Atividades Prontas – Pronomes Pessoais

          Ter conhecimentos sistematizados dos conteúdos ensinados é primordial para que os alunos se apropriem dos mesmos de maneira eficaz. Contextualizar informações não é um princípio exclusivo do fenômeno circense que se tornou o construtivismo e suas ramificações. Na realidade, isso já acontecia muito antes em outros focos educacionais.

          Metodologias do ensino de idiomas, por exemplo, já tratavam informações dessa forma muito antes de serem magicamente descobertas por estudiosos. Nem por isso, os idiomas deixam de sistematizar, classificar e nomear termos gramaticais, já que não é possível ‘construir’ uma língua com dados meramente práticos.

          Nesta postagem estou publicando duas atividades que tratam dos pronomes pessoais do caso reto. Uma é sistematizadora e outra é contextualizadora. Acredito que lhe seja útil. Boa aula!

COLORINDO NOMES – os alunos devem fazer substituições, identificando pronomes conforme a legenda.

IRMÃOS DO BARULHO – atividade com substituição de nomes por pronomes e preenchimento de lacunas interpretativas em texto.

40 Respostas para “Atividades Prontas – Pronomes Pessoais

  1. Professora Janaína adorei seu blog.
    Sua atividades são muito legais, irei aplicar em minha turma.
    Se possível gostaria de receber novidades.
    Um grande abraço.
    Marlúcia

    • Marlúcia:
      Que bom que você gostou. Espero que sua turma também goste das atividades.
      Quanto à receber novidades, se você optou por receber em seu e-mail, o blog as enviará automaticamente.
      Agradeço muito seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Queria parabenizá-la pelo seu trabalho ,acho vc muito criativa com suas atividades,aplico com meus alunos eles adoram .Parabéns!!

  3. Professora, saiba que estou aproveitando muito de seu Blog.
    Gostaria de receber as novidades. E sempre estarei por aqui.
    Parabéns, obrigada.

  4. você, nem imagina o quanto suas sugestao tem ajudado. Muito obrigada!

  5. Vc com suas atividades tem me ajudsado muito. Obrigada por vc existir. Sou prof de SBC e SA

    • Suzana:
      Achei seu comentário muito legal. Fico alegre que tenha podido lhe ajudar. Com duas matrículas fica bem corrido elaborar atividades, portanto fique à vontade para usar o blog o quanto precisar.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. Agradeço pelas atividades e só me resta parabenizar sua criatividade, com carinho!!!!
    Bjs,
    Lucia.

  7. Professora, bom dia! Eu gostaria de saber da senhora algumas dicas para o ensino de redação.

    • EdCarlos:
      Às vezes eu falo um pouco sobre redação. Geralmente são postagens que podem ser encontradas na parte ‘produção de texto’. Se você tiver alguma dúvida mais específica, me avise que tento fazer uma postagem sobre o assunto.
      Janaina Spolidorio

  8. Parabéns!!!
    seu Blog é incrível, aproveito suas atividades em meu dia a dia.
    se vc puder me enviar suas novidades ficarei grata.
    Profª Silvana.

    • Professora Silvana:
      Espero que as atividades que você usou tenham lhe rendido bons resultados com os alunos. Quanto a lhe enviar novidades, basta fazer a inscrição gratuita no blog que o sistema lhe avisa quando há novas atividades.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  9. Ameiiiiiiiiiiiii
    esse é otimo!!! *-*

  10. Professora Silvana!
    Seu Blog,é ótimo, Sempre aproveito suas atividades em minhas aulas.
    Acho suas atividades bastante criativas. Possibilitando uma aprendizagem significativa aos alunos.
    Parabéns
    Com Carinho Ariane

  11. Janaina quero lhe agradecer pela grande ajuda que oferece a todos nós.Gostaria de pedir um favor enorme,por eu trabalhar com ed.i fantil dei muitos livros que agora me fazem muita falta pois estou com uma turma de 4º ano e sem quase atividades,poderia me ajudar?Abraços,Élvia(eecgv@ig.com.br).

    • Élvia:
      Não tenho um número tão grande de atividades para ciclo 2, mas você poderá encontrar bastante coisa no blog. Basta escrever o conteúdo que necessita na caixa de busca do blog que você encontrará as atividades que fiz para o assunto.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  12. Cara professora Janaína, boa tarde!
    Sou do RN e também sou professor, trabalho com Língua Estrangeira no Ensino Médio. Tenho utilizado sistematicamente as suas atividades com a minha filha de 08 anos que está no 3º Ano. Elas têm sido uma excelente fonte para o reforço dela e também para estudar para as provinhas. Muito obrigado pelos atividades.
    Fabiano e Ana Francis.

    • Fabiano/ Ana Francis:
      Achei seu comentário muito interessante, pois você fala sobre como as atividades têm auxiliado sua filha em casa. Muito legal saber que elas estão ajudando pais também. Agradeço a visita e o comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  13. Gostaria de parabeniza-la pelo seu trabalho,trabalho sempre com as suas atividades obrigada.

    • Edinaria:
      Fico muito contente em saber que tem trabalhado com minhas atividades. Espero que tenha conseguido bons resultados com elas. Agradeço o comentário e a visita.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  14. Angela Cuerci Fedeszen Calenzani

    Achei as atividades postadas muito criativas e, com certeza, despertarão o interesse dos alunos. Gostaria de receber, através do meu e-mail, as sugestões postadas.
    Obrigada.Angela

    • Angela:
      Espero que aproveite bem as atividades. Quanto ao envio de sugestões por e-mail, o serviço de aviso é automático do servidor do meu blog. Basta se inscrever gratuitamente que você receberá um aviso em todas as minhas postagens.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  15. Olá Janaína! Adoro suas postagens e acompanho seu blog há algum tempo. Gostaria de sugerir ( e pedir também, se possível) a publicação de atividades voltadas às turmas de sexto ao nono ano.
    Obrigada!

    • Deise:
      Há algum tempo penso em fazer mesmo atividades para esta faixa etária. Pode ser que em breve eu consiga ampliar as atividades. Há algumas que podem ser adaptadas ao sexto ou sétimo ano. Agradeço o comentário.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  16. selma christina silva

    parabéns pelas atividades
    vc é muito criativa
    muito sucesso

  17. Quero saber se eles servem para 6ª serie ! se responder obrigada.

  18. Janaina, boa tarde!
    Eu como mãe fico imensamente grata pois sempre quero complementar os estudos de minha filha, mas nunca acho exercicios tão completos; muito bom…AMEI !!!!!
    Sandra

  19. Janaina,
    Sou estudante e suas atividades me ajudaram a estudar para a prova em que eu tirei 9,5! Muito obrigada mesmo!
    Bjs,
    Julia

  20. PROFESSORA,ADOREI SUAS ATIVIDADES.PARABÉNS

  21. Adorei as atividades! Parabéns!

  22. Janaína, adorei as suas atividades. além de serem criativas, são instigadoras. Sempre irei visitar o seu blog.
    Bjs
    Andréia

Deixe um comentário

