Natal – Atividades de Produção e Interpretação

     O Natal se aproxima e há muitos professores que apreciam trabalhar um pouco com o tema antes de finalizar suas atividades finais. Pretendo publicar mais atividades referentes à época, mas estou começando com duas que têm como objetivo principal a produção de texto.

     Em uma delas, os alunos devem imaginar que responderão perguntas reais de uma criança que acredita na existência do Papai Noel. Há algumas perguntas em estilo faq e os alunos devem ou criar respostas criativas ou pesquisar respostas possíveis.

     Na outra, escrevi textos sobre o natal em outros três países. Os alunos devem contrastar informações em uma tabela e depois escrever um texto sobre as festividades natalinas no Brasil, usando como base o tipo de texto apresentado. Boa aula!

AJUDANTE DE PAPAI NOEL

NATAL NO MUNDO

16 Respostas para “Natal – Atividades de Produção e Interpretação

  1. Eta Janaína!!! Vc me surpreende a cada atividade! Tu consegues dar um enfoque diferente para uma situação tão comum nesta época. Até eu me vi tentada a responder as questões do ajudante de Papai Noel. Certamente meus alunos irão viajar nas respostas, visto que as perguntas são prá lá de ‘atraentes’.
    …Desejo que você tenha…cada dia mais sabedoria para dividir conosco!
    Gracias e bjs no coração
    Elô

  2. PARABENS JANAINA SUAS ATIIDADES SÃO FANTASTIcAS!
    OBRIGADA POR comPARTILHAR conosco!
    ELIETE

    • Eliete:
      Muito legal saber que você gostou. Me esforcei bastante para fazer as atividades de Natal, portanto é muito compensador receber comentários.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. Matilde Rodrigues

    Janaína, não é a primeira vez que faço uso de suas atividades. Em cada uma delas há um desafio diferente!!!! Saber curiosidades sobre o Natal em diversos países foi surpresa até para mim…..meus alunos adoraram a atividade, refletiram muito sobre o que acontece antes, na véspera e no dia do Natal…obrigada por sua disposição em elaborar atividades relevantes para o aprendizado dos alunos e boa sorte. Tenha certeza que continuarei a visitá-la todos os dias. Bjos.

    • Matilde:
      Saber sobre diferentes culturas sempre ‘abre’ a mente. Gosto de pesquisar e saber mais sobre outros países e acho muito bom estimular o aluno a ter a mesma atitude. Atividades que mostram como a vida é em outros lugares ajuda muito no aprendizado das crianças. Gostei muito de elaborar esta atividade, embora não fosse possível aplicá-la em minha turma deste ano, devido à faixa etária deles. Fiquei muito contente com seu comentário, pois pude ter um ‘feedback’ de alguém que usou efetivamente a atividade. Agradeço muito seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. luciclea umbelino barros

    é a primeira vez que faço uso das suas tividadades. Adorei serao de grande utilidade para mim e muito desafiadora para meus alunos, obrigada!

  5. Rosemeire Ferreira Maia

    Janaína, como já de costume, AMEI as atividades com o tema Natal, parabéns pelo seu trabalho e dedidcação!
    Professora Rose

  6. Oi Janaína, tudo bem??? Estou sempre consultando seu Blog, adorei todas as atividades que retirei para aplicar em sala de aula… Agora vamos para o Natal… bjs.
    Prof. Claudinara.

  7. MUITO LEGAL O SEU BLOG !Suas atividades tem nos ajudado muito em nosso dia-a-dia!!!
    Parabéns!!!!

  8. Andreia Aparecida

    oi boa noite navegando na ne encontrei seu blog ele é simplesmente perfeito,com carinho Andreia

  9. Não consigo abrir as respostas das atividades. Envie como abri-las ok? Suas atividades são ótimas e fácil e utlizá-las. Parabéns!!!!!

  10. Parabéns Janaína, gosto muito das suas atividades. Gostaria que postasse um conto natalino com interpretação. Abraços! Samária

Deixe uma resposta

