Excelente reunião de pais… não tem preço!

     Sempre gostei bastante de trabalhar com alfabetização. Esta fase da aprendizagem me encanta demais. Neste ano, porém, mudei um pouco meu conceito quanto à etapa.

     Fiquei dois anos longe de primeira série e, quando retornei, em lugar dos aproximados dois meses que levo para adequar as crianças à sala de aula de Fundamental, estou levando já nove meses e ainda há alunos que não apresentam respostas condizentes com sua idade.

     As respostas às quais me refiro são comportamentais. Elas dizem unicamente respeito aos valores que esses alunos deveriam ter. É claro que sempre temos um ou dois indivíduos na sala que são ‘diferentes’, porém me deparo com oito ou dez. Eu acho que é muita indisciplina para uma única professora. O problema não ocorre somente em minha sala, então pode-se analisar que vem da ‘leva’ de alunos do ano.

     Tenho também alunos adoráveis e quando penso em problemas na minha sala atual, minha mente se direciona ao comportamento e não à aprendizagem, que é extremamente satisfatória.

     Os alunos assistem programas violentos, com famílias desestruturadas, exemplos sociais horrendos e muitas vezes não têm uma orientação adequada. Isso resulta mesmo em péssimos comportamentos na escola.

     Para conscientizar os pais e melhor direcionar suas orientações, elaborei um novo modelo de reunião de pais. Problemas que ocorrem em aula são transformados em questionário e os pais recebem um gabarito feito pelo professor no qual acompanham a exata reação de seu filho diante de algumas situações normais em aula que se tornam verdadeiras batalhas para o professor.

     Foi uma das melhores reuniões que tive na vida. Espero que possa lhe ajudar também. Boa reunião!

REUNIÃO DE PAIS – DETALHES SOBRE A REUNIÃO CONTRA INDISCIPLINA - texto explicativo e passo-a-passo

REUNIÃO DE PAIS – USO DO PROFESSOR - essas foram minhas perguntas. Você pode alterar, colocando situações que acontecem na sua sala

REUNIÃO DE PAIS – GABARITO - material para ser entregue aos pais ou responsáveis

REUNIÃO DE PAIS – RECADO DE PAI PARA FILHO - não cheguei a aplicar esta parte, pois fiquei tão empolgada e feliz que nem me lembrei. Uma professora aplicou e teve excelentes resultados. Vale a pena tentar…

23 Respostas para “Excelente reunião de pais… não tem preço!

  1. Nossa, que alento seu texto me traz, é a mesma fala entre nós, educadores, na hora do nosso “café”…
    Abraço,
    Silmara

  2. Olá Janaína! Fico a me perguntar… Como pode alguém se doar dessa forma sem ter nada (concretamente), em troca?
    Partilhar exige muito trabalho, estudo, pesquisa, tempo… Sem falar no compromisso de estar lançando na net determinadas ideias. Talvez vc me diga que o seu trabalho exija tudo isso, porém eu lhe digo que criar e partilhar são coisas de poucos, são façanhas de pessoas especiais desprovidas de egoísmos e ranços dos anos na educação. Tenho absoluta certeza que possui muitos afazeres, assim como cada uma de nós, e ainda assim nos presenteia diariamente com suas criações.
    Não terei mais reunião de pais este ano, mas seus arquivos estão bem guardados, eles me fazem refletir muito sobre minha prática, é como se eu participasse de um grupo de estudos ‘sozinha’ do lado de cá… Gosto mto do modo como pensas, admiro a capacidade que tens e a quantidade de habilidades que possui.
    Depois de conhecer seu blog… Ish! Perdi o endereço dos outros!!!
    Bjs no coração e que Deus lhe abençoe por tanta doação!
    Elô

  3. Em primeiro lugar PARABÉNS. Que DEUS continue te abençoando e te iluminando. Como disse a Profª Elô (do texto acima) o Dom da partilha são para poucos e você faz parte dessa minoria. Adoro os seus trabalhos (também trabalho na rede de SBC), já usei muitos com minha turminha do 4º ano. Também fiz um arquivo. Beijos e PARABÉNS novamente.

    • Teresa:
      Agradeço muito seu comentário e fiquei muito feliz em saber que você uma colega de rede. Foi muito legal saber que você pôde usar as atividades. Espero que tenha tido bons resultados.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Olá caríssima também sou professora e educadora 1ª fase 1º ciclo… E gostaria de parabenizá-la pelo blog! Não tinha encontrado ainda alguém que me identificasse tanto… Nas idéias, ideais e nas angústias… Parabéns! Pelo trabalho maravilhoso que compartilhas com tanto carinho…

  5. Oi janaina,

    Observei muito bem esse comentário sobre reunião de pais e é exatamente o que penso. Apliquei na minha reuniao de pais deste 3 bimestre e foi impressionante o rosto dos pais, mesmo dos alunos com bom comportamento porque acho que nao imaginam o que é trabalhar numa sala de aula esses dias.. Muito obrigado por partilhar seus trabalhos…eu tenho uma sala de 5 ano e é meu primeiro ano com sala de aula…seus trabalhos tem me ajudado muito…obrigada..

    Soraia

    • Soraia:
      Como eu disse no post, os pais realmente não têm dimensão de como é uma sala de aula atualmente. Dizer exatamente o que acontece ajuda bastante com nosso trabalho. Fico feliz em ter lhe ajudado. Se tiver alguma outra dúvida que eu não tenha escrito ainda, me escreva que tentarei lhe orientar da maneira como vejo a situação.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  6. Olá Janaína! Mais umavez quero te parabenizar e agradecer pelo seu empenho, dedicação e o brilhantíssimo trabalho desenvolvido em seu blog!
    Admiro a forma como você encara a educação.Que Deus te ilumine sempre!!!!!!!!
    Abraços….

    Daniela Mesquita

    • Olá, Daniela:
      Pelo jeito você gostou bastante dos novos conteúdos e atividades. Agradeço muito seu comentário. Espero que as lições por tema tenham dado certo.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  7. Parabéns pelas tuas ideias. Que Jesus te abençoe sempre!!

  8. Socorro Rodrigues

    Adorei o seu blog, Janaína, pois vou visitar sempre. Bjs

  9. Seu é muito interessante, parabéns.

  10. Oi, Janaina
    Seu blog é maravilhoso, gostei muito, Deus te abençõe pela criarividade,que tem ajudado a muitos professores. Parabéns.
    Bjs.
    Leonice

  11. Adorei o seu blog!!!
    É simplesmente perfeito!!
    E não tenha dúvida Deus a recompensara por tanta dedicação!!!
    Parabéns!!

  12. NOSSA! ADOREI , PARABÉNS! trabalho com crianças e sempre pesquiso atividades que possa ajudar no meu planejamento e logo irei fazer uma reunião com pais

  13. Sintia Marlova Vieira Felipeto

    Excelente idéias!

Deixe um comentário

