar com alunos em fase de alfabetização é a leitura. A construção da escrita pela criança acaba ignorando muitos procedimentos necessários à leitura fluente. Se nos aprofundarmos em como se processa a leitura e analisarmos o que fazemos com as crianças na escola nesta parte, certamente nos questionaremos o porquê de deixar tão de lado procedimentos tão simples e necessários – em momento oportuno, farei uma postagem só sobre o assunto, com maiores explicações.

     Enquanto algum teórico importante de nome não levanta esta questão, devemos nos ‘virar’ com atividades que contemplem um pouco a leitura e por este motivo, dediquei a postagem de hoje á leitura.

     São três atividades iguais, com palavras diferentes. Os alunos devem relacionar a imagem ao nome, colocando o mesmo número nas duas partes. Acho que pode ser uma boa opção para trabalhar na sala. Espero que você goste. Boa aula!

RELACIONAMENTO

RELACIONAMENTO 2

RELACIONAMENTO 3

About these ads

9 Respostas para “Alfabetização – Leitura

  1. erica simone raymundo

    OI janaina! gostei muito quando você diz que muitas vezes nos ocupamos demais com atividades de escrita e esquecemos que a leitura precede a mesma. Quando faço minha rotina sempre coloco uma atividade de leitura e outra de escrita e as vezes juntas. Continuo a visitar seu blog quase que todos os dias, mas as vezes não tenho tempo de responder. Um abraço Érica

  2. Continuo a utilizar suas atividades com meus alunos da terceira idade do projeto MOVA Alfabetização de jovens e adultos e gostaria de saber se existe uma forma diversificada de ensinar alunos com grande dificuldade de aprendizagem por motivos de falta de alto estima.

    • Rosely:
      A única maneira de melhorar a auto-estima é trabalhar com valores em sala de aula… isso, no coletivo. Individualmente, o incentivo e elogios a pequenas conquistas podem gerar bons resultados. Com adultos é um pouco mais difícil, pois a falta da auto-estima geralmente vem de longa data e a compreensão é maior. Aos poucos é necessário que o adulto entenda que só ele pode mudar este quadro e deve se propor a fazê-lo. Você pode trabalhar com exemplos reais de pessoas que superaram grandes desafios por meio de textos, vídeo ou alguma mídia. Espero ter ajudado…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. adoro suas atividades sao muito uteis no cotidiano de minhas aulas

    • Veronice:
      Adorei seu comentário. Me alegra saber que estou lhe ajudando de alguma forma. Espero que tenha obtido bons resultados com elas.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Olá querida Janaina Spolidório! Desde que descobri seu blog, ñ deixo de acessá-lo um dia sequer! vc tem me ajudado bastante com suas atividades! Muita luz para o seu coração, que Jesus te recompense por esse teu trabalho tão bonito, oportunizando professores menos favorecidos e proporcionando-nos saberes.
    Vangléia Souza

    • Vangléia:
      Fico imensamente feliz com suas palavras sobre o blog e as atividades. Desejo tudo de bom a você e espero que as atividades tenham contribuído positivamente para sua prática.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. Oi Janaína. Não sou professora, e sim mãe. meu filho tem tido dificuldade na leitura. ele conhece as letras, as sílabas, mas está sentindo dificuldade na leitura, inclusive de textos simples. Você teria alguma recomendação ou atividades? Desde já agradeço muito.
    Aline
    recife-PE

    • Aline:
      Para ler melhor, seu filho precisa exercitar mais o som das letras e seu reconhecimento. Seria legal fazer atividades de consciência fonológica com ele. O assunto é bem vasto na internet. No blog, digite na busca ‘leitura’. As atividades cujo título é ‘olho vivo’ são muito boas para desenvolver a leitura.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s