Atividades para imprimir – A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

          Aulas de história, geografia e ciências podem se tornar bem difícieis de trabalhar em meio a tantas demandas de português e matemática.

          Cada professor trabalha de um jeito diferente estas matérias. Por este motivo, elaborei três tipos de atividade com base no mesmo texto sobre a colonização do Brasil. Basta escolher seu estilo e clicar no link. Se desejar fazer modificações, fique à vontade. Boa aula!

COLONIZAÇÃO DO BRASIL – QUESTIONÁRIO DE INFERÊNCIA

COLONIZAÇÃO DO BRASIL – QUESTIONÁRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

COLONIZAÇÃO DO BRASIL – QUESTIONÁRIO TRADICIONAL

30 Respostas para “Atividades para imprimir – A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

  1. MARIA DA CONCEIÇÃO

    Olá Janaina gostaria muito de pedir ajuda pois não consigo encontrar atividades de historia, geografia e ciencia para 1 ano. Conto com a sua ajuda. Desde já agradeço se vc tiver alguma coisa os conteudos são EU, identidade, meios de transporte e meios de comunicação, meio ambiente.

    • Maria da Conceição:
      Não tenho atividades prontas. Eu as elaboro conforme tenho ideias. Quando vocês, leitores, sinalizam algum conteúdo, começo a pensar nele. Quando tenho ideias, já elaboro a atividade e publico em seguida. Agora que sei sua necessidade, posso direcionar melhor os pensamentos e quando tiver algo do tipo, já faço postagem.
      Agradeço seu comentário.
      bjs,
      Janaína Spolidorio

  2. adorei sua materia…
    fala tb da ed. infantil?
    adoro!

    • Francisca:
      Meu blog é mais voltado para o Ensino Fundamental, pois nunca lecionei para alunos de Educação Infantil. Algumas professoras de infantil me escrevem, dizendo que as atividades de alfabetização são adaptáveis.
      Apesar de não ter prática com os menores, tenho um filho de dois anos. Todos os dias faço uma atividade preparada por mim com ele. Pretendo em breve publicá-las, mas estou juntando um bom número de atividades antes. Obtive excelentes resultados com todas, sendo que algumas delas eu ainda fiz mudanças que considerei significativas ao aplicar em meu filho. Fique de olho… quem sabe é o que você procura…
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  3. Ana Maria dos Santos

    Sou professora de História e Ensino Religioso FundamentaII e tenho dificuldade para elaborar atividades . Se puder me ajudar agradeço.

  4. Aproveitando o comentário da colega sobre as atividades de ensino religioso no ensino fundamental agradeceria se voce tivesse algumas ideias sobre o tema,trabalho muito valores humanos…tais como conviver
    em sociedade,faço uma mistura de ciencias,mat,hist,geografia afinal tudo está interligado… a religião
    Desde já agradeço.

  5. Marta Patricia Duarte

    Janaina, estou encantada com o seu blog, você tem muita facilidade para compreender as necessidades nossas como educadoras e também destas crianças que estamos recebendo atualmente, sou professora do 4º ano do ensino fundamental de uma escola muito carente e de crianças sem interesse nos estudos, tenho levado as suas atividades para serem trabalhadas em sala e tenho percebido o entusiasmo delas pois as atividades são ricas e prazerosas, caso seja possivel gostaria que você mandasse mais ideias nos conteudos de história e ciências especificas do 4º ano. Obrigada pela ajuda, estou divulgando o seu blog para várias colegas e todas estão adorando. Beijos Marta

    • Marta:
      Fico extremamente feliz com seu comentário, pois me dá uma ideia muito completa de como tenho lhe ajudado. Nem sempre faço postagem de materiais de história, ciências ou geografia por não serem buscados com frequência. Como tenho uma sala de alfabetização, também não uso o conteúdo, o que dificulta fazer atividades. Eu queria uma sala de ciclo 2 neste ano exatamente com intenção de montar uma material mais específico a esta faixa etária, mas não foi possível atender meu pedido. Quem sabe no próximo ano… Enquanto isso, tento fazer algumas atividades também para esses alunos. Se eu tiver ideias, certamente transformarei em atividades.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  6. Maravilhosa suas atividades!
    parabéns!

  7. Achei no seu blog o que estava precisando, obrigada. Sou professora de história iniciando carreira, e vejo dificuldade em prender a atenção dos alunos, para terem interesse pela matéria, obrigada.
    Sandra.

    • Sandra:
      Fico feliz que possa ajudar as colegas de história também. É uma pena que não haja muito material ainda desta matéria, mas pretendo aumentar bastante para o próximo ano.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  8. Elisabeth Maria da Cunha Macedo

    Gosteii muito de suas aulas.Bom ter voce por perto na hora de sufoco.

  9. Wilker Rogério Amorim de sousa

    muito bom mesmo bem simples para o aluno entender
    sobre a história do brasil. vc poderia escrever sempre sobre histórias dos estados.

  10. Parabéns Pelo Blog, espero que alcance todos os seus objetivos.

  11. adorei..quero sempre receber noticias

  12. adorei , mim ajudou bastante. obrigada bjosssss!

  13. Jose luiz.
    muito bom mesmo bem simples e objetiva,parabéns .

  14. muito bom!!! amei!!! parabens pelo seu talento!!1 bjs

  15. otimas atividades ,parabéns Janaina.

  16. Parabéns pelo blog, todos os conteúdos disponibilizados são de grande ajuda. Muito sucesso e conhecimento em sua vida.

  17. Nossa maravilha adorei me ajudou muito

  18. oi, seu blog foi fundamental para a elaboração da prova de hst do 4° ano na escola onde trabalho. OBGD! Um Abraço!

  19. oi, adorei seu blog! tem tudo que eu precisava. Bjoss

  20. Olá Janaína parabéns pelo blog muito amplo e de muita qualidade. Eu não estou conseguindo encontrar atividades de História, encontrei sobre a colonização do Brasil, existem outros, grata

    • Olá, Sandra
      Não tenho muitas atividades de história. Sei que tenho que fazer mais, porém a demanda de matemática e português é tanta, que às vezes esqueço das outras disciplinas. Vou procurar fazer novas atividades de história, ciências e geografia…
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

Deixe uma resposta

