Ortografia – LH ou L

     Há alguns casos de escrita nos quais usamos o LH e outros que, com um som parecidíssimo, usamos LI ou LE, como por exemplo FAMÍLIA ou ÓLEO.

     Para que os alunos não confundam, o melhor mesmo é treinar, ou seja, colocá-los ao máximo em contato com palavras que apresentem este tipo de ‘pegadinha’. Cruzadinha, re-escrita, separação de sílabas, completar textos com essas palavras e tudo o mais que a criatividade permitir.

     Com meus alunos, estou nesta fase. Desta forma, estou disponibilizando nesta postagem duas atividades que talvez possam lhe ser úteis também. Boa aula!

LH OU L – CRUZADINHA

LH OU L – QUAL USAR

15 Respostas para “Ortografia – LH ou L

  1. Professora Janaína eu vi as atividades e me serviram muito obrigada,gostaria de lhe pedir uma sugestão de atividades sobre a primavera para o pré.
    bjs muita saúde.

  2. Laryssa Schuatspa

    Como sempre as atividades me ajudaram muito!
    Obrigada por compartilhar as idéias!

    =D

  3. Janaina,
    quase todas as atividades que você publica imprimo e dou para minha filha responder, pois no colégio onde ela estuda existe o caderno de hora de estudo, onde os pais devem fazer as atividades.
    Essa semana veio do colegio atividades envolvendo atividades de animais domésticos e selvagens. Usei as atividades que você postou no caderno de hora de estudo.
    Parabéns pelo seu empenho!!!
    Adoro suas atividades.
    Um abraço.

    • Cristiana:
      Tenho alguns alunos meus cujas mães também imprimem atividades, além das sugeridas como lição de casa em meu calendário de lições. Achei interessante a ideia do caderno de sua filha de ‘hora de estudo’, porém fiquei me perguntando se todos os pais são participativos e atenciosos como você.
      Minha mãe também sempre acompanhou meus estudos de muito perto e me dava muitas lições além das que eu tinha na escola. Posso lhe dizer que irá fazer muita diferença no futuro de sua filha.
      Fico feliz que eu possa ajudá-la. No Brasil é difícil encontrar atividades prontas na internet. Não é como nos Estados Unidos onde os pais têm opção de ‘home schooling’, ou seja, ensinar seus filhos em casa, e há milhares de sugestões, atividades e orientações na internet.
      Espero poder continuar ajudando. Adorei seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Professora Janaína,
    tenho aproveitado todas as suas atividades com meus alunos.
    Eles estão gostando muito!!!!! Gostaria de sugestões sobre primavera para o terceiro ano.Que Deus continue abençoando seu trablaho!!!
    Um grande abraço.
    Lucy

    • Lucy:
      Assim como você aproveitou minhas atividades, aproveitei também seu comentário e publiquei algumas atividades sobre a primavera conforme você pediu. Espero que você possa tê-las usado.
      Agradeço seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  5. JANAINA… AGRADEÇO DE CORAÇÃO AS ATIVIDADES , SÃO SENSACIONAIS… QUE O NATAL VENHA SEMPRE TE ILUMINAR. GRANDE ABRAÇO.

  6. Marta Regina Leal Pereira

    Boa tarde!!!!! Gostei muito do blog. Estou trabalhando com um projeto na Prefeitura do Rio de Janeiro. Preciso de atividades para trabalhar, mas não consigo copiá-las. Como poderia copiar as atividades?
    Atenciosamente,
    Marta

    • Marta:
      Para copiar as atividades, basta clicar no link. Geralmente, aparece uma janela perguntando se você quer abrir ou salvar. Você pode escolher qualquer uma das opções. Para salvar, escolha uma pasta para copiar as atividades e pronto.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Querida Janaína, tenho uma linda filha de 10 anos que está com dificuldade grave de ortografia. Ela está cursando o 5º ano. Penso que o motivo disso foi uma escolhinha próximo minha casa q meu esposo, por dificuldade financeira resolveu matriculá-los; as professoras além de não terem amor por criança, não estavam preparadas pedagogicamente para ensiná-los. Estou aflita! Parei de trabalhar só pra dá assistência pra ela. Tenho outro garoto no 3º ano mas não é tão preocupante como ela. Me ajude! Preciso saber que tipo de exercício especificamente usar. Imprimir algumas cruzadinhas do seu site e vou usar com ela. Sinto que é capacitada e pode me ajudar a salvar minha filha. Oro pra que Deus me capacite pra isso, e lhe ajude nesta caminhada brilhante! Xero. Aguardo ansiosa sua resposta! Fabrizza (brizzamurteira@hotmail.com)

    • Fabrizza:
      Para lhe ajudar, preciso que me explique melhor as dificuldades de sua filha. Exemplo: ela lê com dificuldade, silabando; compreende leitura de frases simples, ‘come’ letras etc. Se preferir, pode usar meu e-mail pessoal: austenbr@yahoo.com.br
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. Rosely Antonioli Orefice

    Janaína, sou professora do EF II (6º ano) e essa atividade irá me ajudar bastante, principalmente em relação ao trabalho com os alunos com mais dificuldades de aprendizagem. Rosely

Deixe uma resposta

