Atividades do Conto ‘Cachinhos Dourados’

   Atividades para se trabalhar contos de fada com os aluno são bastante escassas no que se refere à qualidade. Há tantas coisas para trabalhar e encontramos aquelas atividades com interpretações óbvias ou apenas o conto para o aluno re-escrever.

     Neste ‘post’ resolvi publicar somente atividades de ‘Cachinhos Dourados’. Há alguns tipos e, se você desejar modificar algo, fique à vontade. Boa aula!

CACHINHOS DOURADOS – TEXTO - aqui você faz download somente do texto no qual as atividades foram baseadas. Como há muitas versões, ter uma de base é importante.

CACHINHOS DOURADOS – ERROS 1  - o texto é o mesmo do link anterior, a diferença é que o aluno deve encontrar oito erros relacionados ao desenrolar da história.

CACHINHOS DOURADOS – ERROS 2 - praticamente a mesma atividade que a anterior, mas os erros são relacionados à ortografia.

CACHINHOS DOURADOS – VERDADE - os alunos lêem fatos relacionados à história e decidem se são verdadeiros ou não.

CACHINHOS DOURADOS – PRODUÇÃO - quem me conhece sabe que sou um pouco… totalmente contra a re-escrita, mas como muitas pessoas a utilizam, eu não poderia deixar de publicar algo relacionado, já que sou totalmente a favor de o professor trabalhar com aquilo que acredita. Nesta atividade, além da re-escrita, a criança deve enumerar a sequência da história adequadamente.

11 Respostas para “Atividades do Conto ‘Cachinhos Dourados’

  1. Professora Janaína !!!!
    Parabens pelo seu trabalho,uma vez que voce propõe para o primário mas, eu os utilizo para minha 5ª série,pois minha turma deste ano ;possuem um atraso intelectual significativo então , está sendo excelente para minhas aulas.
    No momento oportuno elabore para o ensino fundamental também,ficaremos agradecidos.

    Att
    Professora
    Marly Rosa da Costa

    • Marly:
      Este ano estou com uma classe de alfabetização, portanto as atividades foram mais para esta faixa etária inicial. Mesmo assim procuro fazer algumas atividades de outras séries para poder ajudar. Fico feliz que você possa tê-las aproveitado.
      Já lecionei para alunos maiores, embora não o faça mais. Sendo assim, nada me impede de elaborar atividades mais aprofundadas. Parta tanto, preciso saber quais conteúdos você considera interessantes para fazer novas atividades. Desta forma, posso direcionar melhor meu pensamento e elaborar mais atividades.
      Agradeço seu comentário.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. Sandra Maria H. Rezende

    Só tenho uma coisa para te dizer: TE AMO. Compartilhar tudo é seu lema e o meu também! Seja muito feliz sempre e Parabéns pelo seu Blog.

  3. Olá Janaína gosto muito de suas atividades ,uma pergunta voce disse que não gosta de trabalhar com reescrita !! Gostaria de saber o motivo,tem alguma base ou é sua idéia?
    bjs Dani

    • Daniela:
      Realmente disse que não gosto de trabalhar com reescrita. Na verdade, enquanto aluna, nunca fiz uma única vez uma reescrita, meus textos sempre foram de minha própria autoria e tenho diversos deles ainda. Talvez por este motivo eu não veja muito sentido em escrever algo que outra pessoa já escreveu – a menos que seja uma tradução, que no caso não se encaixa na categoria de reescrita. Não uso, em quase nenhum de meus textos, base de outras pessoas, geralmente os escrevo com base em vivências de sala de aula. Naturalmente sei citar alguns vários autores, pedagogos e todas essas pessoas, mas prefiro me basear em experiências, pois acho que o mundo muda demais de um dia para o outro. Quando trabalho com textos de autoria, vejo muito mais resultados nos alunos e sinto que eles se mostram mais ‘soltos’ e satisfeitos. Talvez eu ainda escreva um texto sobre o assunto… quem pode saber.
      Embora eu não goste de trabalhar com a reescrita, você já deve ter lido também que eu a trabalho, já que é prática em minha rede.
      Espero que tenha respondido – pelo menos em parte – sua pergunta. Se tiver algo mais específico, me avise que terei prazer em responder.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. Adorei as atividades e concordo com você sobre a reescrita de textos,.Penso que não precisamos trabalhar com as mesmas mas substitui -las por produções escritas com função social real .
    Beijos
    Rosiane
    PS A atividade 2 está igual a 3.

  5. Simoni Toricelli

    Gostei muito dessa atividade eu concordo com você, o professor deve trabalhar com o que ele acredita.

  6. Você é uma benção de Deus nas nossas vidas! Muito obrigada por compartilhar seus dons, com certeza eles serão multiplicados.

Deixe uma resposta

