Atividade Pronta com Substantivo Próprio e Comum

     Apesar de parecer fácil, a classificação em substantivos próprios e comuns tem sido imensamente difícil de ensinar. Primeiro porque cada vez menos as crianças estão diferenciando um do outro, por conta de um atraso significativo no ensino da letra cursiva e segundo porque não têm conseguido classificar coisa alguma devido à fatores sociais no qual estão inseridas.

     Antes, a classificação de algo vinha praticamente de casa. Hoje, na maioria dos casos, temos que ensinar o que é uma classificação, o que ocasiona este atraso no ensino de alguns conteúdos significativos.

     A atividade que estou disponibilizando neste post apresenta um texto com diversos substantivos próprios que devem ser identificados pelo aluno. É bem interessante complementar a atividade pedindo para o aluno alterar o texto com letra cursiva, para perceber o uso das maiúsculas – o que facilita a identificação. Em uma segunda etapa, o aluno deve re-escrever o texto apresentado utilizando o substantivo comum referente ao próprio do texto anterior.

     É uma atividade que permite ao professor avaliar o nível de compreensão e classificação geral do aluno. Considero uma das melhores atividades do gênero que já elaborei. Espero que você também aproveite e goste. Boa aula!

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS

34 Respostas para “Atividade Pronta com Substantivo Próprio e Comum

  1. Parabéns, por esse trabalho maravilhoso que vc desempenha, tenho certeza de que está ajudando muito. Com carinho.

  2. may teixeira antonio

    adorei essa atividade! peguei um 4º ano e será excelente p/ minha turma!
    muito obrigada por ajudar-nos!

  3. Maria Adília Ribeiro do Carmo

    Gostaria de receber algumas atividades 4º ano

    • Maria Adília:
      Você pode buscar as atividades de acordo com o assunto. Basta clicar no assunto que você quer encontrar ou digitar uma palavra chave na busca do blog.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  4. olá, adorei a atividade, espero estar contando sempre com ideias maravilhosas e pessoas iluminadas como vc…
    caso tenha mais, trabalho com uma turma de 5 ano..
    bjos eliane maria

    • Eliane:
      Aos poucos vou deixando atividades para as séries de ciclo 2. Muito bom saber que você gostou. Espero que seus alunos tenham aproveitado bem, também.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  5. Leila de F.Rodrigues

    Adorei as atividades da Casa Cinzenta, são bastante criativas e poderei usar
    com as minhas duas turmas, pois trabalho com classes multisseriadas. Bjus
    Prof ª Leila 29-03-11

  6. Para que classe social esse texto foi escrito?

    • Edvan:
      Elaboro atividades quase todos os dias, dos mais variados temas. Leciono para uma primeira série, portanto você pode perceber que esta atividade em especial não foi elaborada para minha classe, que está em fase de alfabetização. Além das atividades que faço para minha classe, ainda crio atividades para tantas outras séries e ainda muitas vezes em outros idiomas – já que faço contribuições para outros países. A princípio, é um trabalho voluntário, já que durante todo o ano passado fiz mais de quinhentas atividades – muito poucas de meu uso pessoal – sem nenhuma remuneração. Este ano fiz uma coletânea em cd devido aos vários pedidos que tive.
      Desta forma, quando crio atividades, não me atenho à classe social a qual se destina, mesmo porque todas as atividades que publico são em formato de ‘word’, ou seja, o professor pode modificá-la do modo que desejar e como melhor lhe convier. Não me atenho a questões sociais, apenas a conteúdos. Caso você precise utilizá-la, pode mudá-la do modo que achar mais acessível aos seus alunos.
      Como são atividades de minha própria elaboração, não são escaneadas e permitem total modificação. A única restrição delas é a lei de direitos autorais de internet – a creative commons – que protege a divulgação do material em nome de outros autores.
      Não entendi muito bem a colocação de sua pergunta nesta postagem, mas acredito que a explicação acima tira quaisquer dúvidas sobre público-alvo.
      Atenciosamente,
      Janaina Spolidorio

  7. Olá, Sempre que preciso de alguma atividade interessante, visito o seu blog. Desde a primeira visita fiquei encantada com a maneira tão diferenciada e criativa que elabora as atividades.Parabéns e espero que continue sempre a nos ajudar!!!

    • Karla:
      Muito obrigada pelo comentário. Me alegrou bastante ver sua opinião sobre o blog e saber que estou lhe ajudando de alguma forma.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  8. uaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuu!!!! adorei massas de mais

  9. eu adoro este site porgue ele alem de ser enteressante e muito legal!!!!!!!!!!!

  10. Adorei,realmente seu trabalho é maravilhoso!!
    Amei estarei te visitando sempre!
    Aproveito para te oferecer o selinho de aprovação (no meu blog aba ofereço),ele elogia o seu blog!
    PARABÉNS!!!

    • Viviane:
      Amei seu comentário. Fiz uma visita no seu blog e agradeço de coração o selinho. No WordPress não tenho como colocar selinhos, mas estou preparando um novo site para o próximo ano e então poderei usar e retribuir seu selinho.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  11. atividades prontas para facilitar o meu trabalho

  12. Concordo com você Janaina

  13. Olá, Janaína…
    Gostaria de parabenizá-la por seu trabalho !!
    Apesar de ter feito magistério, não segui carreira na área de educação; mas sempre estou em busca de material para complementar os estudos da minha filha de 8 anos…
    O seu foi um dos melhores, senão o melhor trabalho que encontrei !!
    Demonstra um conhecimento maravilhoso, tanto didática como psicopedagogicamente falando !!! E uma inteligência e visão emocionais incríveis !!
    Parabéns a você e obrigado pelo desprendimento de oferecer gratuitamente seu trabalho, que certamente vem de seu esforço e competência, de uma forma solidária pela internet…. você mostra um mundo bom… que Deus continue te abençoando e iluminando !!

    • Celisa:
      Amei seu comentário. Muito bem colocado e com muitos elogios, o que me encantou muito, pois me dedico demais ao blog. Espero que sempre encontre o que deseja nos posts.
      Bjs,
      janaina spolidorio

  14. Seu blog é muito bom.
    Obrigada pelas sugestões de atividades..
    bjs
    viviane

  15. gostei muito das sugestões de atividades, nosso trabalho em sala de aula se torna mais enriquecedor,bjs
    simone

  16. comecei a estagiar e estava com algumas duvidas,e essas sugestoes foi otimas.

  17. Janaína:
    Já faz um bom tempo que visito o seu blog e ele me ajuda muito em minhas aulas, tenho repassado para minhas colegas da escola, já comprei um CD seu e gostei muito. Agora estou seguindo pra valer se você tiver alguma sugestão ou atividades sobre poesias eu iria adorar, estou trabalhando um projeto nesta categoria. Um grande abraço e PARABÉNS vc é ótima…

  18. Eu Tenho Apenas 8 Anos eu to estudando para minha prova de substancia comun e própria Vc é ÓTIMA…

  19. jaci vasconcelos

    adorei fazer parte desse blog e de suas atividades

  20. GRACILIANO F GANDRA

    É UM TRAVBALHO MTO CRIATIVO PARABÉNS.
    VOU USAR COM MEU ALUNOS DO 5º ANO.

  21. Adorei a atividade,parabéns.

  22. Amei :)

Deixe uma resposta

