Atividade Pronta – Introdução à Fábulas

     Apesar de as pessoas teimarem em trabalhar fábulas com crianças dos ciclos iniciais, por serem textos curtos, acredito que as fábulas são muito mais complexas e trabalhosas de ensinar do que se parece.

     Um primeiro passo do trabalho com fábulas é o conhecimento de suas características principais. Re-escrever por re-escrever só porque é curta não me parece um objetivo muito bom. Em minha opinião desenvolve apenas a escrita e o texto de autoria se torna pobre… paupérrimo.

     Neste post, uma atividade introdutória à fábula: uma breve biografia de Esopo, com trabalho de dicionário e pesquisa de uma fábula, para encontrar características apontadas no texto sobre este tipo de escrita. Acredito que seja uma boa atividade para quarta ou quinta série. Espero que você goste!

ESOPO - CLIQUE NESTE LINK PARA ABRIR!

9 Respostas para “Atividade Pronta – Introdução à Fábulas

  1. Eu estou no curso normal, formação para professor(a)
    eu tenho um planejamento a fazer, sobre fabulas, mais eu nao tenho nem ideia doque fazer..
    queria uma ajuda!
    obrogada Beijos.

    • Maiara:
      Primeiro é preciso saber para qual faixa etária será o planejamento. Em seguida, você deve pensar qual é seu principal objetivo ao trabalhar com fábula. Você pode trabalhar apenas a apreciação e interpretação, se preocupando com a percepção dos alunos sobre as partes da fábula, como a moral; pode trabalhar re-escrita… por ser um texto curto, é ótimo para produção de texto; pode trabalhar adaptações como a leitura das fábulas e a transformação delas em outros tipos de texto, como história em quadrinhos ou jornal; pode ainda trabalhar diversas fábulas mais a fundo, de modo que os alunos acabem fazendo sua própria fábula, com base nas estudadas. Inclua sempre em seu planejamento a faixa etária, uma previsão de quantas aulas, o objetivo de seu trabalho ( que é o que os alunos irão aprender ), como vai ser o trabalho ( procedimentos ) e avaliação. Espero que eu tenha lhe ajudado. Caso precise de algo mais específico, me escreva.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  2. Nilma Geralda de oliveira Andrade

    sou professora dos anos iniciais preciso de varias atividades de fábulas
    eu tenho um planejamento a fazer, sobre fabulas, mais eu nao tenho nem ideia do que fazer..
    queria uma ajuda!bj

    • Nilma:
      Há diversas atividades de fábulas no blog. Basta digitar na caixa de busca para encontrar todas. Fora estas, só fiz atividades para colocar no cd de produção de texto, mas não as publiquei ainda. Se fizer mais, publico no blog.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  3. Preciso fazer um painel de fábulas e não sei como começar….

  4. Eu sou professora do 1º ano fundamental e estou com um projeto de fábulas para ser trabalhado, mas estou com dificuldades com atividades e como iniciar.
    Preciso de uma ajuda!Bjsss

    • Agnailda:
      Para trabalhar com as fábulas, é preciso saber qual seu objetivo e como estão as crianças (hipóteses). As atividades devem ser feitas de acordo com os conhecimentos, pois de outra forma os alunos não demonstrarão interesse pelo projeto. Você pretende trabalhar reescrita, interpretação escrita, de palavras?

  5. gostei muito interesante :)

Deixe uma resposta

