O QUARTO – Atividade pronta de desenvolvimento de texto descritivo

     Para fazer uma boa descrição, é necessário que,  primeiramente, o aluno seja um excelente observador. Muitos alunos têm uma escrita ‘pobre’ exatamente porque não sabem ou não aprenderam a observar o mundo ao seu redor. Desta forma, a escrita reflete bem esta ‘lacuna’ na vida do aluno.

     Se você pedir que seus alunos montem um quebra-cabeça e ficar observando o comportamento deles durante a montagem, vai perceber que justamente os alunos com dificuldades não conseguem encaixar as peças. Geralmente, eles não observam os detalhes do desenho – tentam juntar parte azul com parte laranja, por exemplo – e percebem menos ainda o formato da peça – encaixam ‘redondo no quadrado’.

     A observação deles não foi bem trabalhada. Nesta atividade que estou postando hoje, há uma figura com um quarto bagunçado. Primeiro, há duas atividades que trabalham a posição dos objetos, uma bem simples, que ajuda no problema de os alunos escreverem ‘encima’, já que são obrigados a escrever ‘em cima’ e ensina o sinônimo de algumas posições. A terceira atividade, pede que as crianças observem detalhes específicos no quarto e a última, finalmente, dá a comanda da produção de um texto descritivo. Depois de tanto observar, de forma orientada, não há como fazer um texto ruim, não é mesmo? Boa aula!

O QUARTO

15 Respostas para “O QUARTO – Atividade pronta de desenvolvimento de texto descritivo

  1. Amiga professora olho diariamente seu blog e só posso lhe parabenizar por esse trabalho lindo e maravilhoso que você faz , são sujestões criativas e que sempre podem ser readaptadas a realidade de nossos alunos, parabéns professora Janaína você é um grande exemplo para nossa classe e me sinto até orgulhoso de poder fazer um comentário a respeito de seu brilhante trabalho, bjs do amigo professor Raimudo

  2. Adorei esta atividade também…Aliás, gosto de todas! Interessante a observação que fez sobre algumas habilidades simples aos nossos olhos, como o quebra-cabeça, mas que são fundamentais para a organização do pensamento infantil. Outro dia trabalhei a tirinha “O Machucado” postada por ti e fiquei apavorada com a deficiência na capacidade de observação dos meus alunos… Propositalmente eu não interferi, não fiz leitura da imagem coletivamente e teve algumas crianças que não conseguiram interpretar!!!! Tá vendo só desde onde eu devo partir??? Mas, como diz o gaúcho “não tá morto quem peleia” e eu sou persistente, rsrsrsr.
    Janaína vc já pensou em editar um livro com suas atividades e considerações ? Eu iria correndo comprá-lo!
    Bjs
    Elô

    • Elô:
      Como você mencionou a atividade de tirinha, estou postando mais três atividades deste tipo, que acabei de preparar. Espero que você goste. Quanto à edição de um livro, já pensei sim, porém é muito difícil e burocrático conseguir apoio para a montagem de um material – ainda mais com a riqueza de detalhes com o qual o imagino. Eu acharia ótimo se eu pudesse fazer algo do tipo. Quem sabe, algum dia alguma editora se interesse pelo meu trabalho e eu possa fazer um material bem legal… com o salário de professor, você sabe que não tem como, não é mesmo?
      Certa vez, tentei publicar um livro de leitura, com atividades, mas como não sou conhecida, mal olharam para mim nos lugares que fui ( Editora Ática, Scipione e outras deste tipo ). Enquanto não posso publicar em formato de papel, forneço pela internet…
      Bjs,
      Janaína

  3. Adoro as suas atividades, uso com muita frequência,gosto de todas.
    Gostaria se possivel de alguns modelos de atividades que trabalhe a estruturação de texto, estou com uma 2ª ( 3ºano), como estamos trabalhando reescrita de texto,eles tem muita dificuldade na hora dos paragrafos e pontuação, já procurei modelos de atividades que tratasse desse assunto,mas infelizmente não encontrei.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Bjs
    Rosemeire

    • Rosemeire:
      Estruturação é algo que tem chamado minha atenção nos últimos tempos. Estou fazendo um estudo sobre a origem dos problemas das crianças e já tenho algum material pronto. Para minha total surpresa, nenhum dos problemas que encontrei são referentes à parágrafos e pontuação. O que quero dizer, é que são outros tipos de conteúdos que não foram devidamente trabalhados com as crianças nos anos anteriores que provocam esses tais problemas de parágrafo, pontuação e até coerência. Ainda é cedo para eu divulgar o material, pois quero fazê-lo por inteiro. Enquanto isso, posso sim postar algumas atividades desse tipo, com objetivos mais específicos e diretos para tentar melhorar a aprendizagem das crianças no que diz respeito a estes conceitos.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  4. Lígia Regina Monteiro Cardoso

    Adoro as suas atividades, e me ajuda muito para trabalhar na sala de aula,
    principalmente os trabalhos com textos.

    bjs,
    Lígia Regina.

  5. Amei! Espero está sempre completando essa missão tão grande de juntos educarmos nossas crianças para o futuro e que se tornem criticos construtores para uma sociedade melhor com leitores e descritivos excelente. Obrigada! apesar que é a primeira vez que visisto seu site…

    • Luciana:
      Espero que goste das atividades, já que está conhecendo agora o blog. Esta atividade do quarto costuma dar bons resultados, acho-a altamente recomendável.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  6. olá sou benedita professora estou no setimo periodo de pedagogia estou dando aula no quarto ano, gostaria de encontrar uma sujestão de trabalhar arte com meus alunos .

    • Benedita:
      Há algumas aulas de arte no blog. Basta digitar ‘arte’ ou buscar nas categorias, que você encontrará. Se precisar de algo mais específico, me avise.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  7. oi amei suas atividades elas me ajudam muito em sala de aula ,meus parabens.

  8. Muito boa as atividades. Parabéns pela sua criatividade.

  9. Adorei o blog. Parabéns!!!!!

Deixe um comentário

