Ortografia – g ou j – continuação

     Trabalhei com minha classe palavras com g e com j no caderno, em roda de conversa e durante alguns jogos. Mesmo assim, ainda há algumas crianças que me perguntam se a palavra é com g ou com j. Desta forma, decidi fazer algumas atividades a mais sobre o assunto e estou postando as três aqui.

     A dificuldade de cada atividade é diferente, porém meu objetivo maior é que eles se habituem à palavras de modo a estabilizá-la. Talvez lhe sejam úteis as atividades, também. Boa aula!

G OU J – LIGA PONTO - os alunos devem completar as palavras com g ou j, re-escrever e ligar ao desenho.

G OU J – TRES EM UM - três atividades em um único exercício: os alunos devem completar a palavra, classificar como na legenda e fazer o desenho.

G OU J – MONTA PALAVRAS - as palavras já estão separadas em g ou j. Os alunos devem recortar as sílabas e montar os nomes das palavras.

11 Respostas para “Ortografia – g ou j – continuação

  1. Laryssa Schuatspa

    Olá colega docente!
    Vim mais uma vez lhe parabenizar pelo blog!
    Que bom que continua partilhando seu conhecimento!
    Para quem está ainda no início como eu é muito importante esse auxílio!
    Obrigada!
    Abraços!

  2. olá janaina sou uma das diversas pessoas que acessa diariamente seu blog e cada dia mais tenho me admirado com seu lindo trabalho e estou divulgando para minhas colegas este rico tesouro,que em minha vida é uma benção.Gostaria de saber a quanto tempo vc posta suas atividades.Muito obrigado por tudo, você e um exemplo de educadora, que sua solidariedade faça a diferença em nosso meio.

    • Gemima:
      Primeiramente, muito obrigada pelo comentário. Quanto à sua pergunta, eu posto atividades desde o início deste ano. Não tenho muitas atividades anteriores, porque não costumo usar a mesma atividade de um ano para o outro. Sempre crio novas atividades e acabo apagando as antigas. Comecei a postar pois tenho achado cada vez mais difícil encontrar atividades boas, tanto em livros didáticos quanto em internet. Achei ainda que minhas atividades poderiam ser úteis a mais pessoas que pensavam como eu. Tenho me sentido muito insatisfeita com os rumos da educação em nosso país, por isso decidi fazer algo. Ainda bem que vocês estão gostando. Caso precise de algo especial, me avise. Sempre que puder irei ajudar, pois gosto muito de elaborar atividades.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio.

  3. você foi deais com esses modelo de tarefas pois trabalho com alfabetização e esse blog foi simplesmente D++++++++++++++++++.

  4. Sou professora e sempre estou usando suas tarefas com meus alunos,pois estou trabalhando com eles os niveis de escrita.Encontrei bastante apoio em seu blog.Gostaria que vc ,se puder ,me ensinar como faço umas tarefas no word e publicar no blog.Eu não consigo publicar as imagens.Obg. pela sua atenção e continue sendo essa pessoa inovadora em seus trabalhos.

    • Elaine:
      O blogspot é muito difícil de ‘mexer’ no que diz respeito à upload de atividades no word. É necessário colocar muitas bugigangas ( gadgets ) nele para que funcione. Eu tinha um blogspot, mas não fiquei nem um mês com ele e já mudei para o wordpress. Ele é mais prático e suporta gadgets automáticos. Publicar documentos de word nele é muito simples. No blogspot não sei como você deve fazer ou qual gadget deve usar. Sinto não poder lhe ajudar quanto à isso.
      Quanto às tarefas no word, não sei quais ferramentas você usa do programa. É necessário usar praticamente todas, dependendo do tipo de atividade. Se você puder me explicar melhor sua dúvida, com algum tipo de exemplo, ficarei feliz em ajudar.
      Agradeço por seu comentário. Foi muito simpático e interessante.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  5. Janaína, suas atividades são maravilhosas, estou divulgando seu blog a todas professoras que encontro. Obrigada por compartilhar e que Deus te ilumine sempre.

    • Cida:
      Agradeço sua atenção e também por divulgar. Quanto mais pessoas visitam e escrevem comentários, mais me incentivam a criar e publicar novas atividades.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  6. Sou profa. e trabalho os niveis de escrita com a minha turma.Suas atividades são ideais para esse tipo de trabalho.Quando monto a ativ. no word(2007) e publico, a imagem ñ abre no post.O q fazer?
    Fiquei muito feliz com a sua resposta,pq vc foi a única ,até agora,que m respondeu.Muito obg. pela atenção e gostaria de colocar um link ou banner seu no meu blog.

    • Elaine:
      Ficaria lisonjeada se você acrescentasse um link de meu blog no seu. Quanto às atividades, geralmente diversifico bastante para que seja possível trabalhar a ‘discrepância’ que temos em sala nos dias atuais.
      Agora, falando de postagem, todas as minhas atividades são feitas em word 2007, mas sempre salvo como Documento compatível com word 1997-2003 porque assim elas podem atingir uma maior quantidade de leitores. A mesma coisa acontece com sites. Eles são sempre salvos já em versões mais antigas ou compatíveis com elas, já que não podemos prever qual é o computador que irá abrir os mesmos e nem qual versão de navegador está sendo usado ( explorer, mozilla, opera e outros ).
      Minha dica é que você tente salvar em outro formato, compatível com versões anteriores de word. Se não der certo, me explique melhor
      o que você fez que tentarei lhe ajudar.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  7. Que tamanha criatividade!! Parabéns!! Continue assim =D

Deixe um comentário

