Os Três Porquinhos

     ‘Os Três Porquinhos’, além de ser uma história muito conhecida pelas crianças, é praticamente um clássico. Podemos encontrar este conto em diversos idiomas, embora não se saiba ao certo em qual deles foi contado em suas primeiras vezes.

     Sua publicação escrita não foi feita há um tempo tão longo quanto outros contos de fada. Foi por volta de 1.890 que um escritor reuniu esta história com tantas outras que conhecia em um livro para crianças muito pequenas. O conto foi, nesta ocasião, escrito em inglês; porém já era contado em outros locais com pequenas alterações.

     Ele traz alguns valores morais importantes, que não podem ser ignorados. Ensina a importância do fazer bem feito, enaltece o trabalho honesto e ainda deixa claro que a inteligência é um bem muito precioso, ao contrário da violência.

     ‘Os Três Porquinhos’ é perfeito para trabalhar com crianças e por este motivo estou disponibilizando algumas atividades prontas do conto para você poder usar. Boa aula!

OS TRÊS PORQUINHOS – DEDOCHES – peguei esses modelos de dedoche de papel prontos há algum tempo atrás. Acho eles muito legais. Quem sabe você também goste.

OS TRÊS PORQUINHOS – SEQUENCIA COLORIDA – esta sequência foi publicada em uma revista em língua espanhola e é uma das mais bonitas que já vi. Coloquei fora de ordem para que os alunos arrumem e re-escrevam a história. Não há comanda, pois minha ideia é que os alunos recortem e colem em seus cadernos. Se você desejar, pode acrescentar alguma comanda.

OS TRÊS PORQUINHOS – JOGO RÁPIDO – interpretação de texto – essa fui eu que fiz – com respostas prontas para que o aluno leia, identifique e pinte.

OS TRÊS PORQUINHOS – LACUNADO – texto dos três porquinhos com diversas lacunas para que os alunos completem. Não há muitas, pois tenho uma primeira série. Se você desejar, pode retirar mais palavras.

11 Respostas para “Os Três Porquinhos

  1. As ilustrações da sequencia colorida são belíssimas. E as atividades ótimas.
    Beijos
    Bernadeth

  2. alexandrapatricia

    Olá sou Educadora de Infância e gostei muito das actividades do vosso blog. Obrigado! São muito úteis à minha prática pedagógica. Sandra

  3. ADOREI AS ATIVIDADES.
    PARABÉNS!
    FIZ UMA PEQUENA MODIFICAÇÃO NA ATIVIDADE (JOGO RÁPIDO)
    COLOQUEI OUTRAS PALAVRAS PARECIDA COM A RESPOSTA CERTA. PARA FICAR MAIS DESAFIADORA.
    MAS ENFIM, ADOREI A ATIVIDADE. PARABÉNS MAIS UMA VEZ.
    BJOS!

  4. Nossa amei suas atividades….valeu muito….grande abraço….lú.

  5. Janaina essa não é a primeira vez que visito seu blog, a cada visita eu fico muito feliz pois sei que o que eu procurar você vai ter. Adorei todas as atividades dos três porquinhos…beijocas e obrigada por dividi seus conhecimento comigo.
    RosyFerreira

  6. Obrigada! Gostei do material exposto. Valeu amiga.

  7. Janaína, adquiri a “sequenciada dos Três Porquinhos” e o link expirou antes que baixasse o arquivo. Você poderia enviar-me? Obrigada. Márcia

  8. adorei as sugestões , obrigada . lurdes

Deixe um comentário

