Fábula Contemporânea – quatro atividades prontas para uso

     Todo ano é a mesma coisa: está lá o gênero fábula para trabalhar e acabamos aplicando as mesmas fábulas ‘batidas’ de sempre, com os mesmos exercícios de re-escrita e interpretação. Tem professor que já nem aguenta mais dar isso e a reação dos alunos parece até ‘replay’ do ano anterior.

      Bem, uma boa – e engraçada – alternativa, são fábulas contemporâneas. Jon Scieszka, o mesmo autor da ‘Verdadeira História dos Três Porquinhos’ – conhecidíssimo – tem uma seleção grande e todas elas com fatos engraçados do cotiano das próprias crianças.

     Esta que estou publicando é uma de minhas favoritas e é bastante ousada para o gênero. Espero que vocês gostem. Boa aula!

FÁBULA CONTEMPORÂNEA – PARTE 1 - atividade de introdução à fábula, com tarefa de pesquisa de semelhanças entre personagens para estabelecimento de relações humanas.

FÁBULA CONTEMPORÂNEA – PARTE 2 - texto da fábula na íntegra, com questões de compreensão de texto.

FÁBULA CONTEMPORÂNEA – PARTE 3 - re-escrita da fábula em forma de hq.

FÁBULA CONTEMPORÂNEA – PARTE 4 - a tal da re-escrita tradicional que sua escola provavelmente vai lhe pedir como sondagem.

28 Respostas para “Fábula Contemporânea – quatro atividades prontas para uso

  1. Parabéns…
    Me identifiquei com o seu trabalho, compartilho da mesma linha de pensamento e sempre que posso, passo por aqui pra enriquecer meu planejamento!
    abç,
    Silmara

  2. Concordo plenamente com você!
    Adorei a sugestão e irei utulizá-la nesse semestre.
    Um abraço,
    Elaine

    elainelao.blogspot.com
    mecurardodiabetestipodois.blogspot.com

    • Elaine:
      Você irá adorar a Blogosfera. Se você gosta muito de internet como eu, recomendo que participe do intercon 2010, que é um evento que prioriza bastante a área e é muito completo. Ele ocorrerá em novembro, em São Paulo. Depois que você participa de um, nunca mais deixa de ir, porque é tudo muito avançado e maravilhoso. Dá para ver tudo o que é tendência em matéria de internet, inclusive de blogs. Quanto à sua visita no meu blog, fico feliz que tenha gostado.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. ^Não consegui abrir o site com as atividades de fábulas, gostaria muito de ter
    acesso elas.
    Desde de já agradeço a atenção.

    • Efigenia:
      Os documentos são salvos em formato word antigo, para que possam ser abertos sem problemas. Às vezes, acontece de dar algum problema momentâneo com a conexão. Peço-lhe que tente novamente abrir os arquivos de fábula. Caso não consiga mesmo, me envie um e-mail direto ( austenbr@yahoo.com.br ) que lhe envio para a caixa de e-mails particular.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  4. essa atividade me ahjudou bastante.
    os alunos participaram da aula
    ficaram interessados.
    parabéns!

    • Paola:
      A fábula de Jon Sciezska é mesmo imperdível. Os alunos costumam gostar bastante. Espero que os resultados de aprendizagem por meio dela tenham sido igualmente bons.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  5. Sandra R.S.G.Ferreira

    Gostei muito das atividades com o gênero fábula!!! Vai me ajudar muito.

  6. Encontrei o que estava procurando. Suas atividades me ajudam muito.

  7. Parabéns Janaína! Adorei as atividades. Vou usar essa semana mesmo.

  8. Amei suas idéias, vou usar algumas delas com minha turma! Parabéns!

  9. MUITO INTERESSANTE!
    ACREDITO QUE ASSIM HÁ MAIOR COMPREENSÃO POR PATE DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FÁBULAS.

  10. Ana Maria Miranda

    Oi Janaína, amei as atividades com fábulas. Parabéns. Um abraço!
    Ana Maria

  11. Oi Janaina, é muito bom encontrar pessoas que compartilham. Parabéns. Sucesso sempre!

  12. Oi, Janaina!

    Achei a ideia para esta aula genial! Vou usá-la com meus alunos.
    Porém, tenho uma certa dúvida. Na parte dois, uma das questões pergunta qual se há uma grande verdade apresentada pela moral. O que você propõe como resposta?

    Parabéns pelas ótimas ideias!

    • Janahyna:
      Você pode explorar os pontos de vista. Às vezes algo é importante para uma pessoa e não é para outra. Agradeço o comentário e a visita
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  13. MARIA HELENA DE FATIMA DA SILVA

    Olá! Tudo bem? Gostei da forma que conduziste a fábula contemporânea. Me ajudou. Parabéns.

  14. Parabéns! Adorei o seu blog. Não vou deixar de visitá-lo.Ajudou-me muito.

  15. Parabéns,vou sempre consultar,ajudou muito.
    beijos,fique com Jesus
    Obrigada
    Jussara

Deixe uma resposta

