Palavras e mais palavras

  Há algum tempo atrás, postei algumas atividades cujo título era ‘Palavras e mais palavras’. Eram figuras diversas nas quais havia um espaço para que os alunos escrevessem os nomes. O objetivo era avaliar a hipótese de escrita do aluno.

     Usei em minha sala de aula e pude usufruir das diversas possibilidades da atividade. Alunos não alfabéticos deixam sua hipótese bem clara. Alfabéticos há pouco tempo podem elaborar frases e produtores de texto soltam a imaginação e desenvolvem de modo muito bom textos de autoria.

     Fiz mais três deste tipo e estou postando, pois achei dinâmica e muito adaptável. Espero que lhe ajude também. Boa aula!

PALAVRAS E MAIS PALAVRAS 4

PALAVRAS E MAIS PALAVRAS 5

PALAVRAS E MAIS PALAVRAS 6

11 Respostas para “Palavras e mais palavras

  1. Oi, Janaina! Que bom ter encontrado tua página. Eu estou maravilhada com a tua capacidade de criação! Os exercícios são desafiadores e ao mesmo tempo… super legais e envolventes.

    Bem, eu estou copiando as atividades (para enriquecer minha aula), porém eu gostaria de fazer uma pergunta: a folha organizada com os temas do mês é dada às crianças no primeiro dia de aula de cada mês ou você vai dando os temas diariamente? Eles devem copiar no caderno a questão ou somente as respostas?
    Sei que posso fazer conforme eu pensar que seja melhor, mas gostaria muito de saber como você procede com o tema.

    Agradeço o retorno.

    Beijos
    Débora prof 2° ano Ens Fund

    • Débora:
      Primeiramente, fico feliz que você tenha gostado das atividades e comentado.
      Quanto às atividades de folha organizada com os temas do mês, acho que você se refere às lições de casa. Não costumo guardar nenhuma lição que já fiz e não dou lições repetidas de um ano para outro. Sendo assim, a maior parte das lições de casa publicadas são destinadas à primeira série, turma que tenho neste ano. Fiz uma de ciclo 2 em setembro a pedido de uma leitora, que gentilmente me forneceu seu planejamento e uma outra para segunda série no início do ano, só como exemplo.
      Na seção ‘aos pais’, você irá encontrar algumas explicações sobre a lição de casa mensal. Geralmente entrego no início do mês, salvo quando dou um pequeno intervalo para ‘descanso’. A comanda, explicada em reunião de pais e mostrada em um caderno de exemplo que elaboro, é copiar o enunciado do dia em um caderno exclusivo para lições de casa e responder as questões do dia. Toda lição deve ter um cabeçalho, discriminando o nome da escola e a data.
      Nas turmas que lecionei foi uma tática excelente e bem produtiva, pois cria um bom hábito, os pais não ficam perguntando sobre a lição de casa, pois já está lá e podem inclusive se programar caso tenham que sair ou algo do tipo – para os casos de alunos que não fizerem porque ‘foram ao mercado’.
      Espero que seja isso que você tenha perguntado. Se não for, escreva novamente e diga qual é o título do post que explico melhor.

      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. maria eleonora cabral

    Janaína adoro suas atividades por ter desafios e serem criativos e diferentes,acompanho seu blog e uso suas ideias no meu trabalho.Gosto de ler sua introduçao as atividades pois me ajuda bastante no objetivo da tarefa proposta.Parabéns,Parabéns e obrigado por compartilhar.

  3. Oi Janaina!

    Que legal ler tua resposta!
    Bem, eu fiquei com dúvidas quanto ao tema e antes de querer aplicá-lo em minha sala de aula, quero saber direitinho como é a experiência bem sucedida que tens.
    Li que você combinou com os pais em reunião sobre os temas. Devo fazê-los colar esta folha mensal no caderno de tema? Onde ela fica? E os anexos? Ficam em casa ou na pastinha do aluno?

    Outra coisa: Cada dia eles têm que escrever o cabeçalho na folha do caderno de tema? Você dá uma cabeçalho pronto?

    Te aguardo!

    *Estou adorando as postagens diárias. Cada dia abro a internet pensando em visitar o teu espaço antes de qualquer outra coisa…

    Beijos

    Débora Coruja
    Porto Alegre

    • Débora:
      Acho que o tema que você diz são as lições de casa, portanto é sobre elas que irei escrever.
      Bem, já combino na primeira reunião de pais como deve ser feita a lição de casa. Digo que os alunos receberão a lição referente ao mês todo já no primeiro dia ou primeira semana de cada mês. Cabe a cada aluno/ pai organizar-se para dar conta de cada uma delas.
      Nos primeiros meses, tive praticamente cem por cento de lições feitas. A partir do meio do ano, alguns acabaram deixando de fazer. Não descobri o exato motivo,porque são alunos cujos pais não costumam frequentar reuniões de pais – talvez seja exatamente por isso que não faziam a lição. Mesmo assim, é muito gratificante a experiência. Quando eu demorava dois ou três dias de intervalo, os alunos pediam a lição, pois estavam habituados e lhes fazia falta.
      Como tive esses casos que não faziam – alguns poucos – eu pedi na última reunião para que os pais assinassem um termo de responsabilidade para comprometer-se com o acompanhamento das lições de casa. Não era necessário fazer com a criança, mas verificar se as lição do dia foi feita.
      O combinado quanto à organização é o seguinte: deve haver um caderno separado para lições de casa, a folha de lições deve ser colada em uma folha que inicia o mês e separa um mês do outro, todas as lições devem ter cabeçalho, os enunciados devem ser copiados e os alunos devem fazer algum tipo de separação entre as lições – um traço colorido ou um treino motor.
      Os pais não compreendem bem no momento em que você explica, portanto eu levei um caderno que eu mesma fiz de amostra, com as lições da primeira semana.
      Espero ter tirado todas as suas dúvidas. Se houver mais alguma, me avise.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Visito vários blogs- mas o seu é especial!
    O fato de vc contar a sua experência, faz a diferença, outra coisa que eu achei maravilhoso são os OBJETIVOS, muitas vezes, eu passo uma atividade para reforçar a aprendizagem e não penso no objetivo do conteúdo, para mim o seu blog é fundamental por estes dois itens. Parabéns, já sou sua fã. Ah leciono em sala do 1º ano
    beijos

    • Nice:
      Achei seu comentário estupendo. Acho que eu não conseguiria disponibilizar atividades sem comentá-las, pois as acharia incompletas. Dizer o modo como foram pensadas, o objetivo a que se destinam ou mesmo contar experiências reais são essenciais para compreender melhor as atividades. Costumo lecionar em salas de primeira série também, pois acredito ser realmente minha especialidade, porém ainda não sei qual sala terei neste ano. Muitos professores aguardam esta informação e assim que eu a tiver irei disponibilizar.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  5. Janaina, bom dia!
    Como é bom saber que existe pessoas assim como você, que compartilha suas atividades e seus conhecimentos. Deus te proteja e esteja sempre com você, dando lhe sabedoria e inteligência para que continue ajudando pessoas sem experiências em alfabetização como eu. (rsrsrsrsr)
    Parabéns e muito obrigado!
    Arlete

  6. Há muito tempo venho visitando o seu blog, achei muito interessante e criativo
    tenho aprendido muito com você e utilizo suas atividades em sala de aula.
    Deus abençõe por dividir o seu rico trabalho,bjo a paz

Deixe uma resposta

