Primavera – Texto informativo, consciência fonológica e interpretação

     Atendendo a alguns pedidos, estou publicando mais uma atividade sobre a primavera, mas desta vez um texto informativo. Retirei parte dele da wikipedia – só a que realmente fala da primavera – e acrescentei informações que acreditei serem relevantes de meus próprios conhecimentos sobre o solstício e o equinócio.  Acho que o texto ficou bem legal!

          Para o pessoal de Letras que visita o blog, também é legal, porque o solstício e o equinócio são muito citados em textos da literatura mundial, principalmente em Shakespeare. Equinócio vem de palavras do latim: equus,  que significa igual  e nox, que significa noite. Solstício vem do latim também: sistere quer dizer aquele que não se mexe. Ao ler o texto anexado à postagem, é possível entender melhor a explicação desses dois fenômenos da astronomia, ambos ligados ao período da primavera.

     Sugiro que seja trabalhado com ciclo 2 ( terceira, quarta e quinta séries ), mas nada impede que você use com sua turma, se ela for muito boa.

     Algumas pessoas me perguntam sobre consciência fonológica. Bem, este texto trabalha uma das habilidades presentes no desenvolvimento dessa consciência, já que propõe palavras embaralhadas. A consciência fonológica nada mais é do que o conhecimento tão profundo dos sons das palavras de um idioma, que elas podem ser alteradas de qualquer forma e mesmo assim o aluno consegue identificá-las. Alunos com uma boa consciência fonológica não costumam ter problemas na grafia de palavras. Quanto antes for trabalhado, mais fácil adquiri-la.

          Quanto á interpretação, as questões são bem variadas: alternativas, complete, dissertativa etc. Espero que o pessoal de ciclo 2 possa realmente aproveitar. Como tenho uma sala de alfabetização não posso afirmar que vou usar. Quem sabe alguém me conta se teve uma experiência legal… Boa aula!

PRIMAVERA – TEXTO COM PALAVRAS ALTERADAS - os alunos devem ler o texto, circular as palavras embaralhadas e re-escrevê-lo corrigindo-as.

PRIMAVERA – INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ALTERADO - as questões de interpretação têm formato bem variado, distinto do tradicional ‘questionário’ escolar. Inclui uma questão referente ao coletivo das palavras. Se você desejar, pode retirar.

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5 Respostas para “Primavera – Texto informativo, consciência fonológica e interpretação

  1. Costumo trabalhar com um Pinóquio que ficou tão pobrezinho perto desse seu trabalho.kkkkkkkkkkkkkkkk.
    bjos

  2. Costumo trabalhar com um Pinóquio que ficou tão pobrezinho perto desse seu trabalho.kkkkkkkkkkkkkkkk.Valeu a pena ler!
    bjos

  3. Terezinha Gadioli Marcelino

    Maravilha!!!! Obrigada amiga que Jesus te abençoe e te de sabedoria a cada manhã!!
    Abraço
    Aracruz ES

  4. Professora seu trabalho é brilhante ,parabéns amo seu blog pois me ajuda bastante ,você para mim é um exemplo ,um modelo a ser seguido bjs…

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