Decomponha os Números – de 3 maneiras…

     Há diversos jeitos de decompor números. A decomposição é trabalhada em diversas séries e geralmente não há muitas atividades deste tipo em livros didáticos. Há dois ou três exercícios e então ela parece ser esquecida.

     Estou publicando aqui, nesta postagem, atividade de decomposição para que o aluno aplique no mesmo número três maneiras de decompor: com material dourado, em números e por extenso.

     Nas duas primeiras atividades – decomposição total 1 e 2 – há apenas números com dezena e unidade e na terceira há também centena. Se você achar insuficiente, pode ficar à vontade e alterar os números propostos. Boa aula!

DECOMPOSIÇÃO TOTAL 1

DECOMPOSIÇÃO TOTAL 2

DECOMPOSIÇÃO TOTAL 3

66 Respostas para “Decomponha os Números – de 3 maneiras…

  1. Janaína,

    Gostei muito das atividades. Irão complementar o trabalho que tenho feito com decomposição. Usei bastante suas atividades com dezenas.
    Será que você têm atividades com para eu trabalhar dúzia?
    Obrigada
    Abraços
    Bernadeth

  2. Janaína
    Trablaho exatamente como vc.. só que faço os alunos Def/s auditivos fazerem a representação das barrinhas em colorido, onde sempre utilizo o amarelo para as unidades, o azul pra as dezenas e o vermelho para as centenas. Sempre faço de papel cartão colorido as barrinhas p/ que os D.A. possam manusear em suas atividades individuais, podendo memorizar decomposição de forma bem simples e objetiva.
    Parabéns pelo seu empenho… assim mesmo que devemos trabalhar!

  3. quero saber como eu posso decompor em numeros :)
    Obrigadoo …*_*

    • Bianca:
      A questão de decompor em números tem um exemplo na tabela proposta. Não sei se você fez download da atividade, clicando no link. Caso você não tenha feito, decompor em números é, por exemplo, ‘pegar’ o número 23 e decompô-lo da seguinte forma: 20+3. Não sei se é a terminologia correta em matemática ( para quem fez curso superior na área ), mas usamos muito nas séries iniciais do fundamental. Como fiz Letras – não tenho pedagogia – sei que há diversos termos usados em aula que são verdadeiras ‘aberrações’ quando o aluno passa para o terceiro ciclo.
      Espero ter tirado sua dúvida…
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Olá
    Obrigada, estava ajudando meu filho e encontrei as explicações aqui!

  5. Olá…
    Obrigad por me ajudar de pois de tanto tempo de escola não lebrava mais
    o que era uma decomposição de números.
    Agora sei onde procurar ajuda quando precisar ajudar meu filho
    com as lições de casa.

  6. muito obrigado pela sua orientação quanto as diversas decomposição de numeros, trei todas as minhas duvidas e resolvir minha tarefas.
    9 aninhos.

  7. ADOREI AS ATIVIDADES.
    COM CERTEZA VOU UTILIZAR E COMPARTILHAR COM AS AMIGAS!
    OBRIGADA E PARABÉNS.

    * VOU PUBLICAR NO MEU BLOG… MAS DAREI OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  8. Quebrei a cabeça para conseguir ajudar minhas filhas num trabalho que dizia para deompor numeros mas naõ expliava como… aqui encontrei o que precisava e de maneira facil de entender… muito obrigada

    • Solange:
      Decomposição é algo que vemos somente nos anos iniciais, mais para compreender como funciona nosso sistema de numeração. Às vezes é difícil mesmo lembrar, pois não costumamos usar no nosso cotidiano. Fico feliz que tenha conseguido ajudar suas filhas com as dicas do blog. Se tiver dúvidas de outros conteúdos, me escreva que faço uma postagem sobre sua dúvida.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  9. nossa esse e bom de todos que eu entrei nossa eu to enpreciona nossa bom demais beijao ,<3<3

  10. eu gostaria de um exemplo de decompor um numero alto: ex. 7.050.032 e 89.166 e saber se sempre é possivel decompor um numero?

    • Wanda:
      É possível decompor qualquer número, desde que trabalhado o tipo de decomposição. Os números da atividade são baixo, pois a decomposição é trabalhada mais nas séries iniciais, para que o aluno compreenda melhor o sistema de numeração decimal. Nunca decompus números altos como você pediu no exemplo, mas deve ficar mais ou menos assim: 89.166 = 80.000 + 9.000 + 100 + 60 + 6 ou 8 dezenas de milhar, 9 milhares, 1 centena, 6 dezenas e 6 unidades. Não sei como ficaria este número com material dourado, mas acho provável que o milhar seja representado por um cubo… não sei como se representa a dezena de milhar com este material.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  11. Adorei o site, pois eu também depois de tanto tempo sem estudar, fiquei em branco quando meu filho perguntou o que é decompor números, ai coloquei no google e achei esse site,e na hora em que eu estava olhando este, o meu filho me disse mamãe, eu já sei decompor, é assim: 38 -> 30+8, nossa fiquei abismada com a inteligência dele e eu procurando o que é decomposição, mas amei seu site vou colocá-lo como favoritos no meu pc, obg pela ajuda…..abraços!

    • Samantha:
      Que bom que você gostou do blog. Espero que sempre encontre o que procura. Se tiver alguma dúvida em especial, me escreva.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  12. austenbr sou uma criança estudo na sandorval tenho um para casa que dis assim: escreva por extenso e em seguida decomponha os seguintes numeros. como e que eu fasso.

    • Samira:
      A lição é, na verdade, bem simples. Para escrever por extenso, basta escrever o nome do número. Por exemplo: se o número for 45, você escreve ‘quarenta e cinco’. A decomposição irá depender de como sua professora pedir. Pode ser 40 + 5 ou 4 dezenas e 5 unidades ou mesmo representado por desenhos.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  13. Gostei .nos ajudou muito.OBRIGADA.

  14. Izilda lopes previato

    a atividade veio de encomtro ao que procurava. Muito bom Abraços

  15. gostei muito….

  16. obrigada estava com duvida para ajudar a minha filha!!!

  17. Bom dia muito legal estes exercicios…tb nem me lembrava direito e fui pega de surpresa pela minha filha q cursa o 4º ano, kkkkk…
    obrigada, quero mais exercicios de matematica..
    abraços,

    Viviane.

  18. Obrigada!!!
    Foi de grande valia a explicação.
    Não lembrava mais e precisava ajudar meu filho

    • Clara:
      É, este conteúdo é muito usado na escola, mas depois acabamos esquecendo dele. Fico feliz que tenha conseguido orientar seu filho.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  19. Vânia Nascimento da Silva

    Adorei as explicações clara e objetiva. Ajudou bastante no trabalho escolar do meu filho. Obrigada!!!
    Bjsss
    Vânia Nascimento da Silva

  20. Nossa muitgo, legal este site me ajudou e muito ,meu filho tinha lição de casa e pedindo para decompor as unidades,nem me lembrava mais, aqui encontrei a solução,…valeu

  21. Olá, Janaína.
    Estou estudando o mesmo assunto com a minha filha, mas fiquei com dúvida quanto o número termina em zero, por exemplo, 30 – 110 – 200. Como fica a decomposição em unidades? Meu raciocínio foi da seguinte forma:
    30 = 30 + 0
    110 = 100 + 10 + 0
    200 = 200 + 0 + 0
    Você poderia me ajudar? Esse exercício veio ontem, sexta-feira e a prova dela é na próxima segunda, dia 19.

    Obrigada
    Bruna

    • Bruna:
      Há várias maneiras de fazer uma decomposição. É preciso ver qual tipo a professora ensinou para que você possa ajudar seu filho com êxito. O comum, nas unidades, é contá-las da mesma forma que você fez. Por exemplo:
      39 = 30 + 9
      Espero ter ajudado.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  22. Terminei meus estudos em 1978, esqueci a maioria das matérias, ainda bem que temos o google e sites como este seu, obrigado.

  23. espero que eu acerte na liçao de casa

  24. Parabéns pelo blogger, hoje voltei ao tempo de criança, precisei ensinar uma criança de 8 anos, a fazer decomposição de números, precisava de uma maneira mais fácil para aprendizado e aqui encontrei o método, obrigada.

  25. Guilherme de Moura Santos

    gostei muito do seu blog janaina vc esta de parabéns obrigada.

  26. eu aprendi muito sobre decomponhe os numeros e costei muiton .

  27. eu estava quebrando a cabeça tentando ajudar minha filha sobre decompor numeros seu blog me ajudou muito ta de parabés muito obrigado q deus te abençoe !!!

  28. adorei as explicação me ajudou muito com as tarefas da minha filha.

  29. valeu professora janaina tenho 9 anos e estava com duvidas

  30. valeu professora por tem me ajudado , gracas a deus que voce existe para nos explicar

  31. muito obrigada professora jenaina voce me tirou muitas duvidas

  32. adorei tirei a nota mais alta da sala,muito obrigada….

  33. Adorei suas atividades,continue sempre assim,abraços,

  34. eu gostei muito de decompor os numeros

  35. Muito bom esse Blog eu não entendo nada de matemática e seu Blog me ajudou a ensinar meu filho! Obrigado,grande abraço e que Jesus ti abençoe!

  36. Que bom pude ajudar minha neta,obrigada pelas explicações.

  37. Professora Adriana Souto

    Olá professora Janaína ,

    Sou de Dourados MS , adorei a idéia e agradeço de coração . Pois usarei com meus alunos. .Hoje , fiz ditado de números com o material dourado , cada aluno que eu chamava ia formando o número .e cada aluno que formava o número corretamente ganhava ponto para a sua fila . Adoro inventar jogos e dinâmicas também .

    • Professora Adriana:
      Espero que obtenha bons resultados com a atividade. Sempre que precisar de novas atividades, dê uma passadinha no blog. Gostei muito de sua visita e de seu comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  38. Ah! Leciono para o quarto ano do ensino fundamental .

  39. Parabéns,
    Foi muito útil sua explicação. Continue postando.
    Ronivaldo.

  40. nossa me ajudou muito!!obrigado

  41. rosemeire cardoso de oliveira

    adorei a explicação estou ajudando minha filha,já faz muito tempo que sai da escola estou aprendendo com ela bjssss

  42. Adorei ajudou muito minha filha.
    Beijos Alcione.

  43. Meajudol muitooooooooooooooooooo

  44. gosteii muito e foda aprendii muitas coiisas bacanas

  45. joao vitor (adolecente)

    achei bem educativo .. mto boooom :)

Deixe uma resposta

