Operações Matemáticas – para caderno

     Nos finais de ano, ficamos muito atarefadas terminando a documentação dos alunos. Certamente a pessoa que teve a infeliz ideia de aumentar os dias letivos de 180 para 200 não tinha a menor noção do mal que estava fazendo, tanto para o professor quanto para o aluno.

     Só nós, professores, sabemos o quanto é horrível ter que finalizar relatórios, fichas, avaliações, diários de classe e fichas mil, além de lecionar ao mesmo tempo. Além disso, a maior parte dos pais deseja fazer uma viagem com os filhos nesta época do ano. Temos que fazer verdadeiros milagres para contemplar a todos.

     É praticamente impossível continuar no mesmo ritmo. A sala vem pela metade ou com muitas faltas, a grande preocupação da época é entregar toda a documentação e nisso tudo, seria hipocrisia afirmar que a aula tem condições de ser maravilhosa.

     A saída que a maior parte dos professores encontra é aplicar atividades que possam ser úteis para a aprendizagem e ao mesmo tempo que os alunos façam cem por cento sozinhos. Desta forma, a possibilidade de trabalho fica muito mais viável e ninguém é prejudicado.

     Mantenho em minha sala de aula aqueles cadernos com folhas quadriculadas, um por aluno. Eles servem para puro treino matemático e nesta época ele é essencial ao meu trabalho. Posso colar tirinhas com operações diversas, que os alunos resolvem sozinhos e posso preencher, avaliar e refletir sobre tudo o que preciso.

     Estou disponibilizando abaixo uma destas minhas tirinhas de operações. Você pode modificar os números conforme lhe convier. Costumo utilizar uma folha para cada três alunos, sendo que em cada folha há duas tirinhas para cada aluno. Como tenho uma primeira série, as operações são de adição e subtração. Eu as colo no quadriculado, mas podem ser coladas em qualquer caderno. Boa aula!

OPERAÇÕES PARA CADERNO QUADRICULADO

9 Respostas para “Operações Matemáticas – para caderno

  1. Oi, Janaína.
    Acompanho teu blog desde que o conheci, no mês passado. Já vasculhei tuas atividades e muitas já apliquei. Tenho um 2° ano em Porto Alegre. Os alunos gostaram muito das tarefas.
    Bem, eu leio e gosto muito das tuas reflexões. Mas, parece-me muito chateada… faça a sua parte! Você faz a diferença… você é a diferença na vida destes alunos que estão contigo no corrente ano… e no próximo serão outros que dependerão de ti para crescer!!! Confie no teu trabalho… que é fantástico! Vai, continua tentando e se puder, nos auxiliando… abrindo nossos olhos para os ransos do passado, que não conseguimos perder sem a ajuda de alguém!!! Um beijão
    Prof Débora Coruja

    • Débora:
      Fico contente que as atividades lhe sejam úteis e mais ainda que os alunos tenham gostado, pois eles estão cada vez mais exigentes no quesito atenção às lições. Tento elaborar lições nas quais os alunos tenham realmente prazer em fazer, no caso de tarefas mais coletivas.
      Quanto a eu estar chateada, não se preocupe… na realidade, não estou. Sou um tanto intensa quando escrevo. No blog, procuro até ‘maneirar’ um pouco, não ser tão profunda. Como sou extremamente detalhista, tenho tendência a análises detalhadas do cotidiano. Breves observações me rendem praticamente um livro para escrever.
      O post do caderno quadriculado foi um pedido de uma colega minha de trabalho, pois todos os que tiveram contato com ele na escola adoraram, embora alguns alunos não gostem muito. Ele traz excelentes resultados e é realmente ótimo em períodos de ‘atolamento de trabalho’. Fico um pouco alterada quanto à burocracia escolar, o que fiz foi colocar um pouco para fora.
      Pessoalmente, não costumo colocar minhas opiniões, mas na escrita gosto de deixar muito claro tudo o que penso.
      Vou continuar postando atividades e espero que elas também possam lhe ser úteis.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. qual seu nome em q escola tu da arla em

  3. preciso de modelo de atividade com caderno quadriculado para alunos do 3ano

    • Terezinha:
      O modelo para caderno quadriculado é igual para todas as séries. A atividade é editável, isto é, você pode alterar os números conforme a necessidade de seus alunos. Sinta-se à vontade para modificá-la do modo como achar melhor.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Oi Janaina! Tenho acompanhado seu site desde o agosto do ano passado. Adorei suas atividades e tenho aplicado muitas delas. Quero agradecer por você ter compartilhado conosco a sua sabedoria como educadora, voltei a trabalhar com o ensino fundamental no ano passado, depois de um longo tempo na Educação Infantil e estava precisando muito de ajuda, e encontrei em você tudo o que eu precisava para voltar trabalhar com crianças maiores . Muito obrigada. Beijos.

    • Luzia:
      Bem, fiquei bem feliz em saber que você pôde encontrar apoio no blog. Espero que eu possa continuar lhe ajudando em seu trabalho. Me visite sempre que precisar.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

Deixe um comentário

