Sobre Coelhos – Interpretação e Situações-problema

      Organizamos em minha escola três grupos de estudo com os alunos, para ajudá-los a avançar em suas hipóteses.  Combinamos um tema a ser trabalhado com os alunos do grupo de estudos e, por este motivo, pesquisei um pouco sobre o tema escolhido: coelhos.

     Os alunos gostam bastante de animais e a professora que ficou com a parte de produção de texto optou por trabalhar com as características de alguns animais. Desta forma, poderemos auxiliar ainda mais os alunos, se pudermos falar um pouco sobre o animal a ser discutido antes da aula de grupo de estudo. Descobri coisas muito interessantes sobre o coelho. Eu não sabia, por exemplo, que eles são incapazes de vomitar… isso mesmo, vomitar. Não inclui esta informação, porém achei tão interessante quanto na vez que pesquisei sobre patos e descobri que o quá-quá do pato é o único som que não produz eco.

      Para usar em sala, fiz uma interpretação de texto simples, com curiosidades sobre os coelhos e uma folha com situações-problema baseadas em fatos sobre os filhotes de coelho. Há muitos números envolvidos, então é fácil elaborar atividades matemáticas.

       Se você está trabalhando com animais, também vai gostar bastante das opções. Caso deseje, pode alterar valores nas situações-problema. Simplifiquei, pelo fato de eu estar com uma primeira série. Boa aula!

COELHO E SEUS FILHOTES – MATEMÁTICA

DENTE DE COELHO

About these ads

8 Respostas para “Sobre Coelhos – Interpretação e Situações-problema

  1. Catarine Eliana de Figueired Arnoni

    Janaína, muito obrigada por toda contribuição que você tem dado as professoras com seus trabalhos maravilhosos.
    Que você seja recompensada por todo o BEM que faz a todos nós (professores e alunos).
    Beijos Catarine/ Ribeirão Pires-SP

  2. Querida janaína, fico muito feliz em saber que temos profissionais excelentes na nossa profissão, que não apenas se preocupa com a formação teórica, mas também com a prática pedagógica.Parabéns pelo seu carinho, cuidado, desejo de nos ajudar. A Educação com certeza fica melhor com a sua contribuição.Beijos que esta caminhada seja a cada dia um momento de aprendizado.

    • Rosimeri:
      Adorei seu comentário. Realmente me preocupo bastante com a prática, porque as teorias estão cada vez mais distantes de nossa prática. Não que eu ache ruim a teoria, mas a prática tem se modificado tão rapidamente, que acabam não acompanhando as mudanças necessárias à educação. Fico feliz que você tenha gostado das atividades.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. JANAINA,MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR,ESTAVA MESMO PRECISANDO DE UMA SEQUENCIA DIDATICA DO CONTO DOS TRES PORQUINHOS.O SEU ESTÁ ÓTIMO.DEUS TE ABENÇOE.

  4. OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO. SUAS ATIVIDADES SÃO MUITO BOAS.
    UM ABRAÇO JANINE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s