Plantas – fotossíntese e pesquisa

     O tema plantas é bastante usado na escola, já que vai e volta no currículo em diversas séries. Desta forma, elaborei duas atividades voltadas para a fotossíntese e um de pesquisa sobre este tema.

     Se você me perguntar qual é a faixa etária alvo, acredito que são atividades mais apropriadas para o ciclo 2, porém de fácil adaptação.

     Gostei demais de elaborá-las. Fotossíntese não é um conceito de fácil compreensão para as crianças. No entanto, encontrei um texto bem claro e elaborei questões que acredito serem de grande auxílio na compreensão do significado desse processo. Na outra atividade, os alunos devem escrever uma receita para explicar a fotossíntese. Isso mesmo! Deixei a estrutura da receita pronta e os alunos apenas completam, com os ingredientes necessários e o modo de preparo ( o processo em si ). Achei que ficaria mais bem internalizado deste jeito.

     Quanto à atividade de pesquisa, os alunos elegem uma planta para ser entrevistada. A planta escolhida deve ser bem estudada por eles, pois de outro modo não conseguirão responder as perguntas já preparadas. Chamei de missão repórter, mas na realidade eles redigem respostas sobre a planta que desejarem. Devem tomar cuidado, pois requer que eles se coloquem no lugar da planta de uma certa maneira. Sugiro que antes de pedir que os alunos façam a entrevista, você elabore uma com eles em sala, levando algum texto sobre uma planta bem conhecida. Se fizerem uma vez coletivamente, a atividade se tornará mais fácil e os resultados serão melhores. Boa aula!

FOTOSSÍNTESE – TEXTO COM INTERPRETAÇÃO

FOTOSSÍNTESE – UMA RECEITA DE SUCESSO

ENTREVISTA COM UMA PLANTA

About these ads

2 Respostas para “Plantas – fotossíntese e pesquisa

  1. Menina, eu me considerava criativa, mas depois de conhecer suas atividades fiquei no chinelo! A entrevista com a planta irei usar esta semana, com meus alunos.
    Parabéns, mas uma vez você arrasou.

    • Ana Paula:
      Também gostei da ideia da entrevista com a planta. É uma pena que eu não possa testá-la, pois com a primeira série não dá. Depois me conte os resultados. Algumas leitoras deixam relatos, o que sempre ajuda quem está lendo e a mim também, pois aproveito para novas ideias.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s