6 dicas para ajudar seu filho na lição de casa

    

 Conforme prometi na reunião de pais de minha sala, enviei o calendário mensal de lições de casa, que é muito mais prático e confiável do que o envio diário de lições.

      Os pais de minha sala estão de parabéns, pois o calendário se iniciou em primeiro de março e 100% dos alunos estão fazendo as lições.

     Nesta postagem, dou algumas dicas de como ajudar melhor a criança com seu dever de casa. Não é sempre que os pais conseguem fazê-lo, pois é realmente uma tarefa difícil ensinar procedimentos às crianças, ainda mais quando estas estão em uma primeira série e terão como base os ensinamentos deste ano para dar continuidade aos seus futuros estudos.

     Aí vão algumas dicas que podem ajudá-los em casa:

1 – Estabeleça um horário para que a criança faça a lição de casa. Ter rotina é uma necessidade do aluno e essa rotina irá nortear os rumos de aprendizagem do aluno.

2 – Ajude a criança a arrumar os materiais antes de começar a lição. A verificação de material é imprescindível para que o aluno aprenda que deve ter um planejamento prévio para cumprir seus deveres. Isso acontecerá agora com as lições e no futuro o ajudará em seu emprego.

3 – Siga a orientação de o aluno sempre anotar o cabeçalho e a comanda antes de fazer a lição propriamente dita. Se o aluno faz só a resposta da lição, esta não terá o mesmo efeito. Se uma pessoa qualquer pegar o caderno, não identificará a data em que a lição foi feita e não compreenderá o que foi feito, já que não tem as instruções. A separação de uma lição de outra também ajuda. Pintar uma linha ou fazer um exercício gráfico dá um efeito de maior organização, que é exatamente o que eles mais precisam neste momento.

4 – Mesmo que a criança não saiba ler ainda, procure não fazer a lição para ela. Ajude-a ensinando como pescar e não dando o peixe. Peça para que procure o nome da escola em outra lição, faça uma plaquinha de consulta ou até mesmo use um cabeçalho. Eu sei que a inteção é ajudar o filho, mas na realidade, o pai que faz a lição para poupar o filho, está atrapalhando seu desenvolvimento. Agora não parece muito, porém isso surtirá um efeito extremamente negativo nos anos que se seguirão, pois as outras crianças serão autônomas e esta criança não.

5 – Se o aluno não sabe ler ou tem dificuldade, não hesite em ler a comanda para ele, desde que a lição seja completamente feita pelo aluno. Em caso de lições que necessitem escrita, basta perguntar ao invés de responder. Por exemplo: lista de palavras com D. O que começa com D? A criança responde DADO. O pai então questiona como será que é escrita esta palavra e auxilia sempre com perguntas do tipo ‘Como é o DA? É o mesmo DA de DANIELA, como será que é?’ e assim por diante. Quanto mais perguntar, mais eficaz será o resultado da lição.   Não é a escrita final que conta neste caso e sim como o aluno chegou àquela escrita.

6 – Tenha muita paciência. Crianças de primeira série se distraem com muita facilidade. Uma das tarefas ‘secretas’ da lição de casa é treinar a concentração da criança. Se ela se distrai muito facilmente, procure um ambiente mais calmo e sempre volte a atenção para a lição. Ensine o aluno a pensar em uma coisa por vez… pensar em várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aprendizado.

     Caso ainda tenha dúvidas quanto a algo, basta me escrever que formulo novas respostas às novas perguntas. Até breve.

17 Respostas para “6 dicas para ajudar seu filho na lição de casa

  1. Muito interessante as atividades de seu blog.
    Ajudaram-me em toda dimensão da escola.
    Obrigada.
    Alme_blogando o aprender – http://equipepreta2008.blogspot.com/

  2. Você está de parabéns!!!! As atividades são muito boas e com idéias muito criativas, leciono em uma turma de 1º ano e com produção de texto e me ajudou muito. OBRIGADA!!!!!

  3. Pingback: Educação: Como ajudar seu filho a fazer a lição de casa? | Rota 83

  4. Parabéns pelas dicas! São muito importantes, pois ajudam a sair de certas dificuldades que os pais encontrar ao se depararem com esses problemas. Espero receber outras informações tão ricas em aprendizagem nessa área. Um abraço! Humberto.

  5. Janaina,adorei seu blog muito bom,parabens.Queria te pedir ajuda p/com regras p/lição de casa das crianças de 4 anos que estao no 1ºperiodo.Obrigada.

    • Renata:
      Ficarei feliz em lhe ajudar, porém preciso saber como você costuma orientar os pais/crianças e qual é o tipo de lição que eles levam.
      Bjs,
      Janaína Spolidorio

  6. Ola adorei o blog eu nao sou mae sou irma mas como minha mae trabalha demais eu tenho que ensina-lo é complicado pois ele se destrai demais e nao quer estudar so faz a liçao quando eu brigo e eu nao nasci para ensinar crianças mas na minha escola eu ensino varios pre adolecentes da minha sala mas é diferente porque eles ja sao grandes e o meu irmao nao ele é pequeno e as notas dele esta muito baixa ele tirou 0 em ditado e este ano repete na minha escola .eu estou desisperada me ajuuuuuuuuuuuda

    • Jessica:
      Se tiver alguma dúvida específica em como ajudar seu irmão em alguma matéria, me fale que posso preparar algum material para ele.
      Bjs,
      Janaina Spolidorio

  7. Você me ajudou muito.

  8. AS SUAS PROPOSTAS PARA A LEITURA MIM AJUDOU BASTANTE AMEI

  9. gostei muito sobre o assunto tenho um filho de 8 anos, gostei das 6 dicas.obgda.

  10. Boa tarde! Gostaria de ser orientado,minha esposa todo o dia faz junto com meu filho de 6 anos e está na primeira série.Como estou de férias observei que ela não tem ou perde muito fácil a paciência e acaba impondo certa pressão, qual conselho você nos indica?

    • Olá, Charles
      Não é fácil fazer lição com as crianças. Eles são bem agitados atualmente. Cada criança é diferente da outra e, para poder ajudar melhor, teria que saber quais comportamentos de seu filho provocam a perda da paciência. É preciso criar estratégias de escape para conseguir dar conta de várias manias que as crianças acabam criando… Sempre que uma estratégia não der certo, parta para outra. Sem sombra de dúvida, quanto menos “atrativos” ao redor, melhor para trabalhar com a concentração.
      Vocês também podem estabelecer metas ou trabalhar com o esquema “pergunta-resposta”, tirando da própria criança o que deve fazer na lição.
      Espero ter ajudado.
      Até mais,
      Janaina Spolidorio

Deixe um comentário

